domingo, 27 de dezembro de 2009

Para Terminar de Vez Com O Fim-de-Semana Católico


Fátima é o nome de um lugar da província, não sei onde ao certo, perto de um outro lugar do qual tenho a mesma ignorância geográfica mas que se chama Cova de qualquer santa.

Nesse lugar - esse ou outro-ou perto de qualquer d'elles, ou de ambos,viram um dia umas crianças aparecer Nossa Senhora (...)Assim diz a voz do povo da província e "A Voz" (jornal católico e monárquico) sem povo de Lisboa.

Deve portanto ser verdade, visto que é sabido que a voz das aldeias e "A Voz" da cidade de ha muito substituíram aquelas velharias democráticas que se chamam, ou chamavam, a demonstração científica e o pensamento raciocinado.
O facto é que há em Portugal um lugar que pode concorrer e vantajosamente com Lourdes. Ha curas maravilhosas, a preços mais em conta.


O negócio da religião a retalho, no que diz respeito à Loja de Fátima, tem tomado grande incremento, com manifesto gaudio místico da parte de hoteis, estalagens e outro comércio desses jeitos - o que, aliás,está plenamente de accordo com o Evangelho, embora os católicos nãousem lê-lo - não vão eles lembrar-se de o seguir!

Fernando Pessoa,1935, excertos de um inédito descoberto pelo historiador José Barreto em 2008 ( citado no "i")

Sem comentários: