sexta-feira, 27 de junho de 2008

Um Pequeno Zimbabwe e Uma Grande Madeira


"Caos é Sempre Que um Camionista Quiser"


"Parece claro que o homem mais poderoso de Portugal não é José Sócrates, nem Belmiro de Azevedo, nem Manuel Luís Goucha (embora eu não seja daqueles que negligenciam o poder do programa Você na TV). O homem mais poderoso de Portugal é o Cajó, que conduz um Scania de 12 rodados. Se ele convencer os amigos a não trabalharem durante 15 dias, acaba a comida, a água e a gasolina. A nossa civilização está a uma semana de distância do estado de sítio. Se o Cajó acordar maldisposto, isto descamba."

Ricardo Araujo Pereira na Visão

O Público Lançado ao Mercado, Esse Grande e Implacável Ditador


Parabéns aos leitores ou melhor, ex-leitores do Público, os quais, seguindo os ditames liberias do seu director ,o estão, neste caso, a penalizar com uma acentuada quebra de vendas.
O senhor pensava que, por falta da alternativa, não teríamos outro remédio senão continuar a comprar o seu jornal.
Enganou-se. È caso para lhe recordar : È o mercado, estúpido!
Para verem ao ponto a que chegou a manipulação vejam aqui, no Câmara Corporativa

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Os Velhos Gémeos


A Alegria dos Cemitérios
«O rosto da dr.ª Manuela Ferreira Leite, esse, permanecia o que tem sido: um enigma íntimo. Aliás, a substância do seu discurso (que Pacheco Pereira aplaudiu, frenético, com transporte e unção) foi o gélido resultado de uma assustadora ausência de ideias. Qualquer módica alegria de grupo fica ensombrada pelo mal-estar provocado por esta inexistência de empatia. A senhora nada disse de novo, nada acrescentou ao que já se sabia. Como nos comunicou António José Teixeira, naquele registo fúnebre que se lhe reconhece, a Dr.ª Manuela Ferreira Leite é irmã gémea do Dr. Cavaco. Quer dizer: cria uma atmosfera de frigorífico.» [Diário de Notícias]
Parecer:
Por Baptista Bastos.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

No Jumento

No Teatro do Bairro Alto


Onde reside a companhia do Teatro da Cornucópia

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Maternidade


Barão Trepador
Desato-lhe os cordões das botas. Tiro-lhe as meias. Estão transpiradas. Pego-lhe nos pés. São já do tamanho dos meus. Cheiro-lhos. Como se ele fosse um cristo ignoto e eu uma virgem mãe. Beijo-lhe o sinal que tem no dedo mais pequenino do pé esquerdo. Digo Gosto tanto do cheiro dos teus pés. Ele não responde. Limita-se a sorrir, mostrando os dentes novos, definitivos, enormes, que lhe estão a crescer na boca. Pergunto Achas que sou maluquinha por gostar do cheiro dos teus pés? Ele volta a sorrir. Atira-se para trás. Suspira. Depois responde. Um pouco. Acho que és uma mãe um pouco louca. São estas as exactas palavras que lhe saem da boca. Volto a pegar-lhe nos pés. Esfrego-os no meu rosto. Às vezes, muitas vezes, tenho a sensação de o sufocar com os meus gestos. Não sou capaz de não lhe tocar. Tantas vezes que desejo ter um ventre enorme elástico onde ele novamente se aninhe e sossegue. Tenho por ele, mais do que por ela, um amor táctil, quase obsceno. Chegará um dia em que ele não me deixará cheirar-lhe os pés, nem me contará os sonhos, nem me pedirá ajuda para colar cromos na caderneta. Estranhará a minha nudez, esconder-me-á a sua. Abrirá assim fissuras irreparáveis na nossa intimidade. Deixarei de me reconhecer no seu corpo, nos olhos, na boca, nas mãos, na sua pele de maltês e andarilho, escura como a de um cigano. O seu corpo deixará de ser o meu corpo.
(acho sempre que não me sobra amor para outro filho.)

Ana no Ana de Amsterdam

O PSD é um Partido Estranho


A United Airlines anunciou o despedimento de 950 pilotos, dizendo que tem que reduzir a frota devido ao aumento dos combustíveis. A TAP pondera suspender várias ligações aéreas pelos mesmos motivos. Perante o aumento dos combustíveis, que tudo indica ter vindo para ficar, quais são os investimentos públicos em novas infra-estruturas que preocupam o PSD? O aeroporto? As auto-estradas? Nada disso. A ligação ferroviária à rede europeia de alta velocidade. Pois...


A Luta Continua


Luís Filipe Menezes, ex-líder do PSD, disse, esta quarta-feira, que quem afirma que o projecto da alta velocidade não deve avançar não sabe do que fala e não estuda os dossiers sobre os quais se pronuncia.
A alta velocidade é uma «matéria que por vezes é difícil discutir com quem não percebe nada e com quem nunca a estudou», disse.
O presidente da Câmara de Gaia considerou que, apesar da necessidade da rede de alta velocidade em Portugal ser inquestionável, o financiamento da obra é «obviamente discutível».
Enquanto presidente do Eixo Atlântico, que reúne 34 municípios do Norte de Portugal e da Galiza, Menezes enviou, esta quarta-feira, uma carta ao primeiro-ministro, José Sócrates, pedindo uma reunião de emergência para falarem sobre a construção da linha de alta velocidade entre Porto e Vigo.
Luís Filipe Menezes alertou para a necessidade de cumprir os prazos estipulados para a construção do TGV em Portugal, até porque o «lado espanhol está muito avançado».

TSF On-Line

Emergência Social e Demagogia


Nuno Morais Sarmento, actual presidente do Conselho de Jurisdição do PSD, deve pensar que os outros são parvos. Ontem, na Rádio Renascença, disse que se o PSD fosse governo... trocaria o projecto do TGV por... «apoios à emergência social». Uma forma como qualquer outra de reeditar a famosa tese de Barroso: «enquanto houver uma criança numa fila de hospital, não teremos novo aeroporto...» Mas o raciocínio não se aplicava ao TGV, o qual podia coexistir com crianças em filas de hospital. Tanto assim que o XV Governo Constitucional, chefiado por Barroso, aprovou quatro linhas de TGV (uma quinta linha, entre o Algarve e Huelva, ficava dependente de mais estudos). Nesse governo, Nuno Morais Sarmento era ministro da Presidência, Manuela Ferreira Leite ministra de Estado e das Finanças, e Carmona Rodrigues ministro das Obras Públicas. E o executivo que se seguiu, o XVI, chefiado por Santana Lopes, também aprovou quatro. Nesse governo, Nuno Morais Sarmento era ministro de Estado e da Presidência, Bagão Félix ministro das Finanças, e António Mexia ministro das Obras Públicas. Por contraste, o actual governo apenas aprovou duas. Como é que Nuno Morais Sarmento quer ser levado a sério?


Eduardo Pitta no Da literatura

terça-feira, 24 de junho de 2008

As Sedes e a Sede


No El País

Joana Lucas


Na Arte Periférica, até 31 de Julho

segunda-feira, 23 de junho de 2008

A Excepção e A Regra no Expresso

António Jorge Gonçalves

Sob o título "A Carreira de Sócrates" Fernando Madrinha surpreende por vir a contra-corrente.
Termina o seu texto referindo que "Estes três anos e meio de Governo não foram o fracasso em que a crise dos combustíveis, para a qual Sócrates não é tido nem achado, pode vir a transformá-los. Toda a gente sabe que não há gratidão na política - até Churchill perdeu as eleições depois de ter ganho a guerra - nem o primeiro-ministro contará com ela. Mas o país deve a José Sócrates, que nunca governou senão na adversidade, essa coragem rara, nos politicos de hoje, de enfrentar a impopularidade e fazer o que tem que ser feito, mesmo quando os gritos e insultos na rua se vão tornando insuportáveis. Parece pouco, mas é muito. E agora que quase tudo lhe corre mal, é altura de o dizer com clareza."

Traduzindo Pacheco Pereira


As palavras de Pacheco Pereira devem ser sempre cuidadosamente traduzidas.
Veio hoje dizer que as divergências no PSD irão continuar enquanto este se mantiver virado para o seu interior.
Acrecenta que só haverá união quando o partido SE VIRAR PARA O EXTERIOR.
Aqui temos de recorrer à tradução e o "VIRAR PARA O EXTERIOR" significa " HAVER MAIS CHEIRO A PODER", e esse só aparecerá com doses maciças de demagogia e aldrabice como o
Blasfémias já detectou no discurso de Manuela Ferreira Leite.
É caso para se dizer que, para além das sempre preciosas "ajudas" de Marcelo, a nova líder tem pela frente uma verdadeira QUADRATURA DO CÍRCULO.

Extinção do Ministério do Ambiente, Já!




"...já vi o país atravessar alguns vinte ministros do Ambiente e nunca vi nenhum que fosse tão inútil, tão acomodado, tão verbo-de-encher, tão prejudicial à área que tutela como esta figura triste do actual ministro, eng.Nunes Correia. Não consigo entender, francamente, porque insiste o homem em ser tratado pela alcunha de ministro do Ambiente - a não ser pelo prazer de usar o sobrenome de ministro...."
Miguel de Sousa Tavares no Expresso do passado Sábado.

Precisamente no passado Sábado ao fazer um passeio no Tejo entre Azambuja e Escaroupim dei com o rio no estado que as fotos documentam. Ao inquirir alguns locias fui informado que, de vez em quando aconteciam algumas "descargas das celuloses" e que "ninguém fazia nada".
Até no Tejo, senhores!
Mais uma vez sugiro, de uma vez por todas : Extinga-se o Ministério do Ambiente!


Um 31 Armado


Isto não se faz. No dia em que Manuela Ferreira Leite é entronizada o 31 da Armada publica isto , durante todo o dia.
É uma afronta. Já não há solidariedade entre as direitas

sábado, 21 de junho de 2008

A Visita ( da Velha Senhora )


Quanto durará?

Ainda se fosse esta...

A Má Contabilidade de Ferreira Leite


Parece que a senhora disse que, pelos seus erros politicos Sócrates iria pagar a factura.
É verdade, normalmente os politicos pagam sempre a factura do que fizeram e do que não fizeram.
No entanto "esqueceu-se" fazer a autocritica do seu partido pela pesadissima factura que pagou em 2005, com erros de Barroso e Santana.
Factura que tem andado a pagar em suaves prestações anuais e que ainda não deverá estar paga em 2009.
Erro de cálculo ou omissão deliberada, não me parece consentâneo com as exigências no peso do fiambre nem com quantas rugas tem na cara.
Para "contabilista", como costuma ser apelidada, é de se perder a confiança!
Safa, como diz o compadre...


Festival de Teatro de Almada - 25 Anos


Foi ontem apresentado o programa deste ano, a comemorar os 25 anos do Festival.

Artista homenageado e autor do cartaz, João Vieira.

Os 5 Magnifícos


Na Galeria Novo Século, até 5 de Julho

sexta-feira, 20 de junho de 2008

O Bineorealismo Fernandesiano




"A vantagem de ser mulher é sentir-se que é directa, terra a terra, que sabe quanto custa o pão, o leite ou um quilo de carne numa altura em que a distância entre os políticos que passam no interior de carros de vidros fumados e o cidadão comum se agravou. Ter idade, cabelos brancos, rugas é, até porque ninguém os deseja ter, um factor de autenticidade que aproxima a nova líder do PSD de um eleitorado que não é tão novo como se julga (sobretudo se pensarmos que os mais novos se abstêm mais do que os mais velhos)"

Do editorial de hoje de José Manuel Fernandes no Público ( via Aspirina B )

Convencer os Convencidos?


Se calhar nem isso, pois o senhor já não convence quase ninguém.
Parece ser uma triste sina, a de José Manuel Fernandes, de vitória em vitória até à derrota final.
Segundo consta o editorial do Público de hoje é de antologia.
Na ânsia de incensar Manuela Ferreira Leite parece que foi ainda mais longe do que no célebre editorial do fiambre.
Seguramente o que na Rua Viriato mais precisam é de encomendar mioleira.
Disso é que por lá falta - e em doses industriais!

A Retoma Que Não Dá Jeito


Li ontem no OJE, gratuito da área económica, e cito de cor, que, no passado mês, Portugal liderou nos países da CE, a retoma do sector da construção?
Então e os grandes jornais, radios e televisões - Público, Radio Clube, TSF não se deram conta do facto?
Será que não foi confirmada a notícia?
Ou não dá jeito nenhum ao cenário catastrofista que têm andado a "vender-nos" com tanto afinco?

O Regresso da "Silly Season"


Uma luminária do PS, eterno "especialista" do sector automóvel, veio sugerir a instalação de videovigilância nos Centros de Inspecção para "supervisionar" o seu trabalho - ou a falta dele.

Para garantir a qualidade e a honestidade destes centros parece-me que deverão existir muitas outras soluções, à primeira vista mais eficazes.

Alguém acredita que esta medida terá alguma validade efectiva?

Provavelmente só os fornecedores do referido equipamento!

Também a ERSE, entidade reguladora do "sistema eléctrico", ou coisa que o valha, vem concordar com a EDP no sentido de transferir para as nossas facturas de luz as dívidas que não conseguem cobrar a clientes faltosos, através de uma contribuição mensal(?) de um Euro.

E tudo isto aconteceu enquanto Portugal participava no Europeu de Futebol.

Será já a" silly season" antecipada e em grande aceleração?

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Quem Não Tem Cão Caça Com Gato


Miguel Cadilhe tudo fez, aqui há tempos, para que aparecesse como um dos favoritos à "liderança" do BCP.
Afinal parece que vai assumir ou já assumiu a presidência do BPN.
Nada mau, apesar de tudo.
Queria a sorte grande - teve a terminação!

Prudência e Caldos de Galinha - As Receitas de Manuela Ferreira Leite


"...Por isso, agora que os populistas estão em banho-maria, o PSD responsável começa a abrir caminho para dar a volta por cima. Afinal de contas, Manuela Ferreira Leite não se pode arriscar a que o seu potencial eleitorado apareça a exigir-lhe combustíveis mais baratos, a reabertura de maternidades e serviços de atendimento permanente, o fim da classificação dos professores, a abolição de portagens nas Scuts, a extinção da ASAE, a revogação da lei do tabaco, o fim da mobilidade especial dos funcionários públicos, a reintrodução de subsistemas especiais de saúde para magistrados, militares e polícias, a equiparação do IVA com Espanha, o abaixamento do tecto na idade da reforma, etc. Pois é. O maior partido da oposição tem de pensar na vidinha. A 15 meses das eleições legislativas, nada como ensaiar a queda no real."

Eduardo Pitta no Da Literatura

quarta-feira, 18 de junho de 2008

E Talvez Não tenha Dito Nada de Falso


Essa história de pagar balúrdios a agências para darem pequenos pareceres é muito recente". Luís Goldschmidt, assessor de imprensa da Caixa Geral de Depósitos

Citado no blogue Lugares Comuns de LPM

Poder & Influência


Argumentos que me fazem perder toda a racionalidade e simpatia

Hoje no Público, Bénard da Costa escreve uma resposta à antiga ministra da cultura, Isabel Pires de Lima. Não é do texto que venho falar, nem do que ele defende, nem se tem ou não razão porque a partir do momento em que alguém tem o distinto topete de escrever isto (a parte que "boldo") "Meta-se com gente do seu tamanho e haja respeitinho por quem não tem idade, nem percurso profissional, nem posição social para gastar mais cera com tão ruim defunta" vai directinho para o meu caixote de lixo mental. Há argumentos que deviam envergonhar quem os invoca, qualquer que seja o contexto em que são usados.

Shiznogud no Womenage a Trois

Isabel Pires de Lima nunca deveria ter cedido ao "lóbi intelectual".
Bénard da Costa deveria ter sido aposentado as 70 anos.
E já era demais.
Fica- e a ainda se dá ao luxo de nomear "delfim"!
Isto é que é poder e influência!
Sobre o mesmo assunto ver também A Bela e o Monstro, aqui.

As Verdades Devem Ser Ditas




Ontem, Manuela Ferreira Leite encontrou-se ontem pela primeira vez com o primeiro-ministro, com quem esteve reunida mais de uma hora em São Bento, tendo concordado com as posições governamentais, quer quanto às soluções para a subida dos preços dos combustíveis, quer na resolução do impasse europeu devido ao "não" irlandês. "Foi uma reunião esclarecedora, sobre a qual o PSD também transmitiu as suas posições. Mas devo dizer que não existem divergências de fundo entre as posições do PSD e as do Governo português", sintetizou a líder social-democrata, referindo-se à crise política europeia.
( no JN )

Para quê malabarismos demagógicos só para tentar mostrar diferenças?
Se não há divergências de fundo não há...ponto e basta.
Mas alguns gostam de barulho, "soundbytes", dá mais audiências, vende mais!
"O que pensa começa no que ouve"?
Mas pense bem porque quase sempre não é verdade.

Buzinão,Demagogia e Manipulação


BUZINÃO CONTRA O MUNDO
1. Não há política sustentável de contenção dos preços do petróleo. Estes subirão por efeito da maior procura e dos custos crescentes de extracção, pelo que qualquer contenção subsidiando os preços implicará gastos crescentes do orçamento. E porque há sempre escolhas, pois o orçamento é finito, quem propõe medidas como a do “gasóleo profissional” coloca-se, objectivamente, do lado dos que entendem como subsidiárias as funções sociais e modernizadoras do Estado. Um orçamento sustentável num mundo sustentável é incompatível com o “gasóleo profissional”.
2. Sendo o petróleo um recurso finito, e portanto em extinção num dia cada vez mais próximo, um protesto contra o aumento dos preços do petróleo é um protesto contra a finitude do mundo. Um “buzinão contra o aumento dos combustíveis” é como um buzinão contra a morte por envelhecimento, uma recusa dos limites materiais da existência humana: inconsequente se avaliado do ponto de vista de quem protesta, ilimitadamente manipulador no que aos seus promotores diz respeito.
3. Não sendo surpreendente, é apesar de tudo lamentável que PCP, apoiando o gasóleo profissional, e BE, secundando o buzinão, se tenham colocado, nesta questão decisiva para o nosso futuro, numa posição que só pode ser descrita como, literalmente, demagógica.

Rui Pena Pires no Canhoto

terça-feira, 17 de junho de 2008

Parabéns a Vocês


Até que enfim!
Hoje, em destaque no Prós e Contras dois bloguistas ditos de "referência", Daniel Oliveira e Carlos Abreu Amorim.
Devemos salientar o sucesso com que se coroam anos de labuta na blogosfera para, finalmente, se aparecer sob os holofotes das televisões.
Parece até irracional... e se calhar até é.
Mas deverá também ser muito patriótico.
A minha benção rapazes!
PS : Salvaram-se as intervenções de Nuno Domingos e José Neves

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Subscrevo


Estava na Alemanha quando os irlandeses disseram NÃO à Europa. Seria pleonástico insistir nas razões que determinaram esse desfecho. Conduzida pela extrema-direita e outros sectores conservadores da sociedade irlandesa, a campanha do NÃO privilegiou três espantalhos: o fim da neutralidade militar, a imposição do aborto e os casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Salvo o primeiro (uma possibilidade real), os outros são hipóteses virtuais. Seja como for, a Europa dos 27, ou seja, 490 milhões de pessoas, não pode ficar refém das idiossincrasias de 862 mil eleitores. Bem vistas as coisas, a culpa não é inteiramente dela. As cabecinhas que impuseram a obrigatoriedade da ratificação a 27, deviam ter pensado na eventualidade de percalços. Agora está feito. E seria um contra-senso manter o país como membro. A Irlanda deve ir à sua vidinha. Tão simples como isto.

Eduardo Pitta no Da Literatura

Os Contemporâneos - Amy Winehouse pt4

No melhor "vinho da casa" cai a nódoa

O Mistério da Ajuda


Mais ainda: sendo notório que no governo há um ministro empenhado numa “política de gosto” pessoal, Manuel Pinho, o silencioso cede o campo ao outro: a que propósito é que o contracto com o arquitecto Paulo Mendes da Rocha para o novo Museu dos Coches foi sim assinado pelo Ministro da Economia? Seguramente já é admitido no próprio governo que o ministro da Cultura desapareceu no mistério que se adensa no Palácio da Ajuda. No governo, e na imprensa também, que depois de tão inflamados panegíricos guarda agora um cobarde silêncio sobre um ministro desaparecido.

Augusto M. Seabra no seu Letra de Forma

Seria bom reler o que a imprensa disse. Chegou-se ao ponto de insinuar que o senhor iria ofuscar Sócrates, tal a sua sede de protagonismo.
Afinal, exceptuando a nomeação do inefável Mexia para a Cinemateca, mais nada se viu.
È realmente pouco para alguém tão brilhante.
Já era altura de dar um baile a todos estes especuladores e invejosos!

domingo, 15 de junho de 2008

Afinal havia Outro


Ele é a escrever, ele é a desenhar, ele é a escrever e desenhar.
Se quiser "ouvi-los" é ir à Almedina(Atrium Saldanha) na próxima terça-feira, entre as 18 e as 20 horas.
P.S. : Mas há só um a escrever no IrmãoLucia! (Para adultos)

A Guerra Civil na Rua Viriato


E é caso para isso tais e tantas e tamanhas as asneiras do inefável Público.
Não são suficientes os erros gramaticais, as concordâncias, as incorrecções, as notícias feitas em cima do joelho, as meias-verdades, as meias-mentiras, as aldrabices.
Agora foi Karl Marx a escrever sobre A Guerra Civil em Espanha no ano de 1871.
Aqui há dias tinha sido Vasco Pulido Valente a perorar sobre a 2ªvolta das eleições presidencias ganhas por Cavaco Silva.
E o barrete que terá (?) sido enfiado por Barreto o qual, por sua vez, pensou fazer um brilharete enfiando-o ao auditório?
E as alucinações... dum "critico", Eduardo Cintra Torres, sempre em defesa do seu PSD, no mais puro estilo "se não foste tu, foi o teu pai ou o teu avô".
Isto é que é rigor e isenção.
O Inimigo Público é que acertou quando disse que José Manuel Fernandes anda por aí a fazer as primeiras partes da "tournée" de Bush na Europa - bem merece.
Mas, quando se é um grande intelectual, o mundo é maravilhoso.
Tudo vai bem!

Portugal e Espanha, as mesmas lutas!

Muda só a bandeira

No El País

sexta-feira, 13 de junho de 2008

ANÚNCIO


Recrutam-se
PORTA-VOZES e CONSELHEIROS DE REIVINDICAÇÕES
para apoio a AGRICULTORES E TAXISTAS.

Exige-se filiação no PSD
Boa capacidade de relacionamento nos meios de comunicação social
Isenção de Horário de trabalho
Remuneração compativel
Refeições e deslocações contra entrega de factura
Grandes possibilidades de progressão na carreira
Exige-se grande flexibilidade, preferencialmente dar-se-á prioridade a quem careça de coluna vertebral.
Resposta imediata

E Deus Criou Este Tesourinho Deprimente


"Filas intermináveis nas bombas. Filas intermináveis nos supermercados. A gasolina a acabar. A comida a acabar. O açambarcamento. Isto tem qualquer coisa de fim da civilização ocidental tal como a conhecemos. "

Rodrigo Moita de Deus no 31 da Armada

Dia de Santo António


quinta-feira, 12 de junho de 2008

O Azar Deles


Você e a TV

Os "jornalistas" que as televisões mandaram para as filas de espera por combustível, perguntaram indistintamente aos incautos como é que estavam ali em vez de assistirem ao jogo da selecção. Como se fosse uma obrigação nacional assistir a tal coisa. Em que barraca é que estes "jornalistas" tiraram os cursos?

Nota: A galáxia SIC passou o dia - a esta hora, cerca das 24h 30, ainda está - a lançar o pânico junto dos espectadores. Tudo, nas boquinhas dos jornalistas do dr. Balsemão, se agiganta. Quem aterrar de repente em Portugal pode pensar que se está a viver uma Bastilha no Carregado. Temos pena, mas não está.

(João Gonçalves no Portugal dos Pequeninos)

Contráriamente ao que alguns incautos entenderam, aqui critica-se o alarmismo oportunista da SIC mas, acima de tudo afirma-se ter pena de não estarmos a viver uma Bastilha no Carregado.
É por isso que uma certa direita se lamenta.É a chamada dor de corno.
Acabou em três dias e sem violência policial .
Sabemos que vão continuar a regar a plantinha com a ajuda de todas as Sics que puderem ir arrebanhando.
A Sic do Balsemão aqui, coitada,só serviu como figura de retórica.

Agora Entendo Muito Melhor


OPOSIÇÃO RESPONSÁVEL.
Porta-voz dos camionistas é militante activo do PSD.
«António Lóios, o auto-intitulado porta-voz da comissão de camionistas responsável pela paralisação nacional da última semana, tem uma carreira política intimamente ligada ao PSD, segundo apurou o Diário Económico. O que confirma as acusações que lhe têm sido dirigidas por parte de vários membros da direcção da ANTRAM. (...)»

Do Kontratempos

Por isso Manuela Ferreira Leite nem precisou de se pronunciar.
Tanto ela como o partido estavam bem por dentro do assunto...

Joana e a Vida


Os azulejos "falsos ingénuos" de Joana Rosa são fantásticos.
Se quiserem podem ver mais na estação de Metro da Quinta das Conchas.
Isto se, ao contrário de certo literato cheio de "comichões" por ter andado na linha Azul, não tiverem problemas em viajar na Amarela.

Branca de Neve


"Quando a música é literatura, é má literatura. A música começa quando as palavras cessam. O que acontece quando a música cessa? Silêncio. A que aspira a música? Ao silêncio."


Julian Barnes em O Silêncio no livro A Mesa Limão

Também Há Populismo Intelectual?


A fraude
Ninguém se espante com o desaparecimento de Manuela Ferreira Leite (MFL) no dia em que o país quase bloqueou. Foi assim e há-de ser sempre assim. José Pacheco Pereira já explicou tudo: a senhora não tem nada para dizer. Não quer dizer nada porque o "eleitor de 2009 não vai votar em grandes questões programáticas, nem em listas de medidas por muito atractivas que elas sejam, nem em grandes rupturas". Prepara-se apenas para vender sentimentos: "alguma solidez, alguma seriedade, alguma credibilidade no Governo".Ora isto - vender apenas sentimentos ("credibilidade", "solidez", "seriedade", "confiança", "segurança" - tudo expressões retiradas do artigo de JPP) - é característico do mais puro dos populismos. Um populismo sofisticado, é certo, mas populismo à mesma. Joga-se exclusivamente nas emoções, e atira-se para depois a responsabilidade de aplicar um programa.Pois. Um programa. Um programa não se arranja do pé para a mão. Sobretudo um programa sério. Dá trabalho, muito trabalho. E, aliás, até há vantagens em não ter um programa. Por exemplo: não se é escrutinável. Se um dia MFL ganhar as eleições legislativas, ficaremos todos sem saber, depois, se está a cumprir o seu programa ou não. Como será um programa preenchido de generalidades tudo será dito e tudo ficará por dizer. O "programa mínimo" de que falou JPP.O que se prepara, a bem dizer, é uma fraude. Perfeitinha como um ovo. E, como um ovo, sem ponta por onde se lhe pegue.

JPH no Glória Fácil

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Pior Que Canalha - Absolutamente Intolerável!

OS PIQUETES DA CANALHA. Acabei de ver no telejornal uma canalha qualquer com uns coletes de automobilista que apedrejou violentamente um camião porque, e cito, não sabia que transportava medicamentos. Em vez de estarem presos, os agressores que aparentemente têm poder para decidir quem circula e não circula nas estradas portuguesas falam abertamente para uma câmara de televisão. Noutro ponto do país, mais a sul, ficamos a saber que os camiões-cisterna de combustível estão impedidos de sair da refinaria de Sines por causa de mais uma canalha que decide quem circula e não circula nas estradas portuguesas. Polícia, uma vez mais, nem vê-la. A cada hora que passa, esta canalha enfraquece o Estado, a lei, a democracia e as nossas estruturas de representação política. Até quando vamos permitir que continue esta canalhice?

Tiago Barbosa Ribeiro no Kontratempos

E as oposições cobarde e oportunisticamente caladas - ou a ajudar à festa.
REPUGNANTE!

Ontem Foi Dia da Raça




terça-feira, 10 de junho de 2008

Confusões


Hoje não é dia de feira de gado

A Raça Lusitana


Esta é que é a verdadeira...e única.

O resto é tralha bafienta que já devia estar no caixote do lixo!

Portuguêsmente!

( foto de O Jumento )

Exemplar típico...do pior!