sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pequeno Anúncio


Penhoras finas procuram penhores com casa posta. Assunto do máximo empenho e com todas as cautelas.

A bundância voltou-nos as costas
.
O salário real deveria receber-se em coroas

A differença entre uma dúvida e uma divída é uma letra.


Pão com Manteiga (Lisboa,1980)

Já Visto


Hoje em dia o Fundo Monetário Internacional é o governo supranacional mais poderoso do mundo. Os recursos que controla e o seu poder de influência nos assuntos internos das nações que recebem os empréstimos confere-lhe ma autoridade com a qual os defensores das Nações Unidas podem apenas sonhar…

…Desde a sua fundação no final da Segunda Guerra Mundial, o FMI tem sido o instrumento escolhido par impor a disciplina financeira imperialista aos países pobres, sob a fachada do multilateralismo e da competência técnica. Na época actual, o nível das relações de um país com o FMI constitui o indicador mais preciso do destino das suas aspirações a um desenvolvimento autónomo…

…Os economistas especializados em teoria monetária, inclusivamente o pessoal e os funcionários do Fundo, criaram uma mística em torno deste assunto que intimida até mesmo os outros economistas. Apresentam-se com técnicos altamente treinados que determinam a taxa de câmbio “exacta” e a quantia “conveniente” de criação do dinheiro baeando-se em fórmulas complexas. Negam o significado politico do seu trabalho – ou talvez tenham sido condicionados para acreditarem que não há alternativas reais às fórmulas que manipulam…

O FMI não é o verdadeiro vilão da história, embora seja o agente dos vilões. São eles as empresas multinacionais e os governos capitalistas, inimigos naturais da independência do Terceiro Mundo, capazes de mobilizar os recursos para aniquilá-lo. Mas esta é tambéma história dos erros, fraquezas e corruptibilidade humanos que proporcionam aos inimigos da independência uma “quinta coluna” no interior do corpo politico das suas vítimas,,,

Cheryl Payer  na Introdução ao livro “A Armadilha da Dívida Externa”, 1974 (edição portuguesa da Moraes em 1978)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

domingo, 25 de dezembro de 2011

sábado, 24 de dezembro de 2011

Ouçam Como Ele Respira


São estas as decisões deste Natal, de um Natal triste. Há uns imbecis nos blogues que acham que falar dos problemas concretos das pessoas que não são fils a papa, publicitários, gente de glamour, neoliteratos, assessores de várias eminências, yuppies sem mercados, consultores, advogados de sucesso, é neo-realismo. A única coisa que se lhes pode perdoar é não saberem o qu...e a palavra significa, mas tudo o resto não e perdoável nem mesmo com muito "espírito de Natal".

É particularmente irritante, e socialmente perigoso, que acrescentem à miséria uma lição moral do género "têm o que merecem porque viviam acima das suas posses", todos contentes com a purga moral do país pelo empobrecimento. O empobrecimento pode ser inevitável, mas deixem de lhe atribuir qualquer valor catártico e vender como nova propaganda que, no dia em que estivermos mesmo muito pobres, vai começar a nova aurora económica, a ascensão de uma economia de sucesso, livre do Estado, competitiva e dirigida por uma "nova geração" liberal e desempoeirada.

Sim, sim, tretas. Sem mão-de-obra qualificada, com mercado interno deprimido ao limite, sem classe média, sem capacidade de poupar e com o país cheio de tretas. Sim, sim, tretas.

José Pacheco Pereira no Público ( citado pelo blogue Câmara Corporativa)

Bom Natal (1)

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

2011



As piores ideias, com as piores pessoas, na pior altura.

Do blogue Bios Politikos

Natal 2011

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

domingo, 18 de dezembro de 2011

Notícia do Dia


A Amnistia Internacional pediu ao rei Abdullah, da Arábia Saudita, que poupe seis homens que tinham sido condenados a uma dupla amputação, da mão direita e do pé esquerdo, por banditismo...
Os seis homens, todos de tribos beduínas e com idades entre os 22 e os 30 anos, terão sido espancados e forçdos a confessar crimes que nem sabiam quais eram, diz a organização de defesa de direitos humanos...

Jornal Público no dia 18 de Dezembro de 2011

sábado, 17 de dezembro de 2011

Um Natal Pornográfico

António Jorge Gonçalves


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Soneto Superdesenvolvido

É tão suave ter bons sentimentos
consola tanto a alma de que os tem
que as boas acções são inesquecíveis momentos
e é um prazer fazer bem

Por isso se no verão se chega a uma esplanada
sabe melhor dar esmola que beber a laranjada
Consola mais viver assim no meio de muitos pobres
que conviver com gente a quem não falta nada

E ao fim de tantos anos a dar o que é seu
Independentemente da maneira como se alcançou
ainda por cima se tem lugar garantido no céu
gozo acrescido ao muito que se gozou

Teria este (se não tivesse outro sentido)
ser natural de um país subdesenvolvido

Ruy Belo

domingo, 11 de dezembro de 2011

sábado, 10 de dezembro de 2011

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011