segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

As Boas Citações ( I )


Vasco Pulido Valente, o Tratado e Portugal, este Mato Remoto e Miserável!


" Para nós, o tratado, a Constituição, ou como lhe quiserem chamar, não muda nada. Não ficamos com menos poder, porque, informalmente, já não tinhamos poder nenhum.

Perdemos dois deputados, que não nos fazem qualquer espécie de falta e, na prática, um comissário, que só faz falta a politicos sem reforma.

De resto, a gentinha dos ministérios não deixará de passear pela "Europa"(60 milhões por ano) a fingir que é "normal" e anda a tratar do bem da pátria. È verdade que não houve referendo.Mas quem queria o referendo, tirando o Bloco e o PC, que vivem noutro mundo e descobriram no tratado perigosas tendências para o liberalismo?

Os portugueses não se interessam pelo assunto. O que se compreende. A "Europa" é útil a Portugal por duas razões. Primeiro porque dá dinheiro: um dinheiro que já foi laragamente espatifado em falcatruas de vária espécie.

Segundo, porque serve de polícia. Sem a "Europa", e com os partidos que nos governam, o défice tinha chegado aos 9 ou 10 por cento e a dívida furado o tecto. Isto só não sucedeu por causa de um senhor espanhol que, de Bruxelas, nos meteu na ordem. E se os militares estão em sossego e

a casa constitucionalmente arrumada é também porque a loucura índigena não pega em Bruxelas.Bruxelas civilizou um pouco este mato remoto e miserável."


Nuno Artur Silva, o Ordenamento do Território e o Audiovisual


"Tal como o país real, o Portugal audiovisual está ocupado selvaticamente por patos-bravos, empreiteiros vigaristas, má construção e especulação..."


Paulo Moura , a Juventude, o Interrail e a Mala


"Entre os jovens interrailers, não havia racismo nem discriminações. Éramos iguais.

Uma comunidade com códigos comuns , de valores, de linguagem, e também de sinais exteriores"


( do Público do passado fim de semana )

Sem comentários: