segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Mais Um, Insuspeitissimo


O terreiro do paço encheu-se de milhares de professores que protestavam contra o "preenchimento de papéis" (sic). Milhares de professores foram perder tempo porque não gostam de perder tempo com papéis. Eis um motivo, tão bom como outro qualquer, para ir passear à baixa. Como não gosto de desiludir aqui deixo algumas notas sobre a coisa:

1. Este sistema de avaliação é mau. Qualquer sistema de avaliação inter-pares é mau.
2. Este sistema de avaliação resulta directamente das negociações entre o governo e os sindicatos. O sistema original era melhor. Se este sistema é péssimo a responsabilidade é dos sindicatos que o negociaram.
3. Há um acordo assinado pelos sindicatos. Os sindicatos não querem cumprir o acordo que assinaram. Coisa que devia envergonhar todos os professores.
4. Os sindicatos continuam mais interessados em fazer política que em defender os interesses da classe. Os professores continuam mais interessados no seu umbigo que na qualidade do ensino.
5. Esta manifestação foi uma acção partidária.
6. A grande vantagem deste sistema de avaliação é o precedente da avaliação. Prefiro um mau sistema agora que uma discussão sobre bons sistemas nos próximos dez anos.
7. Quando um professor, mesmo que bem intencionado, se junta a este tipo de protestos está voluntariamente a participar numa acção partidária.

Preencher papéis é chato. Eu sei. Mas os sindicatos podem sempre sugerir que os formulários de avaliação sejam entregues na internet. Tenho a certeza que o governo aceita.


Rodrigo Moita de Deus no 31 da Armada

Sem comentários: