terça-feira, 3 de julho de 2007

Para memória presente - Ignorância e Providência

Agora que todos pretendem fazer queixinhas ao Presidente lembrei-me que Vasco Pulido Valente escreveu em tempos no PUBLICO uma coluna denominada "O Manifesto Misterioso"da qual não resisto a citar alguns trechos exemplares. "O manisfesto de Cavaco não se percebe bem.E não se percebe bem porque pode ser tudo e, com a mesma facilidade,pode, evidentemente,não ser nada.Às vezes,por exemplo, parece uma redacção...
Não sendo uma redacção, nem um dicionário,o manifesto só pode ser uma asneira.Passa por um programa de governo,promete a Lua, acicata a esperança de um milagre para o dia em que o dr.Cavaco subir gloriosamente aos céus. No fundo, agrava o pior problema do presuntivo Presidente Cavaco: a desilusão e a fúria do país quando constatar que ele não mudou,nem consegue mudar,coisa nemhuma.Tretas de agora,penas de amanhã.O manifesto é um mistério."
Aqui não concordo com VPV - o manifesto é uma nulidade como era seu objectivo e as culpas de não mudar nada hão-de ser, com esperteza saloia, transferidas para o governo. O homem providência conta com a ignorância das hostes.

Sem comentários: