sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Vamos Brincar à Caridadezinha

2011 - Ano Novo




O Espelho da Tragédia

Cavaco Silva é o espelho da nossa alma: baço, aplicado mas sem rasgos, calando-se perante poderes mais fortes, um clone enfraquecido ou uma memória distante do português provinciano e poupadinho que tomou conta dos destinos do país durante quarenta anos, o Salazar do descontentamento da pátria e da alegria triste de muitos dos mais fervorosos adeptos desta pálida cópia. O silêncio de Cavaco, tantas vezes elogiado pelos seus apaniguados, não oculta uma qualquer sabedoria salvífica - nem os poderes do presidente lhe permitiriam isso, ao contrário do que ele nos quer fazer crer; o silêncio de Cavaco é uma máscara que cobre o vazio de ideias de quem nada tem de original para dizer. E basta um qualquer Defensor Moura (e escrevo isto com todo o respeito) para o expor. Mas sim, ele lidera as sondagens. E a única maneira de evitar uma maioria de direita, uma hidra bicéfala Passos Coelho/Cavaco, é não votar nele. Nós não o merecemos; muito mais, merecemos muito mais.

Sérgio Lavos no Arrastão

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Jan Garbarek - Rites!

Um Nome Adequado

Abaixo de Cão


O senhor Presidente lá promulgou o decreto sobre o ensino particular.
Mas, para cúmulo, fez acompanhar a notícia com uma nota onde acentuou três pontos que terão sido modificados por sua interferência.
Isto para o povinho ver como ele MANDA e para os senhores bispos o absolverem de anteriores pecados.
Agora, garantidos os lucros ( ...à custa de todos nós) dos colégios católicos os senhores priores já podem ir a correr para as missas recomendar o votinho no candidato Cavaco.
E nos próximos cinco anos vamos ter muito de penar com esta perigosa nulidade.
Envergonho-me!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Uma Comenda Para o Comendador

Sábado passado, pela pena do diretor, na sua coluna da página cinco, o Expresso tropeçou.

É que o jornal da Balsemão sempre tentou passar por independente, liberal e culto.
Mas no fundo, quando está em causa o essencial sempre alinhou conforme o seu “pedrigree”, ou seja, pela direita seja ela a politica ou a dos interesses.
Mesmo quando a revista se posicionava “à esquerda” o primeiro caderno, “politico”, esse, nem que fosse subrepticiamente, sempre alinhou com o PSD/CDS.
É só lembrar a esperteza saloia dos títulos de primeira página a dar vitória àqueles partidos em dias de “reflexão”.
E porquê o tropeção?
Porque o sonso do seu diretor pôs a nu a atual tática, chico-esperta, da direita:
a) Irradiar Sócrates – ao referir que ele já é parte do problema e não da solução, a direita receia o poder de recuperação do primeiro-ministro.
b) Arranjar um PS dócil que alinhe numa revisão constitucional que sirva os interesses da direita , designadamente, eliminando o ensino público e o serviço nacional de saúde.
É provável que tenha sido o patrão a soprar-lhe a estratégia ou então qualquer fonte de Belém ou da Lapa em qualquer café de qualquer Bairro de Lisboa mas, de qualquer modo, não posso deixar de agradecer a Henrique Monteiro ter clara e transparentemente traduzido a tática da direita já que esta direita nem tem capacidade, nem cultura, para desenvolver uma estratégia.
Obrigado, tenho a certeza que em breve será recompensado.
Talvez com uma comenda.!

O Comentário do Ano

sound + vision: Paulo Bento: o homem (aliás, o ordenado) do ano: "1. Em 2010, Paulo Bento assumiu o cargo de seleccionador nacional de futebol, recebendo um ordenado de cerca de 64 mil euros/mês. 2. O país..."

Saudosismos

Sigur Rós - Ágætis Byrjun

Kronos Quartet playing Sigur Ros

O Papel (Higiénico) da Comunicação Social

Pergunta do Expresso : Pensou que foi uma injustiça os portugueses não lhe darem a maioria absoluta?


Resposta de António Guterres : O Expresso terá seguramente coisas mais interessantes do que tentar determinar aspetos perfeitamente secundários do que se poderá ou não ter passado há 15 anos.

sábado, 25 de dezembro de 2010

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Todo este céu - Né Ladeiras

José Mário Branco - Inquietação

Natais, Mentiras e Crises


Preso Por Ter Cão e Preso Por Não Ter

Segundo o Público "A agência de notação financeira Fitch cortou hoje o rating de Portugal de AA- para A+, justificando com maiores dificuldades de financiamento tanto do Estado como dos bancos desde a última revisão publicada. A Fitch manteve ainda um outlook negativo e acrescentou que este corte é justificado também pela redução menos pronunciada do défice externo português."
Curiosos argumentos, sobretudo dariam que pensar caso a credibilidade desta "agências" não estivesse pelas ruas da amargura e não soubessemos ao serviço de quem elas vão sobrevivendo (bem).
Vejamos, Portugal tem dificuldades nos financiamentos porque as agências cortam no "rating".
E as agências cortam no "rating" porque o país tem dificuldade em obter financiamentos.
Seria de rir se não fossem os portugueses, desigandamente os pobres, que sofrem as consequências das brincadeiras destes miseráveis especuladores.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Não Façarei



Como poderão calcular, dadas as minhas funções, não façarei qualquer comentário a
este vídeo.
Até porque me posso engasgar pois acabei, mesmo agora, de engolir uma grossa fatia de bolo-rei.
Por outro lado nunca comento quando não me interessa e se me interessa também não comento.
Tenho ali mesmo à mão uma fonte, designada vulgarmente por fonte de Belém, que, qual pitonisa, vai a um café da avenida de Roma e, sob reserva, sopra tudo ao Fernandes aquele que foi maoista em jovem e que dirigiu um jornal dito de referência.
Sabes que estes, em geral, são os melhores, em crescidos.
Por trinta dinheiros, está feito.
Até chegam a presidentes da comissão europeia.
São muito inteligentes e dinâmicos, intrigam bem.
Sabem-na toda – bem hajam eles.
Para terminar desejo boas festas ÀS MULHERES, donas de casa, que têm de tratar
das suas criançinhas.
Um santo Natal!

Lá Em Cima Está o Tiro-Liro-Liro

ANIBAL CAVACO SILVA acabou há pouco de cometer um Lapsus linguae no debate televisivo com Defensor de Moura.
Acabou de dizer que estava ACIMA de TODOS OS PORTUGUESES.
Reparem bem no detalhe, compreendam-no bem:
NÃO ESTÀ ACIMA DOS PSD's, NEM DOS DA DIREITA.
Soletrem como ele, vá lá: EU ES-TOU /A-CI-MA /DE/TO-DOS/ OS /POR-TU-GUE-SES!
Coisa que de resto já sabiamos hà muito.

Natal é Quando Uma Agência de "Rating" Quiser

Câmara Corporativa: “Dívida externa cai pelo segundo trimestre consecu...: "A Fitch quis ir comemorar o Natal mais cedo e esqueceu-se de ler o Boletim Estatístico do Banco de Portugal."

Eh Companheiro - José Mário Branco ao vivo em 1997

GAC - Canção sem maneiras

Imagine se Fosse Sócrates

Imagine que um homem próximo de José Sócrates estava envolvido na gestão criminosa de um banco e que isso custava cinco mil milhões ao Estado. Imagine que um outro homem ainda mais próximo de Sócrates (Armando Vara, por exemplo) também estava envolvido no caso. E que Sócrates, como primeiro-ministro, vinha a publicamente defender a sua permanência num cargo político.

Imagine que se suspeitava que o banco em causa, quase exclusivamente composto por pessoas do círculo político próximo de José Sócrates, tinha contribuído financeiramente para a sua campanha anterior. Imagine que Sócrates e familiares seus tinham comprado acções desse grupo financeiro e vendido a tempo. Imagine que, sabendo-se tudo isto, Sócrates apoiava a nacionalização dos prejuízos deste banco. E imagine que essa nacionalização ajudaria a explicar a situação calamitosa do país.
Imagina o que se escreveria sobre o assunto? A quantidade de vezes que o primeiro-ministro teria de explicar as suas ligações ao banco? Os esclarecimentos que teria de dar? As declarações que teria de fazer ao País? Como tudo seria investigado até ao mais ínfimo pormenor? Como todos os documentos seriam vasculhados? Não foi assim nos casos da licenciatura, das casas projectadas, da Face Oculta, do Freeport, da TVI? E muito bem.
Não se percebe porque é que, num caso muitíssimo mais grave nas suas consequências para o país, parece dispensar-se qualquer tipo de vigilâcia democrática quando a pessoa que está em causa é, em vez do primeiro-ministro, o Presidente da República.

Daniel oliveira no Arrastão

Natal


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

David Byrne-Balanescu Quartet-Possessed

Os Mercados, Sempre os Mercados

Berlusconi Forever

A Pequenez dos Sentimentos de Aníbal

"…Nada contra que a sociedade se organize para combater a fome – ainda que distribuir restos de restaurantes e apresentar a iniciativa num casino tenha uma carga simbólica negativa -, mas não deixa de ser surpreendente que o consenso público em torno do assistencialismo alimentar coex...ista com uma incapacidade de consensualizar politicas redistributivas que aliviem a privação e políticas educativas que contrariem as assimetrias de origem social. Dá que pensar quando o Presidente da República oferece o seu patrocínio à distribuição de sobras de restaurantes e, ao mesmo tempo, o país discute o aumento do salário mínimo para 500 euros, tolera ataques demagógicos aos “malandros do rendimento mínimo” ou confunde massificação da escola pública com facilitismo. No fundo, permanecemos no exato lugar em que estávamos quando Ruy Belo escreveu:”é tão suave ter bons sentimentos/ consola tanto a alma de quem os tem/ que as boas ações são inesquecíveis momentos/ e é um prazer fazer bem”.


Pedro Adão e Silva no Expresso

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Diana Krall - Cry Me A River (From "Live In Paris" DVD)

Em Cima do Acontecimento...

José Barata Moura - Vamos brincar à caridadezinha

Políticos a Nú


Diferentes Gerações


Janelas de Oportunidade?

Será uma nova marca de janelas?
Ou são janelas abertas para a parolice e o novoriquismo?
Estilo: Parece-me que ainda temos uma JANELA DE OPORTUNIDADE para irmos de férias à "Dominicana" à conta da empresa.
"Sim senhor, grande janela"
"Vamos a isso!"

domingo, 19 de dezembro de 2010

Liberdades de um Poeta

Ainda a propósito do documentário Inside Job lembro um artigo do Expresso de ontem.
O seu autor é Nicolau Santos diretor-adjunto do jornal, jornalista, economista e amante de poesia.
O homem que não usa gravata, só laço, faz um artigo interessante, explicativo e realça a qualidade do filme.
Mas falha redondamente nas primeiras seis linhas do seu artigo :
"Inside Job - A Verdade da Crise" é um filme que todos os banqueiros deviam ser obrigados a ver. E todos os que trabalham em instituições financeiras. E todos os que vendem produtos financeiros.".
Quem, Nicolau?
Meu caro, esses não precisam de ver o filme.
Eles conehcem bem demais o meio onde se movem.
Todos os outros sim, deveriam obrigatoriamente vê-lo.
Para não embarcarem em contos do vigário e verem como o capital fianceiro e a politica estão pefeitamente amancebados.
E a propósito, já recomendou a ida ao King ao seu patrão Balsemão, ele também acionista do defunto BPP?
Realmente esta sua introdução a um bom texto só se pode admitir na presuposição de que você é, na realidade, um grande poeta.

Pela Pátria II-mortal...

“Os candidatos a Presidente da República são sempre, por definição patriotas. Sejam eles de esquerda ou de direita, reivindicam o patriotismo e nem por nada querem ser associados ao nacionalismo….
… ao ouvirmos os candidatos à presidência a reivindicarem as virtudes patrióticas, sentimos que as suas palavras se tornam de um vazio intolerável quando as confrontamos com o que se desenrola diante dos nosso olhos. Haverá ainda lugar para a pátria, mesmo num grau mínimo, quando todas as pátrias deixaram de ser unidades políticas ou culturais e perderam a sua capacidade de ação soberana? Há um fantasma que se esconde hoje em todo o patriotismo e que em breve fará desta palavra algo tão maldito e de má reputação como o nacionalismo que reivindica o solo e o sangue”

António Guerreiro no Expresso

Inspetor de Finanças

sábado, 18 de dezembro de 2010

Sanidade Bancária

A Europa e os Mercados Especuladores

Inside Job - Inside Crime

 Agora já sei (ainda melhor) porque é que aquele cenoura do PSD, parece que Borges, alegadamente ex-vice-presidente da Godman Sachs (como alguns centos de vices da dita e pródiga instituição) foi parar ao FMI.
E também sei porque é que alguns duques e cantigas da nossa praça aparecem tanto na televisão e porque é que se "encomendam" tantos estudos a Universidades.E porque é que tantos ex-ministros e ex-governadoredo Banco de Portugal aparecem tanto nas televisões e a "liderar " estudos encomendados não    se sabe por quem.
Um assunto a seguir, a desenvolver e a denuniciar.

Wikileaks


As Vergonhas do Sr.Silva