segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Masoquismo,Maoismo e Outros Estupores


A teoria do "estado de estupor" vigente no partido é que "é preciso não se cometer asneiras" e por isso fica-se calado a ver se se foge pelos interstícios dos telejornais, aparecendo porque é bom para os barómetros que são "apareçómetros", mas sem se dizer nada. Claro que depois, de repente, há uns movimentos desconexos, também típicos do "estado de estupor", com consequências desastrosas, que só reforçam os conselheiros da teoria catatónica como política, mais vale estar calado, a ver se o engenheiro se despenha por si.O "estado de estupor" do PSD, o silêncio do PSD como partido de oposição, é um dos factores mais perturbadores da vida política nacional.”
Pacheco Pereira, revista Sábado, 14.02.2008

domingo, 28 de setembro de 2008

GNR - Cais

...quando escorregas sempre cais

GNR - 6ªfeira (um seu criado)

Um do mais kitsh, segundo Reininho

Asas - GNR

Aconteça o que acontecer

Os Meninos Traquinas


Marques Mendes, do PSD, e Alberto Martins, do PS, pronunciam-se hoje contra a hipótese de um futuro governo de Bloco Central.
Estes pronunciamentos parecem-me não ter lógica nenhuma.
São extemporâneos, sendo que este tipo de governos só podem concretizar-se face a situações muito específicas e graves que, de momento, não se vislumbram.
Mas eles lá saberão os interesses que andam a defender ou que fingem defender.
São realmente uns brincalhões.
Quando eu era miúdo costumava dizer-se :
Quem desdenha quer comprar!
Nha-Nha-Nha-Nha!

A Quasimuda


Segundo leio na secção Gente do Expresso uma direcção partidária que o jornal não revelou costuma tratar Manuel Ferreira Leite pelo "petit nom" de Quasimuda, náo sei se por falar pouco, se pelos seus traços fisionómicos irregulares ou pelos seus belos colares ( isto é uma citação livre de Filomena Mónica).

Quanto ao mutismo,ainda muita gente se irá arrepender da critica.

Penso que é preferível que se mantenha muda e queda.

Com a agência de comunicação de Pacheco Pereira a assessorá-la quando começar a falar será o desastre total.

E já está aí a começar...

O Eixo das Capelinhas


Ontem à noite, no intervalo do concerto dos GNR, transmitido pela RTP, espreitei o Eixo do Mal da SIC-Notícias.
E nunca tinha visto Clara Ferreira Alves em tais propósitos.
Destilava ódio por todos os lados.
A propósito das distribuições de casas a "carenciados"* pelo municipio de Lisboa, atirava-se como gato a bofe à vereadora municipal Ana Sara Brito.
Ao mesmo tempo, sorrateiramente, branqueava a gestão Sanatana Lopes.
Descodifiquemos pois:
Ana Sara Brito - socialista de esquerda e apoiante de Manuela Alegre
Santana Lopes - nomeou Clara Ferreira Alves para directora da Casa Fernando Pessoa.
Clara Ferreira Alves - apoiante e amiga de Mário Soares, com o qual vai ganhando a vida fazendo programas televisivos altamente turistico-culturais.

Enfim, capelinhas!

* Em estado de choque fiquei eu quando soube que o famoso Baptista-Bastos, capelista marxista-leninista e apoiante do partido comunista, carenciado que é visto com regularidade a almoçar no eixo Solar dos Presuntos-Solmar-Gambrinus, também recebeu uma casa da Câmara, precisamente no ano em que comprou outra, de fim-de-semana, em Constância!

sábado, 27 de setembro de 2008

O Golpe de Misericórdia no PSD


DILEMA
A última reunião do Ecofin deu explicitamente luz verde aos Estados-membros para utilizarem a política orçamental como instrumento de ajuda à economia. Nesse sentido, a França acaba de anunciar o deslizamento do calendário de redução do défice nos próximos dois anos.E Portugal? Vai manter as metas de redução do défice estabelecidas em 2005, que fixaram em 1,5% o limite do défice do próximo ano (o que retira margem para qualquer alívio fiscal ou para aumento da despesa pública), ou vai abandonar esse objectivo, a fim de expandir o investimento público e as despesas sociais, de modo a ajudar a economia e a atender às dificuldades sociais que a crise agrava?

Vital Moreira no Causa Nossa

Elas Não Matam Mas Moem!


Pacheco Pereira tem andado muito abatido. Dizem-me que na Quadratura do Círculo esteve com ar compungido. Vi, pela televisão, umas suas imagens no lançamento da mudança de vida de Marques Mendes - estava com um ar absolutamente desvairado.

Aquele homem não aguenta o "stress" e ele não tem mesmo jeito para Pigmaleão.

As velhas receitas estalinistas já não dão resultado e My Fair Leite deve ser mesmo muito má aluna !

Neoliberais de Todo o Mundo, Uni-vos!

El Roto no El País

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A Vingança de Cunha Vaz


Mais uma vez Manuela Ferreira Leite perdeu uma das poucas oportunidades para ficar calada.

Ao criticar, naquele tom cavernícola, o comício do PS em Guimarães.

Não sabendo o que dizer nem o que criticar alguém lhe lembrou que deveria fazer o choradinho das "dificuldades dos portugueses" e contrastá-las com a "opulência" dos meios utilizados no dito comício.

È pouco como critica vinda do maior partido da oposição.

Não admiraria vindo do PC ou do BE.

Topa-se a origem marxista-leninista neo-realista da tirada.

Pacheco Pereira bem pode limpar as mãos à parede.

Cunha Vaz já está vingado!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A Cartola de Mendes


Marques Mendes que pouco ou nada fez enquanto líder do PSD vem agora arredondar o orçamento caseiro e puxar o lustro ao ego publicando um livrinho com receitas milagrosas, pretensamente alternativas às politicas do actual governo.
E lá vem a lengalenga de MENOR Estado.
Realmente com Marques Mendes não se podia esperar outra coisa

Problema ou Solução Conforme os Ventos

El Roto no El País


...O que é novo na intervenção em curso é a sua magnitude e o facto de ela ocorrer ao fim de 30 anos de evangelização neoliberal condeuzida com mão-de-ferro a nível global pelos EUA e pelas instituições financeiras por eles controladas, FMI e o Banco Mundial (BM): mercados livres;privatizações;desregulamentação; Estado fora da economia porque inerentemente corrupto e ineficiente; eliminação de restrições à acumulação de riqueza e à correspondente produção de miséria social.
Foi com estas receitas que se "resolveram" as crises financeiras da América latina e da Ásia e que se impuseram ajustamentos estruturais em dezenas de países. Foi também com elas que milhões de pessoas foram lançadas no desemprego, perderam as suas terras ou os seus direitos laborais e tiveram de emigrar.
À luz disto, o impensável aconteceu: o Estado deixou de ser o problema para voltar a ser a solução...~

Boaventura Sousa Santos na Visão

A Moda e a Direita


Depois de Filomena Mónica ter feito notar que, “apesar de não possuir traços da beleza clássica (note-se a assimetria dos seus traços fisionómicos)[,] Manuela Ferreira Leite usa os mais bonitos colares da classe política europeia”, o Diário Económico de hoje¹ dá conta de que Paulo Portas está igualmente muito bem cotado no jet-set internacional, ao ter sido citado num site norte-americano de moda como um dos políticos mais bem vestidos do mundo. Se a direita não está à altura na substância, valha-nos a aposta triunfante na forma.


¹ Artigo intitulado A gravata ainda está na moda?


quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Dor de Corno


O MAGALHÃES

Vinda de onde vem — políticos com sensibilidade às novas tecnologias, jornalistas, bloggers da direita, etc.; e nem todos são tontos — a campanha contra o computador Magalhães roça o irracional. O governo faz propaganda? É evidente que sim. Que outro governo não faria? A introdução do Magalhães na rede de ensino é uma medida de indiscutível alcance? É evidente que sim. O busílis está em que Sócrates se lembrou, e eles não. Tão simples como isto. Saber se o computador é 100% português (e já agora gostava que me indicassem um computador 100% americano, japonês, inglês, coreano, alemão, indiano ou chinês) ou resultado de parcerias, não lhe retira eficácia. O tour dos ministros era dispensável? Eu acho que sim, mas eu não faço política. O PSD teria feito exactamente o mesmo se, sendo governo, os seus ideólogos tivessem força (não teriam) para impor a distribuição de computadores nos termos actuais. O clamor da oposição é directamente proporcional à mudança de paradigma. Portugal não se resume aos meninos da alta classe média cujos papás podem pagar tecnologia de ponta. Porque os da média-média têm sérias dificuldades. E os outros simplesmente não podem (nunca puderam). O que é espantoso é que a democratização da informática, hoje, provoque sobressalto idêntico ao que teria provocado, há cem anos, uma campanha de alfabetização em massa. O resto é cantiga.

Eduardo Pitta no Da Literatura

Servir o Povo

pedro vieira


Pois é, estas coisas ficam da juventude.
São as célebres lavagens ao cérebro caracteristicas dos grupelhos "maoistas"(?) a que pertenceu.
Pacheco Pereira continua formatado e não tem cura.
Por muito que berre, ele e Cintra Torres, só convencem os convencidos!
Espiem aqui no Câmara Corporativa.

Gente Muito Responsável


Paulo Mota Pinto veio sugerir que, face a alguma indecisão do seu PSD e do PS no que toca à disciplina de voto quanto ao casmento de homossexuais, talvez fosse boa ideia fazer um referando.
Então para que é que elegemos uma Assembleia da Republica e um Governo?
Agora, por tudo e por nada, vamos ter referendos?
E isso nada custa aos contribuentes?
Estes senhores são uns brincalhões!

Um Novo Arrastão ?


Ou muito me engano ou a SIC-Notícias está, neste momento, a preparar um novo Arrastão, lá para os lados de Alhos Vedras.
Desta vez, quem fará a figura triste de António Capucho?
Será o presidente da Câmara da Moita? Ou será o do Barreiro?
É preciso fazer qualquer coisa para o pessoal esquecer o Magalhães!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Gestor de Pangloss


Não vou entrar em comentários às reacções que este artigo de Rui Tavares no Público.
É preferível lê-lo e apreciá-lo.
Há quem não goste de ouvir algumas verdades.

Brincar às Casinhas


Na Legislatura que começou em 1999, e por sugestão da então deputada Isabel Barata vinda directamente da sociedade civil para a representação nacional e disposta a melhorar as relações entre os eleitos e a população, criou-se um «Dia do Eleitor»,em que se anunciava a nossa presença em cada ilha dos Açores para contactar os cidadãos. Foi uma experiência inesquecivel. Mas não podem imaginar a decepção de muitos eleitores quando lhes dizíamos não estar nas nossas competências distribuir casas...Creio que isso explica em parte a forma como os deputados são olhados...Vem isto a propósito de quê?!


José medeiros Ferreira no Bicho Carpinteiro

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Evidências


O comício do PS emGuimarães já foi analisado sob vários aspectos óbvios . Estranho no entanto que os que se entretiveram a duvidar sobre as intenções de José Sócrates não tivessem agora realçado a evidência da sua recandidatura a primeiro-ministro. Agendas.

Medeiros Ferreira no Bichos Carpinteiros

Blasfémias


No El País

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O Poder Judicial - Lá Como Cá e Vice-Versa


Peridis no El País

A Abstenção Construtiva do PSD


Para aquele que se gaba de ser o maior partido autárquico, face aos interesses imobiliários, em vez de abstenção construtiva seria mais apropriado falar-se de construção abstencionista.

E para Manuel Ferreira Leite construção abstinente!

Ou isto tudo não passa de um Rangeliano abstraccionismo?

Ou uma abstrusidade absurda de quem não sabe para onde se virar?

Lady in the Dark, The Saga of Jenny - Ute Lemper

Depois de ver umas muito fracas Canções de Brecht,em Almada, com Teresa Gafeira e Luis Madureira.
Salvou-se o pianista, óptimo Jeff Cohen!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Filhos Adolescentes


“Os mercados liberais são uma espécie de filho adolescente. Exigem mais independência. Exigem mais isto e mais aquilo. Exigem sair de casa. E saem. Mas a roupa suja continua a ser lavada pela mãezinha a mesma que dá dinheiro às escondidas para o menino manter o nível de vida. E quando o dinheiro já nem chega para a renda o menino volta para casa com a mesma cara com que saiu.”

Rodrigo Moita de Deus citado por Daniel Oliveira no Arrastão

Os Meus Almoços


Noah Kalina

A Esfinge


...Não é preciso pesquisar muito para concluir que os períodos de turbulência fabricam figuras que, esquecidas as especificidades da época, se tornam ininteligíveis para quem as observe com a devida distância.

Miguel Abrantes no Câmara Corporativa sobre Eanes e a sua nova" pensão de reforma"

Já Não Há Respeito Pelo Senhor Presidente


A lei do divórcio foi aprovada há 3 meses, merecendo o voto favorável de sete deputados do PSD. Hoje, depois do seu texto ter sido vetado por Cavaco Silva e do PS não ter mexido no diploma a não ser para “clarificar” um ponto, onze deputados do PSD votaram favoravelmente a lei. De veto em veto, o PSD ainda acaba a defender o novo regime do divórcio.


Retirado do Arrastão

A Família do Merceeiro


Em horário nobre na SIC os "comentários" ao elevado programa de terça-feira.
Rita Ferro Rodrigues convencida ou a querer-nos convencer que o programa tem um alto nivél sociológico.
Nem era preciso dizer, vê-se logo pela família convidada- os "comentadores" Luisa Castelo Branco, Gonçalo da Câmara Pereira e Claudio Ramos.
Sempre são uma boa alternativa a Vasco Graça Moura, Pacheco Pereira e Filomena Mónica.
Abaixo o "sonso" do António José Teixeira.
Viva o espertalhão do Nuno Santos!

Os Amigos de Direita


Sim, eu tenho amigos de direita, mas da direita democrática: gente que se cumprimenta com dois beijinhos.

Ivan Nunes no seu Ex-Ivan Nunes


Estilo Pedro Marques Lopes e Adolfo Mesquita Nunes como diria a Marta Rebelo na sua elegante e fracturante Babel

O Problema


El Roto no El País

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O Pénis do Merceeiro


Parabéns a Balsemão, à SIC, a Teresa Guilherme e sobretudo a Nuno Santos.
È mesmo assim que se poderão roubar as audiências à TVI.
José Eduardo Moniz, a esta hora, está roído de inveja.
Agora é que a concorrência é a sério.
O discipulo de Rangel não brinca em serviço.
Pode é limpar as mão à parede mas já tem todos os almoços pagos!

A Arte de Ser Nojento


Desde que o Mala Aviada existe já ecrevi uns cinco posts sobre Eduardo Cintra Torres quase sempre a propósito dos vomitados no Público.
Entretanto deixei de ler o jornal de Belmiro e já não tenho a possiblidade de me enojar.
De qualquer modo fica aqui a referência ao comentário do Aspirina B.

Especialistas, Analistas e ... Vigaristas


especialistas

e pensar que, durante anos, milhares de investidores, gastaram milhões e milhões seguindo recomendações da Lehman Brothers e da Merrill Lynch


Rodrigo Moita de Deus no 31 da Armada

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O Ovo ou a Galinha?


A locutora de serviço na TSF com aquele ar despachado e altamente "stressado" refere que o preço do barril de petróleo desceu para o valor mais baixo dos últimos sete meses.
Justifica o facto referindo que a crise económica faz prever poupanças de energia e bla-bla-bla.
Que coisa estranha - afinal a crise económica e a necessidade de poupar energia não se verificaram devido à subida dos preços do barril de petróleo?
Quem apareceu primeiro a crise ou a especulação com os preços do petróleo?

Os Contemporâneos - PSD Buraka Obama

domingo, 14 de setembro de 2008

Crise Económica & Insegurança


Os temas que o pobre Paulo Portas aproveitou para a rentrée do seu partido e para mais uma alarvidade que julga ser um "sound byte" imprescindivél a um comunicador moderno falharam completamente o alvo.

Segundo o noticiário da 19 horas na TSF, tanto a jornalista como as entrevistadas exibiram uma alta ansiedade à espera que Madona entre em palco.

E são 75000. Em Chelas.
Cheios de medo.
À espera da protecção de Portas.

Urgências Hospitalares - O Descalabro


Os governos sucedem-se, PSD e PS alternam no poder, os ministros de vários cambiantes vão passando, as reestruturações nos serviços e as obras nas instalações são contínuas.Vários métodos de triagem de doentes são ensaiados, mais pulseira menos pulseira, mais cor menos cor.

E tudo continua praticamente na mesma.

Ontem, no Garcia de Orta um meu familiar, com perto de 90 anos, esperou CINCO HORAS E MEIA para ser atendido.

Mais Um Problema Para Fernando Ruas


maldito municipalismo

Tenho muitas dúvidas quanto à transferência de competências do ministério da educação para as autarquias. É que ele há escolas onde não cabe uma rotunda.

Rodrigo Moita de Deus no 31 da Armada

sábado, 13 de setembro de 2008

Quem é Joaquim Aguiar?


Tirando meia dúzia de iniciados ninguém sabe quem é.

Ou então confundirão com o escritor João Aguiar.

Pois este Joaquim foi, todo ufano, à RTP2, dizer meia dúzia de baboseiras armado em "grand seigneur".

Habituado a ser eminência parda de Eanes e de alguns governos de "iniciativa presidencial" pensa que isso lhe dá um "curricula" de credibilidade eterna.
Vai daí teve a "honestidade" de dizer que, de tudo o que este governo anunciou, nada foi concretizado.
E mais, que o governo teria agências de comunicação que faziam o "show-off".
Como se a oposição também as não tivesse.
Como se o trabalho de Aguiar não tivesse sido precisamente esse, antes das agências estarem na moda.

Mas é caso para perguntar : Tudo o que foi anunciado nada foi concretizado?
Nem uma só medida para confirmar a regra?

Luis Delgado não faria melhor.

A direita tem pois, mais uma vez, um excelente candidato a eminência parda.

E porque não um futuro ministro ?
Ou um primeiro-ministro de iniciativa Cavacal?

Marcelo e Pacheco que se cuidem!

O Homem Que Fazia Perguntas


Ana Sofia Gonçalves expõe na Galeria Trema (de 13 de setembro a 11 de outubro)
Gostei da escolha do jornal...está certo!

Cavaco E As Armas de Arremesso...


Que NUNCA usa.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Cavaco que actue com mais transparência e se deixe de gerir tensões.» ( no Jumento )

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

As Grandes Eufrásias


Portugal está sem destino

Vasco Pulido Valente no Público

Pacheco Pereira ao Microscópio no Macroscópio


Doravante, quando se criticar Ferreira Leite (que o escritor Baptista Bastos no DN - designa de frigorífico, aqui) - já não é a srª quem é visada, mas o seu alter-ego: o velho maoista convertido ao neoliberalismo que hoje pretende criar o Guia espiritual de acção para a Lapa mas que, afinal, não passa duma cartilha chinoca que compila os anúncios de imprensa - com base nos quais Pacheco deseja que Leite governe Portugal.

Excerto de um post no Macroscópio

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Massácres,Assassínios,Sangue


"...Mas debitou o seu discurso como se estivesse a fazer uma leitura de missa. As boas ideias, relacionadas com a alegada política de "mistificação" do Governo, diluiram-se num todo, sem verve na denúncia nem espontaneidade na palavra.
Faltou-lhe massacrar com exemplos que toda a gente entendesse."

Filipe Luís na Visão, sobre o discurso de Ferreira Leite "esquecendo-se" que talvez a politica de mistificação do Governo seja só "alegada" e talvez Manuela e o seu conselheiro Pacheco não tenham encontrado exemplos assim tão MASSACRANTES.

Uma pena, não é?

Enfim, nem sempre pode haver sangue e, azar dos azares, alguns contendores até rejeitam essa tipo de politica comunicacional!

PSD/CDS Na Vanguarda da Moderna Politica Partidária


...durante o último ano, a minha vida política foi rigorosamente igual à de Nobre Guedes : eu não tive interesse em desempenhar cargos no CDS, não compareci numa única reunião do partido nem paticpei em qualquer iniciativa partidária.
Por isso, há uma possibilidade muito forte de eu ter sido vice-presidente do CDS sem o saber.
Por outro lado, parece-me claro que aqueles que criticam os longos silêncios de mManuela Ferreira Leite ainda não compreenderam que estamos perante uma nova forma de fazer politica. Ferreira Leite pode ter mais vocação para vice-presidente do CDS do que para presidente do PSD, mas está na vanguarda da moderna politica partidária.


Ricardo Araújo Pereira na Visão

Galeria Novo Século - O Regresso ao trabalho




Rogério Silva Pintura/Escultura, Vernissage hoje pelas 22hoo

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Um Deputado Como Outro Qualquer


Porque é que Paulo Pedroso não pode dizer o que pensa em entrevista à comunicação social?

Pode dizer o que pensa, o que não pensa ou o que pretende que nós pensemos que ele pensa.

Que eu saiba não tem nenhuma restrição nem inibição e o que ele disser só a ele respeita

Um deputado como outro qulaquer.

Como por exemplo, Paulo Portas.

José Manuel Fernandes e o seu Público


O abjecto puro. No fworld de Fátima Rolo Duarte

terça-feira, 9 de setembro de 2008

No El País




El Roto e Forges

Critica à Crítica ( Da Restauração no Portugal dos Intelectuiais)


Na sua crítica ao Fabrizio's Villa Nova, Fabian Plotnick classificou os preços como "razoáveis". Mas será que chamaria "razoáveis" aos Quatro Quartetos de Eliot? O regresso de Eliot a uma fase mais primitiva da doutrina do Logos reflecte uma razão imanente no mundo, mas oito dólares e meio por uma galinha tetrazzini ! Isso nem um contexto católico faz sentido. Aconselho o Sr.Plotnick a ler o artigo no Encounter (2/58) intitulado "Eliot, Reincarnação e Zuppa di Clams".
Eino Shmeederer

(Uma resposta de Plotnick )

Agradeço a Dove Rapkin pelos eus comentários sobre a família nuclear, e também ao professor Babcocke pela sua sagaz análise linguística, embora eu questione a sua equação e sugira, ao invés,
o seguinte modelo:

(a) alguma pasta é linguine
(b) nem todo o linguine é spaghetti
(c) nenhum spaghetti é pasta, logo, todo o spaghetti é linguine.

Wittgenstein utilizou este modelo para provar a existência de Deus e, mais tarde, Bertrand Russell usou-o não só para provar que Deus existe como também para provar que Ele achou Wittgenstein demasiado baixo.

Woody Allen citado em A Filosofia Segundo Woody Allen

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Portugal dos Médiozinhos


A derradeira consequência de desistirmos da nossa própria personalidade e de acharmos que somos capazes de nos fundirmos com a multidão para nos protegermos, como faz o camaleão com o seu meio ambiente, é tornarmo-nos no material perfeito para ser conduzido pelos poderes persuasivos fascistas. E foi precisamente com isso que eles contaram...


Woody Allen sobre Zelig

domingo, 7 de setembro de 2008

Que Público é este?

Ao que isto chegou.
Leiam e não acreditem.
Um dito jornal, dito de referência!
Eu, que já não leio a folha, já lhes dei o RICE.
Vejam no Câmara Corporativa