Esta a pergunta de José Manuel Fernandes,hoje no Publico, num pequeno e ufano texto acerca da sua participação nas campanhas contra os exames nos idos de 1975.
Sim, o JMF foi o culpado e percursor desta bagunça. Ele e muitos outros ex-UDP, ex-AOC, ex-MRPP e quejandos ex, os quais, na altura, foram à conquista do "aparelho de estado" designadamente nas escolas e no pobre e mastodontico Ministério da Educação.
Foram eles que, destacados das escolas, fizeram parte das comissões de exames, das comissões de reforma disto e daquilo e , irresponsavéis, fizeram também as asneiras que nós sabemos.
Fizeram e fazem. Mas evoluiram. Só os burros é que o não fazem, dizem eles. Na maioria dos casos dizem-se PS ou PSD, mas eles querem é governar a vidinha. Os menos espertos ainda pululam pelos gabinetes ministeriais. Os mais espertos andam por aí em posições importantes :Deputados, Autarcas, Directores de Jornais ou até Presidentes da Comissão Europeia.
Razão tem Medeiros Ferreira num post no Bicho Carpinteiro, apropriadamente chamado O Jardim Infantil da Revolução, quando diz que eles "hoje defendem o fim do modelo social europeu como ontem defendiam o fim dos exames".
Acrescento eu que eles, na altura, subíta e entusiasticamente, debitaram as obras completas de Marx e Lenine tal e qual como hoje debitam os expoentes do liberalismo e outros "direitismos".
Não é o fim da história é somente a sua repetição.
Sem comentários:
Enviar um comentário