sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Uma Nova Brigada do Reumático


Manobras militares
São lamentáveis as declarações do Gen. Loureiro dos Santos sobre um alegado perigo de acções militares de protesto que "podem pôr em causa a democracia". Uma coisa é chamar a atenção para as queixas eventualmente existentes (para o que, aliás, existem os canais apropriados), outra coisa é justificar e coonestar implicitamente acções de amotinação ou de indisciplina militar. Para estas, numa democracia, só pode haver uma resposta: o RDM. Tanto o Governo como o Presidente da República deveriam ser muito explícitos acerca deste ponto. Ai dos regimes democráticos onde os militares possam pensar que podem revoltar-se impunemente, quaisquer que sejam as suas razões.

Vital Moreira no Causa Nossa

Ameaça e Chantagem em Defesa da Corporação Privilegiada!


Não estamos numa República das Bananas
Loureiro dos Santos, secundado pelo antigo chefe do Estado-maior do Exército, general Garcia Leandro, e pelo presidente da Associação dos Oficiais das Forças Armadas, disse que um grupo de militares menos prudentes «pode fazer alguns disparates, mas que poderão ter uma certa repercussão pública não só nacional, mas até internacional e portanto ter também efeitos muito negativos para a nossa democracia avançada e madura». A ameaça (usando anónimos), vinda, mesmo que por portas travessas, de quem tem, por decisão do Estado, armas, demonstra falta de adequação às regras democráticas.
Se a hierarquia está preocupada com a situação dos militares usa os canais próprios ou dá aos militares capacidade negocial organizada (que existe em vários países) no que à sua situação laboral diz respeito. Não ameaça. Curiosamente, quando a arraia-miúda militar usa os meios normais de protesto em democracia a repressão interna sente-se logo. Mas quando oficiais superiores usam um porta-voz para transmitir uma chantagem digna de uma República das Bananas já tudo parece normalíssimo. Num país civilizado estes dois senhores teriam de explicar muito bem do que estão a falar. Aqui será apenas uma boca. Devia ficar claro: a democracia não é refém de ninguém. Mesmo que essas pessoas tenham razão. E quem não sabe isso não pode servir na carreira militar.

Daniel Oliveira no Arrastão


Depois do 25 de Novembro, e esquecendo Otelo, não me lembro de ler ou ouvir militar com um discurso mais irresponsável do que este. O registo primário da pressão corporativa teria graça se não fosse, igualmente, inaceitável. O que Loureiro dos Santos está a fazer é mais do que um escandaloso bluff, trata-se de um apelo à revolta com arma na mão.
Este tipo de disparates desonra o compromisso militar. Sois cobardes.

Valupi no Aspirina B

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Mais Palavras Para Quê ?


A Entrevista e o Entrevisto
Sócrates deu uma banalíssima entrevista a dois péssimos entrevistadores e recebeu miseráveis reacções da oposição e publicistas. Dizer que ele não pode ligar a situação nacional à crise internacional, que falhou na política económica e que não apresenta ideias novas, revela uma concepção da política que só sobrevive à custa da dissonância cognitiva. Depois desgostam-se com as sondagens, as alimárias.
Sócrates começou por ter mão no PS, um partido que estava todo minado. Conseguiu manter o Governo coeso e em passada de corrida, mesmo nas alturas em que o chão fervia e o ar queimava. Lidou com o mal português com extraordinária capacidade de gestão. Para além disto, que ultrapassa em mérito o mito cavaquista, não se vê ninguém na oposição que sequer merecesse uma Secretaria de Estado. Mas é escusado tentar explicar os factos da vida aos imbecis – o que muito nos descansa, e até consola.

Valupi no Aspirina-B

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Cuidado Com o Bagão - Católico, Pecador, Cadastro Sujo...


“Eu posso ter cometido muitos pecados, mas, de facto, ter feito parte do Governo do doutor Santana Lopes, como diz um amigo meu, não é currículo, é cadastro.”

Bagão Félix ao Correio da Manhã ( retirado do Câmhttp://corporacoes.blogspot.com/ara Corporativa)
.... E com amigos fabulosos!

Filmes da Minha Vida : O Guarda-Costas ( Remake)

Sempre em defesa da classe operária.
Nem que seja à boleia e nas traseiras, como guarda-costas!

Escritor Sensual


Escritor sensual é aquele que comete muitos eros de português.

Rui Zink no seu blogue.

O Keynesianismo Está de Volta


"Esteve fora 4 anos. Já temos uma justificação teórica para continuar a fazer as asneiras de sempre"
É João Miranda que o diz no Blasfémias.
E provavemente tem razão.
E o padrinho será Aníbal Cavaco Silva.
O palavreado de Ferreira Leite é só para disfarçar.
Como diz o outro o PSD é bi-acéfalo!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Manuel Fereira Leite Mergulhou na Total Irresponsabilidade


A ´"líder" do PSD após ler uma entrevista de Sócrates ao DN referindo que o Salário Mínimo Nacional será fixado em 450 Euros no próximo ano resolveu vir a terreiro dizendo que o primeiro-ministro "roçou o nível de irresponsabilidade".

A senhora e os seus doutos conselheiros esqueceram-se que Sócrates só veio lembrar aquilo que há muito está acordado em sede de Concertação Social.

Má-fé, pretensão de agradar aos patrões, ou simples ignorância?

Pelos vistos, daquelas bandas, cada cavadela cada minhoca!

Paulo Rangel, Santana Lopes, é Tudo a Mesma Coisa...


O Estatuto dos Açores foi aprovado por unanimidade na Assembleia Regional e na Assembleia da República. Depois de terem sido eliminadas as normas consideradas inconstitucionais, voltou a ser aprovado por unanimidade. Hoje, Paulo Rangel afirmou, como se não tivesse nada a ver com aquelas votações, que o PSD compreende o veto presidencial ao Estatuto dos Açores e espera para "ver se o PS finalmente tem em conta as razões do Presidente". Esta gente pode ser levada a sério?

Miguel Abrantes no Câmara Corporativa
Aquele ar provinciano/qrandiloquente nunca me enganou.
Terá enganado Maria João Avillez?
Tenho dúvidas!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Somos Muito Bons e Damos Bons Conselhos


António Lobo Antunes e Gonçalo M.Tavares dialogaram frente à Visão tendo como tema central o livro O Arquipélago da Insónia do primeiro.
Elogios mútuos e mais elogios mútuos.
Às tantas Tavares refere que"... A mim irrita-me o desperdício de tempo. Às vezes, apetece-me bater em algumas pessoas que tiveram a possibilidade de ler e não leram"
Foi o que eu fiz.
Para que não me batam e para não desperdiçar tempo deixei aquela arenga a meio.
E fui ler!

Sortidas & Inteligentes (2)


Há para aí umas três pessoas cultas em Portugal

Maria Filomena Mónica em entrevista à Visão para promoção do seu "novo livro"

domingo, 26 de outubro de 2008

Sortidas & Inteligentes (1)


Não frequento o Bairro Alto. Seja em Lisboa ou no Rio de Janeiro, favelas não fazem o meu género.


João Pereira Coutinho no Expresso

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Must Read After My Death


Um fabuloso documento no DocLisboa

A Caracterização de Um Género...


Ana Lourenço....género semi-vampiresco/sado-maso...
Escreve f. no Jugular.
Enfim...coisas de mulheres muito práfrentex.
A meu ver Fernanda Câncio tem é inveja do seu programa não ter o apoio do famoso creme!

Globalização?

No El País

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A Táctica do Mourinho do Presidente


A entrevista de Alexandre Relvas ao Diário Económico de segunda-feira não se afasta do discurso rotineiro de Ferreira Leite. É uma conversa sem custos para o entrevistado, sobretudo quando nenhum jornalista se lembra de lhe colocar, depois de cada sentença, uma questão muito simples: “como faria isso?” Estou a pensar, por exemplo, na oposição aos investimentos públicos, quando o presidente do Instituto Sá Carneiro se refere, ao mesmo tempo, à necessidade de combater o desemprego.Em todo o caso, Relvas reconheceu que este governo merece ser apoiado em áreas como “a reforma da Segurança Social, o Simplex, as Novas Oportunidades, o Sistema Social da Função Pública ou a redução do número de funcionários públicos.”Mas talvez o momento alto da entrevista tenha acontecido quando o Mourinho do Presidente da República decidiu fazer uma confissão inesperada: “É fundamental um governo de maioria em Portugal.” Ora, tendo em conta os resultados de todas as sondagens, esta intempestiva, mas inequívoca, declaração de voto há-de estar a provocar calafrios para os lados da Marmeleira.


Miguel Abrantes no Câmara Corporativa

Mais DocLisboa2008


Ontem, Ruas da Amargura de Rui Simões e Damages de Thomas Balmès.
A continuação de uma excelente mostra!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

DocLisboa 2008


Sensivelemente a meio, continua a belissima programação do DocLisboa.
Ontem, após a passagem do muito interessante Queria Ser de Silvia Firmino, manifestaram-se umas senhoras "psicológas/pedagogas" do politicamente correcto com laivos de partidarite e com muito conhecimento do "terreno". Uma lástima!
Andamos nisto há mais de quarenta anos e é por essas e por outras que gastamos tanto dinheiro na educação com tão pouco proveito.
Mas a Silvia, essa, não tem nada com isso - ela só fez um documentário - e bem bom!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

My Fair Leite Na TVI


Manuela Ferreira Leite na TVI foi fraca, fraca, fraca…Sempre a negar as evidências, tentando contradizer aquilo que é óbvio, atacando o Governo nos temas em que ela própria ainda fez pior quando lá esteve, assumindo-se como a defensora das PMEs que ela tanto ajudou a destruir, ensaiando ataques a Teixeira dos Santos que é mais 10 vezes mais e melhor ministro que que ela foi (talvez 100…), tentando dar a ideia que a sua palavra conta para alguma coisa na escolha do candidato à Câmara de Lisboa, sem respostas, sem chama, sem graça. Afivelando uma máscara de amiga dos contribuintes e das pequenas empresas que tresanda a postiço e que desmente todo o seu passado. Política e pessoalmente, foi uma desgraça!O PSD está a resvalar e pode vir a pagá-lo muito caro.

CAA no Blasfémias

Em Louvor de Sócrates ( II )


A minha empregada comprou casa e carro porque pediu empréstimo ao banco. Como ela própria me informou, todo o salário do marido e parte do salário dela serve para amortizar a dívida. O que sobra vai para alimentação, roupa e outras despesas correntes. Infelizmente, e nos últimos tempos, o pouco que sobrava foi-se evaporando com a subida dos juros. As prestações sobem e ela não sabe o que fazer à vida.

Eu entendo este aperto; no fundo , o aperto de qualquer português "trabalhador". Mas, em exercício de impensável moralismo, ainda perguntei : "E porque motivo comprou casa e carro quando provavelmente não os podia pagar?" ela olhou-me com a estranheza que usualmente reservamos aos extraterrestres. No mundo glorioso dos últimos anos, onde toda a gente podia ter casa, carro, férias e eventualmente jactos, o dinheiro era ilimitado. O resultado desta euforia está à vista: a crise financeira é um produto directo de uma crise mais prosaica, que os Estados Unidos exportaram. A crise do juízo. Ou, se preferirem, a ilusão de que é possível comprar o mundo com dinheiro que não existe. Quando a torneira começou a secar, descobriu-se que andava toda a gente - famílias, empresas, instituições financeiras - a viver do que não tinha. E agora?

Agora, provavelmente, não há outra solução que não passe pelo velho dinheiro público a salvar instituições privadas. "Garantir a liquidez dos sistemas bancários", diz o nosso Sócrates. Diz bem. Mas o senhor primeiro-ministro devia ter acrescentado que talvez tenha chegado a hora das famílias começarem a usar a cabeça porque a responsabilidade também lhes pertence. A ideia anti-igualitária de que nem toda a gente pode ter casa, carros, férias ou jactos talvez não seja simpática. Mas a realidade nem sempre é simpática.


João Pereira Coutinho no Expresso ( Divinas Comédias, Inferno, A Crise)

Em Louvor de Sócrates ( I )


José Socrates vai entrar no último ano da legislatura com três trunfos de peso: conseguiu a redução do défice orçamental para o nível mais baixo desde 1974; conseguiu uma redução líquida do número de efectivos da função pública de 51476 pessoas, o que nunca tinha acontecido nos últimos 30 anos; e conseguiu uma criação líquida de empregos que ronda os 100 mil, numa situação económica desfavorável. Poder-se-ia ter feito mais?Certamente. Mas nunca se fez tanto.


Nicolau Santos no Expresso

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

As Peúgas e o Sr.Espada


Obrigado Prof. Dr. João Carlos Espada. Graças a si fiquei a saber pelo Expresso do fim-de-semana passado que os jardins ingleses são um produto de Cataláxia Hayekiana, porque foram surgindo de forma espontânea e livre. Já os jardins franceses são Jacobinos porque foram desenhados de forma organizada e centralizada.Doravante quando a minha mulher me aborrecer apontando que deixo as peúgas espalhadas pelo quarto de forma espontânea, responder-lhe-ei que tal é um exercício de liberdade individual fruto de uma grande tradição Anglo-saxónica.

Hidden Persuader no Bicho Carpinteiro

domingo, 19 de outubro de 2008

O Capitalismo é a Celebração de Um Culto


Há um fragmento de Walter Benjamin que só recentemente começou a ser lido. Chama-se O Capitalismo como Religião. Os argumentos que Benjamin aí esboça não são simétricos dos que levam geralmente a considerar o comunismo, e por vezes o marxismo, como uma religião. É que o capitalismo, lemos aí, não se define em relação a um dogma ou a uma ideia - é "uma religião puramente cultual, a mais extremamente cultual que alguma vez existiu". Um traço que define esse culto é a sua duração, o facto de ser permanente, celebrado todos os dias e a todas as horas, "todos os dias são dias de festa". E, na definição de Benjamin, o culto não é expiatório é culpabilizante. À luz deste texto, as palavras que mais se têm ouvido projectam-se com inaudita intensidade neste estado religioso do mundo, precipitado num movimento monstruoso. Uma dessas palavras "confiança" ( a palavra-chave), é a transposição da "fé" para um plano secularizado. E os teólogos dizem-nos que sem esta profana fé a "mão invisível" ( do mercado, isto é do Criador) nos atira para o inferno. Como haveríamos de duvidar , se até as setas dos gráficos bolsistas, quando apontam para baixo, se parecem com caudas do diabo?


António Guerreiro no Expresso

sábado, 18 de outubro de 2008

Os Especialistas da Desgraça...

Retirado do Que diz o Pivô

De Luisa Castelo Branco a Henrique Medina Carreira passando pelo fabuloso Mário Nogueira!

E Logo a Seguir Cavaco Dá uma Ajuda



Horas depois da divulgação (de pelo menos metade) do OE já Manuela Ferreira Leite chumbava o documento pelo que a divulgação temporã de que o PSD vaio votar contra não é novidade. Nem sequer são novidades o argumentos que fundamentam essa posição, acusar o OE de ser eleitoralista e de que foi feito de trás para a frente tanto se pode usar para o OE como para a posição do PSD que a um ano das eleições não poderia ser outra.
Só que a estratégia do PSD poderia ser inteligente e mais séria. Seria mais séria se estudasse o documento e só depois tomasse posição. Mais inteligente se fizesse a comunicação social esperar pela posição, não gastando todos os cartuchos antes de um debate onde a posição do PSD será desvalorizada pois esgotou-se ainda antes de começar.
Depois do silêncio é a busca do mediatismo que trai Manuela Ferreira Leite que é tão séria a analisar o OE como a escolher o candidato à autarquia de Lisboa.


Uma Dupla Imbatível


Um diz mata, o outro diz esfola. Para mal dos nossos pecados Cavaco é o Presidente da Direita.
Pela primeira vez este não é o Presidente de todos os portugueses!
Intenção, Inabilidade ou Desespero?

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Começou o DOCLISBOA 2008


Perante um documento como Juvenile Court de Frederick Wiseman as pequenas e malévolas picardias partidárias da nossa blogosfera reduzem-se à sua insignificância. Não falarei delas!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

No Naufrágio...

Os ratos são os primeiros a abandonar o navio. No capitalismo parece que são os ricos e os banqueiros. Está bem, confere!
El Roto, no El País - sempre certeiro e com um belissimo traço.


Previsões, Comentários, Criticas...


E outras formas de ganhar a vida na comunicaçaõ social.

Aqui há lagumas semanas, aquando do ínicio da crise petrolífera, alguns "analistas" referiram muito convictamente que o preço do barril jamais desceria abaixo dos 100 dólares.

Já está em 70 e todos já esqueceram as previsões dos reputados "analistas".

Entretanto, aqui há dias, alguns "bichos-carpinteiros", especializados em marketing pessoal, lembraram-se de brilhar com a "descoberta" que a banca suiça continuava incólume sem quaisquer necessidade de intervenção ou avales.

Já está, intervenção estatal na UBS e eventualmente num outro grande banco.

São assim, infalivéis estes nossos comentadores.

Quem não os conhecer que os compre!

Ninguém Acredita

(El País)

Eu também não acredito que Santana se candidate à Câmara de Lisboa!
Fique já aqui claro que eu não serei "apogilista"!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Economista e Demagoga


Ferreira Leite: crise internacional não justifica “fraquíssimo crescimento da economia”

A presidente do PSD não há meio de acertar uma. Então a crise internacional não justifica o fraco crescimento económico entre nós, mas já justifica o crescimento nulo ou mesmo a recessão na Espanha, na Grã-Bretanha, na França, no Alemanha, etc.?!
(Vital Moreira no Causa Nostra)
Se fosse poder, com Pacheco numa pasta "hard"( seja lá o que isso for) , o que é que Leite tiraria da cartola?
Seguramente um maná para todos nós!

Procurar Noutra Prisão


Mas afinal onde é que eles estão? Provavelmente de férias na Indonésia, como dizia ontem Fernando Alves na TSF.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Desaparecido em Combate ou A Retirada Estratégica


Curiosidade

Alguém sabe que análise e leitura faz o "Compromisso Portugal" destes tempos, em especial da intervenção estatal na banca

Carlos Manuel Castro no Câmara dos Comuns

A Zona Euro Combate a Crise


Forges no El País

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A Essência do Ser Português


Se quiserem , com uma simples frase , definir Portugal, qual escolheríeis?....

...que frase, que pensamento define, de uma assentada, a essência do ser português?

Pois eu tenho uma com a qual, por certo, todos concordarão sem reservas.

Essa frase é :"NÃO HÁ CONDIÇÕES!"

... Em Portgal, as condições são um problema real. De que modo pode este país criar as condições -porque, no fundo, é disso que andamos à procura - para ter condições? Sinceramente, é uma resposta que não sei dar.

Na verdade, eu penso que este país não tem condições para ter condições.


Comendador Marques de Correia no Expresso

O Desorientador Desorientado?


Parece que o Prof.Marcelo terá ontem desancado Manuela Ferreira Leite após o que, terá referido, no que toca a gestão de crises, ser ele próprio mais incompetente que a Quasimuda.

Enfim, exercícios de transparência, honestidade e, sobretudo, sem sombra de hipocrisia.
O Desorientador desorientado? Jamais, o senhor não dá ponto sem nó.
E ele até se diz católico praticante.
O que seria se o não fosse!

domingo, 12 de outubro de 2008

O Banco Laranja....Amarga!


DIFICULDADES DO BANCO DO CAVAQUISMO
É uma ironia do destino que o BPN tenha sido o primeiro banco português onde a crise financeira bateu à porta. Este banco com ramificações que vão desde as secretas a gente importante do PSD, foi um banco criado por Oliveira e Costa e Dias Loureiro, o primeiro foi simultaneamente secretário de Estado do Orçamento e tesoureiro do PSD, o segundo foi secretário-geral do PSD e ministro da Administração Interno. Ambos são hoje homens ricos, algo que não eram quando chegaram à política atrelados ao BX de Cavaco Silva.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Aguardar


Espera-se para tudo,
somos feitos não de carne,
de paciência, se calhar já nascemos com um papelinho na mão.
Retire aqui o seu bilhete e aguarde a sua vez.
Aguardo a minha vez. Desde que me conheço que aguardo a minha vez.

António Lobo Antunes na Visão ( excerto)

Atenção ao DOCLISBOA 2008 !

De 16 a 26 de Outubro na Culturgest, no Museu do Oriente e nos cinemas Londres e S.Jorge

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Dignidade do Presidente?


Dignidade de Estado
Há seis dias, a líder do PSD pediu uma audiência ao Presidente da República e foi ao Palácio de Belém falar sobre o reconhecimento da independência do Kosovo, que estava a ser cozinhado nas Necessidades. À saída, Manuela Ferreira Leite afirmou que tinha ido a Belém porque entendeu "ser essencial conhecer a posição do Presidente da República sobre a matéria". Abriu um precedente.
Hoje, o presidente do CDS/PP foi apresentar as suas propostas para "ajudar a classe média e os idosos" na luta contra a crise económica. Mas deixou escapar que a audiência também era para tentar "perceber o pensamento" de Aníbal Cavaco Silva sobre estas matérias. Paulo Portas, que não dá ponto sem nó, entendeu a aberta que Ferreira Leite deixou. E escancarou a porta de Belém. Numa atitude mais digna dos seus tempos de director do semanário O Independente, que fez a vida negra aos governos de Cavaco Silva, Portas acabou por afectar aquilo que é a dignidade da função presidencial. Um líder de um partido não vai a Belém para tentar perceber nada de nada. Ou sabe o que o Presidente pensa sobre um dado assunto ou, se não sabe, procura informar-se. Nunca, mas nunca, o admite publicamente e tenta resolver a questão no encontro em Belém.
Entre as funções presidenciais não está certamente o esclarecimento dos líderes partidários, sejam eles quais forem, próximos ou afastados da sua linha de intervenção directa. Dizer-se que uma audiência em Belém serve para tentar perceber melhor o que o PR pensa num ou noutro aspecto da acção política é esvaziar o papel institucional do Chefe do Estado e o seu magistério de influência. Manuela Ferreira Leite, provavelmente sem o querer fazer, e Paulo Portas, claramente com intenção, acabaram por diminuir a aura de Cavaco Silva. Este, sendo um institucionalista na sua forma mais acabada, não respondeu ainda à afronta. Quando o fizer, irá doer.

FAL no Corta-Fitas

Rinoceronte "100 Comentários"


Na Galeria Novo Século
De 9 de Outubro a 1 de Novembro

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Destruir Depois De Ler


A explicação para a crise do "sub-prime" . Para essa e para outras...

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Hipocrisia e Instrumentalização


Hipocrisia do Governo, que achou relevante e sensato mudar a lei da interrupção voluntária da gravidez, da procriação geneticamente assistida e mesmo a do casamento – mas já considera despropositada e desajustada a mudança da legislação sobre os casamentos homossexuais.
Hipocrisia do Bloco de Esquerda, que propõe agora este debate não porque entenda que é o momento certo, mas porque lhe dá jeito, politicamente, marcar posição à esquerda e tirar dali dividendos eleitorais. Teve quatro anos para o fazer, mas manteve o silêncio prudente de quem quer negociar (até) a ideologia.
Hipocrisia do PSD, porque percebe que a guerrilha vem da esquerda e pode dar-se ao luxo de mostrar alguma abertura ao debate e a vaga ideia de um referendo. Danos, só colaterais...
À esquerda e à direita, todos estão a usar esta arma de arremesso em proveito próprio, a pensar em 2009 e na vaga de eleições que aí vem. Ou seja, todos se estão nas tintas para os direitos dos homossexuais. Querem marcar posição no tabuleiro dos votos, e ganhar vantagem nos temas que podem, efectivamente, marcar a diferença.
É a política, estúpido!


Os Gato Já Não Fedem!


Afinal os Gato Fedorento já não fedem como costumavam feder.
Mas nós não ficamos "prejudicados" pois temos os Comtemporâneos.
Esses sim, fedem como deve ser!

Juízo e Juízes


Cada vez mais, através de associações sindicais ou profissionais, os juízes apreciam leis quando estas estão em fase de discussão na Assembleia da República. Dir-se-á que têm liberdade.

Mas imagine-se que os deputados davam as suas opiniões sobre o modo como os juízes conduzm os julgamentos. Teriam a mesma liberdade?

Mandaria a prudência que os magistrados se abstivessem de emitir juizos sobre leis que vão ter de aplicar.


Do Editorial do Expresso

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A Lógica do Discurso Político


Desempenhar um papel é a lógica do discurso político


Barthes, que tinha um requintado sentido da fórmula, escreveu algures: "A estupidez é a euforia do lugar". Queria ele dizer que é estúpido o discurso que se fixa nas suas certezas e se instala num lugar obtuso, sem vacilações nem recuos. Esta é hoje a regra do discurso político, reduzido que foi a uma fraseologia no interior da qual deixou de ser possível pensar. Como uma mão invisível, algo de tão coercivo se instalou que os próprios políticos, mal se retiram ou conquistam o exterior, sentem a necessidade de mostrar que tinham sido forçados a "representar" um papel pouco interessante e a entrar num "jogo de linguagem" em que, no fundo, não acreditam. O último a reivindicar distância crítica relativamente à "pobreza do debate político" e a exigir um suplemento de complexidade intelectual foi Marques Mendes. O problema é que este jogo de representações , que fixa os papéis a desempenhar e codifica os respectivos discursos, estendeu-se aos analistas políticos. Um caso paradigmático é o de Marcelo Rebelo de Sousa que, no seu exercício semanal de "overacting", representa o papel do louco que não apenas se toma por Professor como, muito mais grave que isso, se toma por Marcelo Rebelo de Sousa.


António Guerreiro no Expresso ( sublinhados meus)

Redacção

pedro vieira
A minha visita à vacaria


Eu ontem fui visitar uma vacaria.

Eu fiquei muito admirado porque as vacas faziam uma fila muito grande desejosas de ser ordenhadas.

Quando chegava a sua vez deliciavam-se com o mecanismo que extrai o leite das suas tetas.

É isto o pugresso, perdão, o progresso e chama-se ordenha automática.

Eu gostei muito de visitar esta jovem e moderna vacaria.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Onde Estão os Dois Indomáveis Campeões?


Este triste assunto não deve transformar-se num auto da fé de B. B. e de Ana Sara Brito. Por todas as razões, sobretudo a de que o assunto é muito maior que eles. O que está em causa, e não será de mais repeti-lo, é o que de pior existe em qualquer administração pública - a opacidade, o favorecimento discricionário, a assunção dos bens públicos como propriedade de “quem está” e o seu tráfico entre escolhidos. Se em vez da “atribuição” de casas estivéssemos a falar da de envelopes de papel pardo com notas lá dentro, estaria já tudo aos gritos, a começar por Sá Fernandes e Helena Roseta, esses indomáveis campeões antinegociatas. Mas, como na lenda da Rainha Santa, o dinheiro está transformado em casas. Pode-se fazer de conta que não se passou nada.

Fernanda Câncio no Cinco Dias (excerto)

One Woman Show


Excelente monólogo de Beatriz Batarda .

Notaveis o cenário de Manuel Aires Mateus, o desenho de luz de Nuno Meira e a musica de Pedro Moreira.

Mais uma vez é no Teatro do Bairro Alto que está a sede do Nacional.

Aproveite no fim de semana pois está mesmo a acabar.

As Pérolas e os Porcos


Na edição desta semana da Quadratura do Círculo, discutiu-se a blogosfera a propósito dos equivocos e calúnias que muitas vezes são gerados por este “sub-mundo”, como lhe apelidou positivamente António Costa.

Pacheco Pereira disse de sua justiça, traçando um panorama no mínimo curioso.Afirmou que 99% da blogosfera é má, não tem valor, sendo constituida por “pequenos e médios intelectuais em busca da fama fácil” (cito de cor). Acrescentou que nela proliferam posturas baseadas no “Eu não vi, mas acho que...”, reflectindo genuinamente o pauperismo intelectual do país.

Confessou ainda que tinha escrito no seu Abrupto com letras invisíveis a conhecida máxima de Bernard Shaw: “Nunca se deve lutar com um porco, você fica sujo e o porco na mesma."

Trocado por miúdos, Pacheco Pereira quis esclarecer o seguinte ao país:

1) ele e o seu Abrupto integram o 1% “bom” da blogosfera;

2) não se considera um pequeno ou médio intelectual em busca de fama fácil;

3) considera-se portanto uma luz no meio do pauperismo intelectual que reina em Portugal;

4) não gosta de se sujar em lutas com os porcos que proliferam na blogosfera.





É por isso mesmo que eu, há muito, deixei de frequentar o Abrupto.

Não me quero sujar!