sexta-feira, 29 de junho de 2007

Um Partido no seu Labirinto


Será que tem sempre de ser assim? Lembro-me bem dos últimos tempos de Cavaco.

Mas Sócrates que tanto aposta na Educação e na Inovação parece que já está perdido no
labirinto do poder.
Será que não consegue acordar? Ou prefere a ilusão dos serventuários,bajuladores e oportunistas?

O Grande Educador Pretensioso


"Pretendi educar muita gente, no PS dentro desse espírito de tolerância, mas, pelos vistos, sem resultados". Falou e disse Manuel Alegre citado pelo Público. No entanto sempre ouvimos dizer que o insucesso dos alunos é sempre devido a incapacidade ou inabilidade dos professores. Especialmente quando "pretendem". Estamos agora a colher os frutos dos anos de governo do centrão. PS e PSD são ambos os responsáveis por este estado de coisas.

Nova legislação laboral, flexisegurança e outras danças

Ainda a procissão vai no adro e já se observam os comentários mais levianos,irresponsáveis e não fundamentados. Para já é necessário que tenhamos um minimo de conhecimento da actual legislação e reflectir atendendo à especificidade do nosso país. Li numa primeira página que Bagão Félix já terá ultrapassado o governo pela esquerda. Na verdade o que é preciso é falar,falar e estar contra.Isto quando ainda só estamos perante recomendações duma comissão a quem o governo terá encomendado o estudo do tema. O post do Pitta,Eduardo no blog Da Literatura parece-me um bom começo.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Cristina Reis - Uma cenógrafa de excelência


No número de Junho da revista Arquitectura e Vida o tema de capa é Cristina Reis. Tem sido,desde 1975, a responsável pela quase totalidade dos cenários e figurinos dos espectáculos do Teatro da Cornucópia. Talvez uma das nossas maiores cenógrafas devendo aqui também lembrar os trabalhos de José Manuel Castanheira,João Mendes Ribeiro e António Lagarto.

Fábulas ( IV ) - Berardo em Belém


Apesar de não me agradar voltar ao tema, mais a mais numa altura em que todos o abordam,dada a proporção que ele está assumir tenho de voltar a ele.É este o fruto do clima que se vem criando nos últimos quinze a vinte anos. Provincianismo dos nossos politicos e subserviência bacoca a quem tem muito dinheiro. Contráriamente ao "quem se mete com o PS leva" atribuido a Jorge Coelho, quem se mete com estes comendadores é que leva...e pela medida grande! Vejam o post do Arrastão e a coluna de Manuel António Pina no JN

Inacção e Reacção

Inacção na gestão corrente,reacção à mudança. È a regra nas nossas Universidades.
Sempre me impressionou a exigência de autonomia à custa dos dinheiros do Estado.
A eterna subsidiodependência.
Vejam aqui e ali

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Herman Jose - CNN Memoria

UNIVERSIDADES - Reitores fazem "queixinhas" a Cavaco.

OBSCENA


Sexta-feira passada,aquando da apresentação do programa do Festival de Almada, foi apresentado o número cinco, primeiro impresso, da OBSCENA, revista de artes performativas.Nesta edição, a pretexto do Festival de Almada, fala-se de Avignon, Bruxelas e Praga "lançando pistas para o que se vai apresentando no teatro, na dança, na performance, na musica ou nas artes visuais ..."

João Vieira - PINTOR


Painel do Infante -1987

A Descoberta da Pólvora


Imaginem que só agora, baseados em estudos internacionais, se lembraram de verificar que a Portela é um dos aeroportos mais perigosos. E eu a pensar que a mudança prevista há dezenas de anos já tinha esse como um dos pressupostos de base. Pois é, os "interesses" sejam eles politico-partidários sejam económicos são como o queijo,limiano ou não, causam amnésia!

terça-feira, 26 de junho de 2007

Este é que o Presidente da Junta....


João Vieira - PINTOR


Por falar em parolice de polticos e alguns criticos muito cosmopolistas lembrei-me deste pintor que me parece a antitese de tudo isto. ANAGRAMA 1973

Fábulas( I I I ) - Berardo em Belém


Ou a parolice dos nossos politicos... Ver aqui e ali

Ballet Gulbenkian - Last Day 2

A extinção do Ballet Glbenkian - um cime contra a cultura! Crime quase perfeito dado o poder da Fundação.

Malabarismos muito negros.....negrões


EPAL,EPEL,EPIL,EPOL,EPUL. IPAR,IPER,IPIR,IPOR,IPUR

Foto de X.Maya in olhares.com

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Disposta a tudo


Há por aí Jumentos e Pequeninos a opinarem que Maria José Nogueira Pinto está disposta a tudo para integrar a futura equipa de António Costa. Eu sabia que a sra. sabia que todos sabiam que MJNP iria vender muito caro o seu novo "estatuto" de "independente". Mas por falar em disposta a tudo lembrei-me da Nicole Kidman e de um dos seus primeiros filmes precisamente em português "Disposta a Tudo". De qualquer modo prefiro!

sexta-feira, 22 de junho de 2007

António,o santo pop


Como diz a Catarina Portas, "António foi a voz de um homem livre.Santo pop e padroeiro da liberdade"

Antonio variações - o corpo é que paga ( semi-original )

Festival de Almada


È hoje,pelas 21,30h,que vai ser apresentado o programa deste ano o qual vai decorrer entre 4 e 18 de Julho.Um óptimo começo de Verão .

cerrado

Eu queria encontrar algo do Bernardo Sassetti,do filme "Alice"mas só encontrei isto.Não é pouco e é muito bom-tocante!

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Brincadeiras da "blogosfera"


1) Num blog qualquer que agora não consigo identificar, a alguém que não sabia quem era Rui Tavares era referido ser este o Rui Ramos de esquerda. Eu nunca diria que o Rui Ramos é o Rui Tavares de direita.Seria o mesmo que comparar um charco com a Lagoa das Sete Cidades.
2) Helena Matos no seu castelo, em pleno Atlântico, a tentar insultar,mui intelectualmente, Rui Tavares,o pobre e mal agradecido.

Onde para o pequeno lorde?


Neste tempo de eleições em Lisboa,Paulo Portas não se tem visto nem ouvido.

Será que é para passar desapercebido quando a derrota é certa?

Espertezas...

Assalto ao Aeroporto !


Não há duvida que se trata de um grande negócio. Todo o ruído envolvendo o governo, as diversas associações empresariais e a comunicação social em duas vertentes,ou seja,como intérprete assumido ou manipulado dos diversos interesses e ainda como manipulador e deturpador para "vender papel"estão aí a prová-lo. Em suma,parece termos aqui a melhor ilustração do famoso"pantâno" de Guterres. E quem se lixa é o "mexilhão"!

A Esperteza saloia ataca de novo

"Chegou a altura de os militantes mandarem mais que os analistas e os "entertainers"".
Onde se lê "entertainers" leia-se Marcelo Rebelo de Sousa.
Felizmente há muito que os militantes do PSD mandam mais que as análises/"bocas" de Menezes.
Mas Menezes não aprende e todas as vezes que abre a boca só prejudica o partido.
Mais um exemplo da ESPERTEZA SALOIA.

Elvis Costello - She

quarta-feira, 20 de junho de 2007

José Mário Branco - Resistir é Vencer




O melhor de 2004 - um dos melhores de sempre!

PORTO,PORTO: A CLAUSTROFOBIA DEMOCRÁTICA


E depois vem um tal Paulo Rangel,deputado do PSD,discursar na A.R.,no 25 de Abril, acerca das liberdades que estariam ameaçadas por este governo. E foi aplaudido oportunisticamente por toda a oposição,à direita e à esquerda. Quanto a mim o que tinha era falta de assunto e achou que este seria um óptimo "soundbyte" tão ao gosto da superficial comunicação social.Já me senti mais ameaçado nos governos de Cavaco e de Santana (lembram-se da central de informações?).
De qualquer modo esse senhor poderia e deveria olhar para o seu próprio partido.Vejam o que se escreveu no ZERO DE CONDUTA

terça-feira, 19 de junho de 2007

PORTELA + N


N= Qualquer nº de 0 a 11 000 000. É à vontade de cada freguês.

Trio Rypdal Vitous Gurtu

Não há quem ponha ponto final nesta bagunça?

Agora é a vez de uma associação patronal do Porto patrocinar um estudo de "viabilidade" da Portela+1.
Quem será o próximo a patrocinar outra localização?
Qual a credibilidade destes estudos rápidos?
Que brincadeira é esta?
É fartar,vilanagem!

È tudo a mesma coisa....

Há aquela história, contada pela ClaraPinto Correia,passada entre um chinês e um judeu, que termina com aquele a acusar o judeu de terem sido estes a afundar o Titanic com a justificação de que Rosenberg,Schonberg e Iceberg é tudo a mesma coisa.
Lembrei-me disto porque nos últimos tempos ouvi falar muito de Tavares MOREIRA,Margarida MOREIRA e Rui MOREIRA.
É tudo a mesma coisa...

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Kate Bush-Wuthering Height

Amanhã,ela vai acordar assim...

O Regresso do "Não me resigno..." ( II )


O Regresso do "Não me resigno..."

Realmente o Vasco é mesmo um colosso. Ontem, no PUBLICO, presenteou-nos com uma excelente OPINIÃO que acertou em cheio no alvo. Como não posso fazer link vou respigar uns excertos.
"Mas para lá da pose e do eflúvio lírico do "Não me resigno...", que vem da campanha eleitoral,existe outro Cavaco: o Cavaco realista, que mede, calcula, combina e principalmente, prevê. O arroubo romântico esconde sempre uma grande frieza"
"O regresso do "Não me resigno...",nesta precisa altura, mostra que pelas contas dele as coisas não correm nada bem e ameaçam ficar muito pior. O discurso do 10 de Junho começa,portanto, a pôr a culpa em quem ela cabe: no primeiro-ministro,evidentemente.
Cavaco disfarçou este exercício pouco nobre, exigindo "metas que a todos comprometam e responsabilizem".Uma retórica(sem sombra de sentido) que tem a vantagem de não o "comprometer" nem "responsabilizar" a ele. Cavaco não ignora que não se podem marcar "metas",com a dependência de Portugal da Espanha e da "Europa" e com uma situação interna de insegurança e apatia. O "voluntarismo" que ele agora exibe é para consumo popular e ,obliquamente, para entalar o eng.Sócrates. Se o país continuar em coma, o diagnóstico já está feito:faltavam "metas".Só que não faltam "metas",faltam meios; e o Presidente esconde esse pequeno facto como se ele não contasse.Mas,no fundo, não engana ninguém.Portugal é velho e os portugueses não nasceram ontem."
Repito "PORTUGAL É VELHO E OS PORTUGUESES NÃO NASCERAM ONTEM" e a estas atitudes os portugueses costumam chamar,com razão, ESPERTEZA SALOIA.

sábado, 16 de junho de 2007

A Noite Passada - Sérgio Godinho

ALMADA - Convento dos Capuchos ( Hoje)


Xana - Arte Opaca e Outros Fantasmas


Culturgest 2005

Da Treta ou melhor ON BULLSHIT


O pequeno livro de Harry Frankfurt analisa porque nos deixámos de preocupar com a verdade.
Desde os concertos para violino de Chopin à dinamitização das pontes até à autocracia do 1º ministro e aos efectivos perigos que correm a liderdade de expressão e a democracia o discurso de politicos, gestores e comentadores é pródigo em BULLSHIT.


sexta-feira, 15 de junho de 2007

Mas de onde é que eu conheço esta cara?




Deixem lá a Ota vão ver a GAIVOTA


FÁBULAS ( II ) - OPA À SALA VERMELHA


AMOS OZ - Uma história de Amor e Trevas







Uma grande história de um grande escritor que nos ilumina o olhar para um Israel diferente
Prémio Princípe da Astúrias 2007 ( Actualização )

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Teste - Alguém anda a brincar.....

É a primeira citação que faço . Do BIDÃO VIL. Um bom post .

Mais um enorme Tesourinho Deprimente

Afinal a gala dos tesourinhos deprimentes não aconteceu no passado dia 10 de Junho à noite.
Parece ter começado na manhã desse dia com a não transmissão na integra das celebérrimas e desinteressantes cerimónias. O Presidente ou os seus assessores não terão gostado e escreveram à RTP a protestar. A RTP já pediu desculpas e irá redimir-se no próximo domingo.
Espero que os habituais arautos das liberdades em perigo venham agora pronunciar-se contra esta intervenção presidencial ou, como diria Pacheco Pereira, evidentemente referindo-se a outra pessoa, contra este verdadeiro momento Chavez.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Ruy Belo - Porque pelas tuas palavras serás justificado e pelas tuas palavras serás condenado MT.,12, 37


Ruy Belo - O Portugal Futuro

O Portugal futuro é um país
aonde o puro pássaro é possivél
e sobre o leito negro do asfalto da estrada
as profundas crianças desenharão a giz
esse peixe da infância que vem na enxurrada
e me parece que se chama sável
Mas desenhem elas o que desenharem
é essa a forma do meu país
e chamem elas o que lhe chamarem
Portugal será e lá serei feliz
Poderá ser pequeno como este
ter a oeste o mar e a Espanha a leste
tudo nele será novo desde os ramos à raiz
À sombra dos plátanos as crianças dançarão
e na avenida que houver à beira-mar
pode o tempo mudar será verão
Gostaria de ouvir as horas do relógio da matriz
mas isso era o passado e podia ser duro
edificar sobre ele o Portugal futuro


in Homem de Palavra(s) 1970 Publicações D.Quixote

FÁBULAS ( I ) Desculpe V.Excia.Qualquer Coisinha.....

A RTP é eterna...
A RTP é eterna.....

Não há Sol que Sempre Dure

Joaquim Fidalgo escreve hoje, num interessante artigo no Publico, que, a partir do próximo sábado, irá deixar de comprar o semanário Sol. Segundo o jornalista ter-se-á quebrado o "contrato" entre ele e o jornal face à promessa de que este nunca faria promoções e agora passar a fazê-las. Mais importante que isso é o conteúdo do Sol,tão velho e tão relho quanto o jornal de proveniência do seu director e maioria dos "seus" jornalistas.Para mim bastou o primeiro número o qual,honra lhe seja,não escondeu nada quanto às suas linhas programáticas.

Hoje é dia de Santo António


Marc Bolan e os T.Rex


Na altura em que todos os blogues publicam a foto do Sgt.Peppers algo de completamente diferente também digno de comemoração...

BRAGA - Teatro-Circo


terça-feira, 12 de junho de 2007

O Espada das Picoas ( I I )

O Director do Publico escreve hoje um editorial a propósito da nova "descoberta"da CIP, a localização do novo aeroporto em Alcochete.È espantoso como em 30 anos de "estudos"ninguém se terá lembrado deste local agora tirado da cartola.Fantástico! JMF, sempre tão democrata e transparente, nem se refere ao facto de se tratar de um estudo patrocinado por sócios da referida associação que mantém o anonimato.Fantástico ! Por outro lado apressa-se a menorizar e achincalhar o primeiro-ministro salientando e empolando o papel do Presidente da Républica e do "coordenador" do documento um ex-ministro de Cavaco que diz pertencer ao "mais prestigiado dos nossos centros universitários na área do ambiente". Daqui se deduz que estamos a dois passos da solução Alcochete. Pois é esta a solução que melhor serve os empreendimentos turisticos na Comporta (Espirito Santo ) e, adivinhem, em Troia( Belmiro de Azevedo). Fantástico!

Adelino Encurralado

Para já, ainda não vou fazer comentários ao novo Radio Clube. Quero salientar a prestação de João Adelino Faria,aparentemente muito profissional e imparcial,afinal "encurralada" em preconceitos anti-governo inspirados em blogues "atlanticos"/liberais/direitistas.
Aquele modo, aparentemente acutilante, de tentar levar os entrevistados para as suas posições não lembra nem à Manuela Moura Guedes. Em suma ,completamente "encurralado" no seu ego !

segunda-feira, 11 de junho de 2007

O Vasco é um Colosso......

A crónica de Vasco Pulido Valente no Publico de sábado passado vem retomar um tema já há algum tempo exposto na blogosfera e nalgumas "colunas" da comunicação social em estranha coligação táctica entre a direita o PC e o BE. Trata-se dos alegados perigos para a democracia decorrentes de algumas actuações do governo. Os argumentos são frágeis espelhando o desespero da oposição numa altura em que está cumprida meia legislatura e não se vislumbra algo que prenuncie o seu não cumprimento na íntegra.De qualquer modo ler VPV é simultâneamente agradável,escreve bem, e triste pois vemos até onde pode ir quem parece já andar a escrever por obrigação.

O Espada das Picoas ( I )

Ontem o provedor do Publico deu conta de protestos dos leitores quanto ao uso excessivo de anglicismos no jornal. A propósito lembrei-me do editorial de sexta-feira onde o director usava a expressão "cheks and balances" referindo que se tratava de uma "formulação anglo-saxónica para que não possuimos tradução perfeita". Penso que José Manuel Fernandes deveria fazer um pequeno esforço e traduzir o mais fielmente possivél a referida expressão.Nem todos os leitores sabem inglês,pois nem todos pertencem ao Jet Set da blogosfera que sabemos poliglota e enciclopédico. De qualquer modo tudo isto me parece muito novo-rico, a tentar evidenciar à viva força uma cultura politca de direita colada à pressa!

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Fernanda Câncio - Tu-ru-ru-ru

Um bom artigo no DN que revoltou o Portugal dos Pequeninos.

Parabéns Fernanda. Acertou no alvo apesar de pequenino!

quarta-feira, 6 de junho de 2007

José Salter Cid

Segundo o Publico de hoje "José Salter Cid,número dois da lista do PSD à Câmara de Lisboa,não comete nenhuma ilegalidade ao reformar-se da PT aos 53 anos com uma aposentação de 15 mil euros mensais". Só gostaria de saber quantos Salter Cid existem nas empresas do universo PT e também se todas essas empresas têm uma gestão tão complexa que obriguem a salários tão elevados.
Quem poderá por cobro a esta situação? Senhores deputados do PSD porque não apelam agora à intervenção do Presidente?

Vivam os campeadores!

Pobre Portugal!

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Aljustrel

Líderes no Divã

Segundo indicado na capa do último número a revista" VISÃO pediu aos mais conceituados psicnalistas portugueses que avaliassem a personalidade dos principais dirigentes nacionais...".

Afinal contráriamente ao apregoado o resultado não é surpreendente.

È simplesmente desastroso,superficial,preconceituoso a roçar a partidarite.

Um péssimo serviço à Psicanálise.

Nos tempos que correm vale tudo!

Cadernos de Poesia D.Quixote - Alexandre O´Neill

De Ombro na Ombreira


De ombro na ombreira vejo
no outro lado outro
ombro na ombreira

Entre ombros nas ombreiras
nenhum assombro
ombros ombro a ombro
param ombro a ombreira

Quando tudo escombro
ainda todos seremos
ombro na ombreira

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Uma Página Inspiradora

Aquando da remodelação do Publico,JoséManuel Fernandes extinguiu a mui humanitária,piedosa e caritativa revista XIS.Provavelmente como moeda de troca deu à sua "directora", "jornalista" Laurinda Alves, uma página do seu jornal.

Intitula-se "Coisa da Vida" e, para além da sua enorme vacuidade, ilustra bem como se enchem "chouriços" isto é jornais, autodenominados de referência, dando dinheiro aos amigos.

À sexta-feira no PUBLICO uma página altamenteINSPIRADORA..... como ela própria não se cansa de adjectivar tudo e todos.