segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

As Transferências Que se Impõem




José Manuel Fernandes lança, em editorial de hoje no Público, uma pergunta lancinante : "Estaremos enganados ao defender a liberdade?"




A pergunta tem resposta, não aquela que o editorialista pretende insinuar pois que, nos termos e argumentos utilizados na sua arenga não está, em absoluto, a defender a liberdade.




Por agora não me interessa o que JMF estará a defender embora muitas e variadas especulações se poderiam fazer. Porventura até com mais hipóteses de serem verdadeiras que muito do que vem escrito no seu jornal.




Mas defender a liberdade, jamais!



Liberalismo de pacotilha



È o titulo de um artigo de Pedro Magalhães, na página anterior do mesmo jornal ,o qual responde certeiramente aos últimos e pavoneantes escritos de JMF.




Diz Magalhães que "Nada impede que aqueles cujos interesses são afectados por determinada lei utilizem a retórica que muito bem entendam para esconder os argumentos mais absurdos e obviamente interesseiros, mas nada obriga a que os levemos a sério".






E continua mais adiante referindo-se ao execrável artigo de António Barreto ontem no mesmo jornal: "Mas incomoda-me ainda mais verificar como pessoas que julgamos serem sensatas se revelam, neste caso, serem totalmente incapazes de se posicionarem sobre estes temas sem ser com um absolutamente transparente egoísmo, ainda por cima mal disfarçado de liberalismo de pacotilha, ele próprio moralista e paternalista, incapaz de imaginar que aqueles que querem apenas um pouco de menos caos e um pouco mais de respeito nas suas vidas quotidianas também amam a liberdade".



Pois é, o melhor é não os levarmos a sério.



Não seria melhor transferi-los para o Inimigo Público?









Sem comentários: