segunda-feira, 18 de junho de 2007

O Regresso do "Não me resigno..."

Realmente o Vasco é mesmo um colosso. Ontem, no PUBLICO, presenteou-nos com uma excelente OPINIÃO que acertou em cheio no alvo. Como não posso fazer link vou respigar uns excertos.
"Mas para lá da pose e do eflúvio lírico do "Não me resigno...", que vem da campanha eleitoral,existe outro Cavaco: o Cavaco realista, que mede, calcula, combina e principalmente, prevê. O arroubo romântico esconde sempre uma grande frieza"
"O regresso do "Não me resigno...",nesta precisa altura, mostra que pelas contas dele as coisas não correm nada bem e ameaçam ficar muito pior. O discurso do 10 de Junho começa,portanto, a pôr a culpa em quem ela cabe: no primeiro-ministro,evidentemente.
Cavaco disfarçou este exercício pouco nobre, exigindo "metas que a todos comprometam e responsabilizem".Uma retórica(sem sombra de sentido) que tem a vantagem de não o "comprometer" nem "responsabilizar" a ele. Cavaco não ignora que não se podem marcar "metas",com a dependência de Portugal da Espanha e da "Europa" e com uma situação interna de insegurança e apatia. O "voluntarismo" que ele agora exibe é para consumo popular e ,obliquamente, para entalar o eng.Sócrates. Se o país continuar em coma, o diagnóstico já está feito:faltavam "metas".Só que não faltam "metas",faltam meios; e o Presidente esconde esse pequeno facto como se ele não contasse.Mas,no fundo, não engana ninguém.Portugal é velho e os portugueses não nasceram ontem."
Repito "PORTUGAL É VELHO E OS PORTUGUESES NÃO NASCERAM ONTEM" e a estas atitudes os portugueses costumam chamar,com razão, ESPERTEZA SALOIA.

Sem comentários: