quinta-feira, 24 de julho de 2008

Tempo Mediático e Tempo Politico


Uma das razões que levam os media a cometerem tantos erros e a deixarem-se seduzir pela mentira reside na contradição permanente que sustenta o tempo mediático e o tempo político. Enquanto este último, como pretenderam os fundadores da democracia, deve ser lento para permitir que a razão prevaleça, o tempo mediático atingiu o limite extremo da rapidez: a instantaneidade. O choque entre estas duas dimensões temporais favorece os desvios, que podem revelar-se muito perigosos quando implicam considerações políticas, xenófobas e racistas.
...........................................................................................................................................................................
O sistema de informação, pouco a pouco, tem vindo, pois, a considerar que há valores importantes (instantaneidade, massificação) e valores menos importantes, quer dizer, menos rentáveis (os critérios da verdade). A informação transformou-se numa mercadoria. Cada vez menos tem uma função cívica.

Ignacio Ramonet em A Tirania da Comunicação

Sem comentários: