quarta-feira, 28 de maio de 2008

Foi Ele Que Pôs o Socialismo na Gaveta (e Por Lá Ficou)




Pobreza e desigualdades
“Surpreendido não fiquei. Mas chocado e entristecido, isso sim, por Portugal aparecer na cauda dos 25 países europeus — a Roménia e a Bulgária ainda não fazem parte da lista — nos índices dos diferentes países, quanto à pobreza e às desigualdades sociais e, sobretudo, quanto à insuficiência das políticas em curso para as combater.”
Mário Soares no DN de hoje

Surpreendido não fiquei. Mas chocado e entristecido, isso sim, por Mário Soares dar mais atenção às capas do Senhor Fernandes do que aos números do INE.A nota à comunicação social de 15 de Janeiro é esclarecedora. Com efeito, as desigualdades sociais baixaram e a taxa de risco de pobreza tem vindo a diminuir, de 2004 (20%) para 2005 (19%) e de 2005 para 2006 (18%).Aguardemos pelos dados de 2007 e 2008 para tirarmos conclusões quanto à “insuficiência das políticas em curso”. Algumas dessas medidas são hoje recordadas por Vital Moreira no Público:
• A revisão do rendimento social de inserção;• A criação do subsídio complementar para idosos pobres;• O aumento real do salário mínimo e das pensões mínimas;• A elevação dos abonos para as famílias numerosas e dos apoios à maternidade;• A ampliação da rede de estabelecimentos sociais.
No Câmara Corporativa

Sem comentários: