terça-feira, 29 de julho de 2008

Jogos Olimpicos e Democracia?




António Jorge Gonçalves

O Objecto Abjecto


Contra o Aquecimento Global

El Roto no El Pais

Também tu, Brutus?


“Os EUA estão no centro do furacão não só porque são os campeões do mercado livre mas também porque vão à frente na invenção de novos produtos financeiros. As regras e, sobretudo, as práticas nos mercados financeiros europeus têm-se mantido bem mais prudentes do que nos EUA.Por isso, os americanos têm agora algo a aprender com os europeus no plano financeiro. E não só nessa área. Ao contrário da ideia corrente de que o Estado-providência é coisa do passado, ele irá afirmar-se mais na América, onde a sua presença é reduzida.Decerto que o Estado-providência está em crise financeira na Europa, por causa do envelhecimento da população, agora quase toda abrangida pela segurança social, e do fraco crescimento económico. Mas não vai desaparecer - apenas se tornará menos generoso, como já acontece, incluindo em Portugal.”

Francisco Sarsfield Cabral no Público

Nota : Dizem as "más linguas" que um excerto onde se afirma que o Estado-Providêdncia se irá afirmar na América teria estado em destaque no on-line do referido jornal e terá sido retirado.
Censura? O homem é capaz de tudo!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

O Jumento Censurado


A Justificação do Lixo


"A violência da ignorância é capaz dos piores crimes"


" Não fazer da nossa ignorância um princípio de acção"

O Que é Que EU Faço no Eixo do Mal?


Teóricos de pacote instantâneo opinaram....E os jornalistas ouviram-nos de boca tapada, como se o arrazoado de inconsistências impressionistas fosse a Verdade.
No reino da estupidez, vale tudo. Portugal está inundado de SPAM e certas notícias historicamente relevantes nem chegam a ter cobertura jornalistica.
Em vez de informar, deforma-se...
A estupidez contamina a audiência e forja o preconceito violento e iletrado que enche as caixas de comentários e certa blogosfera azeda.

Clara Ferreira Alves no Expresso

domingo, 27 de julho de 2008

Hoje Há Conquilhas


Estilos Politicos

Os nossos cronistas do quotidiano vaticinam as mais catastróficas consequências políticas à atitude deliberadamente distante de Manuela Ferreira Leite. Mesmo admitindo que têm razão, o que está por provar, agrada-me o estilo pedagogicamente discreto: marca a diferença dos que só «fazem» política para o «telejornal das 8 horas». Não estou de acordo com o conteúdo das intervenções, mas aplaudo o estilo, sobretudo numa época em que não há cão nem gato que não se ponha em bicos de pé para a fotografia. Espero que fique como exemplo.

Corrupção

João Cravinho não é tido por um leviano, apesar de ter trocado o cargo de deputado (onde podia travar a batalha contra a corrupção) por um lugar na direcção do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento. Hoje, numa entrevista ao Público e Rádio Renascença, Cravinho informou-nos que a «grande corrupção» está a aumentar. Espero que tenha dados concretos que sustentem as suas declarações e que os comunique ao Ministério Público. Se são só palpites, intuições ou por «ouvir dizer» retira-lhe credibilidade. Há outras maneiras de se manter «vivo» politicamente.


Tomás Vasques no Hoje há Conquilhas...

sexta-feira, 25 de julho de 2008

As Intermitências das Férias


A partir de hoje, com periodicidade mais alargada!

O Princípio de Norton


Na Visão desta semana Pedro Norton admira-se com a "urticária" provocada pela simples alusão ao Bloco Central.

Refere que, na sua opinião, em certas circunstâncias, é uma solução governativa a considerar.

Vindo de quem vem não admira esta opção muito centrista.

O futuro substituto de Balsemão na Impresa não podia pensar de outro modo.

O Expresso e os interesses a isso obrigam.

Desde que, tudo somado, o resultado penda para o PSD.


Manipulação e Excreção


Parece que Vasco Graça Moura com aquela sua obstinação e sentido do ridiculo com que defende o PSD, chegou ao ponto de dizer:

(…) o Acordo Ortográfico foi subscrito em 1990 quando o prof. Cavaco Silva era primeiro-ministro. Simplesmente, há indícios de a chefia do Governo da época ter sido grosseiramente manipulada.

Ao que chegou a dialética GraçaMouriana!

É Mesmo Assim


"Portugal colonizou e descolonizou, Angola é dos angolanos. Nenhuma razão para tantos paninhos quentes, nenhum motivo para tanto eufemismo, para tanto elogio rasgado. Façam-se negócios, certo. Apertem-se mãos, assinem-se acordos. Defenda-se isso a que se chama 'o interesse português'. Mas, por favor, não exagerem".

Fernanda Câncio, "Diário de Notícias", 25-07-2008

O Jumento


Ontem fiquei revoltado com a brincadeira que fizeram ao caro O JUMENTO.
Seja quem for que o tenha feito é de uma baixeza a toda a prova.

Terão sido as namoradas de Portas?
Ou os primos do Jerónimo?
Ou os sobrinhos de Ferreira Leite?
Ou os conselheiros de Cavaco?
Enfim, é a nossa "querida" gente.

Longa vida ao Jumento!

À Atenção da Associação Nacional de Municípios

El roto no El País

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Travessuras da Moeda Boa


“A falta de médicos em Portugal tem origens claras e tem responsáveis claros”.

Mariano Gago, que explica o que quis dizer: “Aconteceu um fenómeno trágico em Portugal, de total irresponsabilidade social. Se em 1977 entravam nas cinco faculdades de Medicina do país em conjunto cerca de mil estudantes, em 1986 [Governo de Cavaco Silva], foram autorizados a entrar nas cinco faculdades de Medicina portuguesas – por decisão manifestamente política – 190 estudantes”.

No Câmara Corporativa

A moeda Cavaquiana é, no máximo, tão boa como a de todos os outros!
O resto é conversa da treta, na qual o senhor se desenvencilha tão bem como todos os politicos, incluindo Eanes.

Futebol,Mentiras e Televisões


As reacções ao concurso para a transmissão dos jogos de futebol da Liga ou lá o que isso é, são absolutamente normais.
Não se esperava outra coisa.
Ganhou a RTP - o governo teve a culpa, manobrou para ganhar a estação pública.
Se ganhasse a SIC - o governo manobrou para "amansar"o seu dono, Balsemão, militante número um do PSD.
Se ganhasse a TVI - o governo manobrou para satisfazer o militante Pina Moura, manda-chuva na Media Capital, proprietária do referido canal, tudo propriedade da espanhola PRISA.
O que verdadeiramente interessa é que o governo seria sempre culpado.
Fosse qual fosse o resultado do concurso.
Tudo boa gente.
Ou como diriam os americanos, S.O.B.

O Mau Perder da TVI


O Radio Clube hoje, no seu "forum" de participação, veio, tendenciosamente, inquirir os ouvintes sobre o facto da RTP ter ganho o concurso para a transmissão dos jogos do campeonato nacional de futebol.
A pergunta que às tantas foram forçados a transformar, estava formulada com o objectivo de todos os ouvintes se pronunciarem contra a RTP e implicar o governo, tal e qual como o oportuno artigo de José Eduardo Moniz, hoje saído em vários orgãos de comunicação.
Infelizmente não foram bem sucedidos. A maioria dos ouvintes pronunciram-se a favor da RTP e muitos até sublinharam o mau perder de Moniz e dos seus patrões espanhóis.
Mas o mais interessante é que o Radio Clube esqueceu-se de, neste caso, fazer uma prévia e honesta declaração de interesses pois pertence ao mesmo grupo proprietário da TVI.
Esteve pois, toda a manhã, dissimuladamente, a defender os interesses dos seus patrõres.

As Enormidades a que Temos Direito


Ontem, no Radio Clube um colaborador do "social" repetiu por duas ou três vezes, alto e bom som, como só os "cronistas sociais" sabem fazer, que todos têm direito a casa e a carro.
O sensato do Aurélio Gomes bem tentou pôr água na fervura, mas o "homem" não o ouviu de tal modo os seus jetséticos amigos lhe tinham emprenhado os ouvidos.
Ele que nem nunca tinha ouvido falar de Tristão e Isolda!
Só não disse quem iria dar a casa nem o carro.
E porque não quinze dias nas Seychelles ou um Falcon para deslocações?
O Estado não poder ser, porque não tem dinheiro e quando o tem, fomos nós que lho entregámos.
Sugiro que vá exigir à CIP ou à CGTP.
Ou que faça um peditório lá no Algarve, à porta de um "BitchClube" qualquer!

Tempo Mediático e Tempo Politico


Uma das razões que levam os media a cometerem tantos erros e a deixarem-se seduzir pela mentira reside na contradição permanente que sustenta o tempo mediático e o tempo político. Enquanto este último, como pretenderam os fundadores da democracia, deve ser lento para permitir que a razão prevaleça, o tempo mediático atingiu o limite extremo da rapidez: a instantaneidade. O choque entre estas duas dimensões temporais favorece os desvios, que podem revelar-se muito perigosos quando implicam considerações políticas, xenófobas e racistas.
...........................................................................................................................................................................
O sistema de informação, pouco a pouco, tem vindo, pois, a considerar que há valores importantes (instantaneidade, massificação) e valores menos importantes, quer dizer, menos rentáveis (os critérios da verdade). A informação transformou-se numa mercadoria. Cada vez menos tem uma função cívica.

Ignacio Ramonet em A Tirania da Comunicação

quarta-feira, 23 de julho de 2008

terça-feira, 22 de julho de 2008

Rueff e Lopes?


Os Contemporâneos - Música

Uma Bruni sensacional!

Rio Sem Regresso?


A decisão de Rui Rio de demolir as torres "classe baixa" do Bairro do Aleixo deslocando o "lumpen" para outros pontos da cidade com a finalidade de, naquela privilegiada localização, construir apartamentos de luxo parece-me premonitória e prenunciadora da acção do futuro líder do PSD.

Será que Rio proporá a demolição de Portugal para construir um país mais ao jeito do seu partido?

Heidegger ou Rebelo Pinto?


"Com tanto Heidegger para ler, para quê perder tempo com isto?"
Foi assim que João Gonçalves terminou um post, ontem no seu Portugal dos Pequeninos.
Achei um remate "ligeiramente" pretensioso e resolvi fazer um pequeno comentário "jocoso".
Rezava assim : "Quem diz Heidegger diz Margarida Rebelo Pinto.Né?".
Pois bem, esse comentário foi censurado.
Bem sei que o blogue é dele e nele pode fazer o que quiser.
Mas essas tendências censórias não enganam ninguém.
Se este senhor tivesse algum poder politico já teria renascido a velha Comissão de Censura.
Safa!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Tão Poupadinhos Que Eles São


Cavaco Silva e Manuela Ferreira Leite já estar a dar uma lição ao país e a este governo.
Num exemplo de poupança e sinergia resolveram compartilhar os mesmos assessores, espiem só aqui.
A isto é que se chama patriotismo.
Bela raça de economistas!

Campos Frouxos e Cunhas Atabalhoadas



A entrevista de Maria Flor Pedroso a Campos e Cunha, presidente da SEDES, está parcialmente reproduzida no JN. Um extracto:
MFP — Uma coisa que o documento da SEDES diz é que "no maior partido da Oposição poderá ter-se iniciado um ciclo de estabilidade quando isso é necessário à afirmação de uma alternativa credível". Acha isso verdade?

CC — O que nós dizemos é que "pode ter-se iniciado..." É possível que se tenha iniciado.

MFP — (...) Disse há dois meses: "julgo que se a dra. Manuela Ferreira Leite ganhar as eleições no PSD é uma solução de olhar para trás"(...).

CC — É verdade.

MFP — Como é que olhando para trás se pode iniciar um ciclo de estabilidade (...)?

CC — A estabilidade num partido pode-se construir suscitando algumas pessoas do passado, isso é um problema interno do PSD. (...) Aquilo que eu disse, e mantenho, na entrevista é da minha inteira responsabilidade. O outro é um documento colectivo. (...) Penso que é provável que esta direcção do PSD vá até às eleições, mas porque as eleições estão relativamente perto. Se fossem daqui a dois anos já não seria Manuela Ferreira Leite. (...) À medida que surgirem entrevistas e debates, as pessoas vão perceber que a alternativa é relativamente frouxa.


O Pensamento dos Estrategas e dos Pequeninos

el Roto no El País

O Estratega dos Pequeninos


"O que o Presidente [Cavaco] tem que fazer é gerir a progressiva degradação do PS¹ e a gradual afirmação estratégica do PSD".
Joaquim Aguiar, conselheiro político da candidatura de Cavaco à presidência da República e administrador do Grupo Mello

¹ Já antes das eleições legislativas, o olho clínico de Joaquim Aguiar detectara a "progressiva degradação do PS". Para ser rigoroso, ele já pensa isso desde 1973, quando o PS foi constituído e Aguiar andava a explicar o marcelismo aos Mellos.

Miguel Abrantes no Câmara Corporativa

domingo, 20 de julho de 2008

Salinas da Figueira, Ontem




Este Senhor é Um Brincalhão


"Não estamos a falar de idosos, dos típicos desempregados, mas de pessoas com menos de 40 ou 45 anos que se calhar não deixam de pagar a netcabo nem desmarcam as férias na agência de viagens mas passam fome".
Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias, no DN de hoje


Este senhor é, realmente, um brincalhão
E também é como a PSP, estima.
E assim faz o frete ao PSD.
As barbaridades que se lêm nos jornais - é espantoso!









Pausa em Domingo de Verão






Do Cartoonices e ElRoto no El País

sábado, 19 de julho de 2008

Os Barões Assassinados


“O silêncio pode ser de ouro, quando não se tem nada para dizer é preferível não dizer nada.”
Luis Filipe Menezes e António Capucho ao ataque a Manuela Ferreira Leite, essa Grande Fiscalizadora.
Barões Assassinados e Barões Assassinos.
Aquilo é a Quinta da Fonte em plena Lapa!

Festival de Teatro de Almada - Terminar em Beleza


Chegou ao fim mais uma edição do festival. Uma das que teve um nível qualitativo mais homógeneo -um exclente nível.
No último dia destacamos, com muito gosto, uma peça da portuguesa Inês Leitão com encenação de João Meireles, A Última Históris de Werther.
Esta, salvou o ciclo de três pequenas peças que os Artistas Unidos resolveram encenar integradas no projecto Isto Não é Um Concurso.
Parece-me que Inês vai no bom caminho - Parabéns!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

O Taxista da Marmeleira


Este o originalissimo epíteto que o Câmara Corporativa encontrou para designar o excelentissimo José Pacheco Pereira, a propósito da sua capacidade em debitar tanta demagogia por segundo.
O ar renascentista e grave já não engana ninguém!


Coerência Internacional


O contrato-lixo, o trabalho de merda e a porcaria de remuneração
El Roto no El País

A Família Nuclear ( II )


Estimada PSP


Segundo leio na blogosfera a PSP estima que existam não sei quantos milhões de armas ilegais.
Aqui há tempos a PSP estimou uma manifestação onde teriam estado 200000 manifestantes ( que eu estimei em 80000, no máximo, que eu também posso estimar).
A PSP farta-se de estimar.
Talvez fosse mais adequado à sua função estar caladinha e dar-se a outro tipo de trabalhos bem mais estimáveis.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

quarta-feira, 16 de julho de 2008

As Manhosas


“É costume dizer-se que as pessoas muito caladas ou nada têm a dizer, porque são estúpidas, ou escondem o que deviam dizer, porque são manhosas.”

24 Horas de hoje [p. 2], sobre o “silêncio sepulcral” de Manuela Ferreira Leite, citado pelo Câmara Corporativa

Os Abutres Atacam de Novo


O lóbi do nuclear aproveita a "crise do petróleo" para puxar pelo negócio.
E vai ser uma pressão quase insustentável.
Em Portugal, atendendo à sua dimensão e caracteristicas climáticas, deverão ser exploradas, para além da tradicional hidrica, as novas alternativas bem como uma politica activa de alteração de hábitos de desperdicio consumista!

A Grande Ficção Marcelesca


Segundo o Público online Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se "surpreendido" e "melindrado" por saber que o seu programa na RTP tinha patrocínio e deu razão ao organismo regulador em abrir um processo de contra-ordenação.
A deliberação da ERC baseou-se na consideração de que o programa integra o género de comentário politico, logo não passível de patrocínio segundo o Código da Publicidade.
O grande engano da ERC foi considerar "As Escolhas de Marcelo" um programa de comentário politico quando aquela "performance" não passa da mais pura ficção.
Além do mais, não acredito que Marcelo desconhecesse que o programa tinha patrocínio.
Desconfio que está aqui um pretexto para o "professor" se transferir mais uma vez, agora para a SIC, atendendo à pilhagem que Nuno Santos anda a fazer na estação pública.
Marcelo não dá ponto sem nó!

O Jumento é Mau


A propósito do baptismo do primeiro submarino adjudicado pelo então ministro da Defesa, o Jumento fez um parecer e o Director-Geral do Palheiro o despacho que transcrevemos:

Parecer:
Só não entendo porque razão a madrinha foi a esposa de Jaime Gama, em homenagem a Paulo Portas deveria ter sido uma das suas namoradas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro:
«Solicite-se a Paulo Portas que indique uma namorada para ser convidada para madrinha do próximo submarino.»

Perguntas Cretinas


Será que o Continente é um Optimus Modelo para o Público?

K-Galeria


Na Rua da Vinha, ao Bairro Alto

terça-feira, 15 de julho de 2008

Em Geral, em Concreto ou Autocritica?


"Tudo o que dá trabalho e faz pensar o português odeia"

Artur Anselmo no programa Prós e Contras da RTP

Uma Espécie de Élite


«Não se espera de uma associação (SEDES) com este capital humano e esta responsabilidade cívica – porque a responsabilidade não reside apenas nos governos e nos responsáveis eleitos -, que sussurra nas entrelinhas de tudo o que faz que é nas suas fileiras que se encontra a nata da inteligência nacional, que se limite a enunciar os lugares-comuns do centrão bem-pensante, economicamente liberal e culturalmente cosmopolita e nem uma linha para além disso. Se isto é o melhor que o país consegue produzir, estamos tramados. Resta-nos esperar que não seja.»

O achómetro da SEDES, José Vítor Malheiros, Público, 15.07.2008, citado por Tomás Vasques no Hoje Há Conquilhas
Realmente com estes senhores estaremos sempre TRAMADOS e PÉSSIMAMENTE PAGOS!

Então Está Bem...


"O PSD não está contra obras públicas em geral nem contra nenhuma em concreto."
Paulo Rangel, no debate do estado da nação

Do Corta-Fitas

Esbanjamento de Estado


Salvo erro os governos de Guterres ou de Barroso falaram em racionalizar o património imobiliário do Estado.
Sócrates retomou o assunto o qual, entretanto, foi caíndo no esquecimento.
Continuam devolutos, ou quase, ínumeros edificios e o Estado continua a comprar e a alugar novas instalações.
No Público on-lin de hoje fala-se de um aluguer no Tagus Park.
Desta vez trata-se do MAI a contratar com uma empresa imobiliária da Caixa Geral de Depósitos.
Provavelmente edificios dificeis de alugar.
E o Estado lá vai fazendo um jeito aos amigos.
E o senhor ministro das Finanças não põe cobro a este despautério?
Sócrates, que tem de se meter em tudo, não tem olhos para isto?

Remédio Santo


Erlich no El País