sábado, 8 de novembro de 2008

Comentário Acima de Qualquer Suspeita


Qual é a alternativa?
Manuela Ferreira Leite defendeu ontem a suspensão do modelo de avaliação dos professores. Os professores, por sua vez, realizaram hoje mais uma grande manifestação na qual apelaram também ao fim do actual modelo de avaliação. A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, foge para a frente e o PSD, por intermédio de Pedro Duarte, insiste na suspensão do modelo de avaliação.
Muito provavelmente os professores têm razão de queixa, mas a verdade é que a mensagem acaba por não passar com eficácia. Se os professores apresentassem um modelo de avaliação alternativo e credível a situação seria muito diferente. O mesmo se passa com o PSD. Não basta pedir a suspensão do modelo de avaliação. É preciso ir mais longe. Apresentar uma alternativa, estudada e detalhada. Caso contrário a inércia e o statu quo jogam a favor de José Sócrates.
P.S. — Ainda me lembro dos elogios de Aníbal Cavaco Silva à ministra da Educação. Hoje o Presidente da República ainda colocaria a sua mão por debaixo da ministra? A resposta a esta questão, naturalmente, ajudaria a perceber se nesta matéria existe ou não sintonia entre Cavaco Silva e Ferreira Leite.
Paulo Gorjão no seu blogue

Sem comentários: