sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Calçada Portuguesa em Lisboa







De Novo,O Imobiliário do Estado


No programa eleitoral do partido socialista prometia-se uma racionalização do imobiliário do Estado.
Havia a esperança de uma racional gestão deste património.
Não se consegue perceber como nos podemos dar ao luxo de alugar espaços para serviços públicos quando existem edifícios do Estado devolutos ou sub-aproveitados.
Foi precisa uma investigação jornalistica para fazer gorar uma "negociata" entre "alguém" do Minsitério da Justiça e um tal "Bibi", parece que figura notória do Benfica, respeitando o aluguer de um edifício para Tribunal da Amadora, há anos sem ser alugado.
Sabemos que as empresas privadas têm interesse em desinvestir no imobiliário e alugar espaços.
Compreende-se, diminui o capital investido, aumentam os custos do exercício, "diminiuem " os lucros e consequentemento os impostos a pagar.
No caso do Estado isto não acontece, é dinheiro dos nossos impostos não utilizado produtivamente.
A não ser para satisfazer clientelas e/ou "financiadores" dos partidos da governança.

Todos Menos Barroso


Todos menos Barroso...em Portugal.
Anyone but Barroso...in Portugal

Que fique em Bruxelas!

A Festança de Constança - O Senhor no Jogo Duplo


Aqui há dias, no programa de Malato, uma verdadeira ou falsa missionária, não cheguei a perceber, foi finalista. Quase no fim referiu não estar nada preocupada com o resultado porque tinha "alguém" que jogava por ela, e olhou para cima.
Quando soube ter ganho fartou-se de agradecer ao Senhor, olhando sempre para cima.
Revoltou-me ver o Senhor no Jogo Duplo e não em Belém a ajudar Cavaco, que bem precisa de ajuda, pois como disse ontem, no Público, a "impoluta" Constança da Cunha e Sá ,"quem se interessa pela recessão em que o país vai entrar, quando estão em causa as "ligações" do Presidente ao BPN?
E já agora o Senhor poderia iluminar Constança, para que não desça tão baixo nos seus escritos.
É que, no caso Casa Pia, não sei de ninguém ligado ao PS que tenha sido levado a Tribunal.
No caso BPN/PSD, a ver vamos.
Mas é Constança que infame e presurosamente anda a ligar as duas situações.
Bem sei, é só para manutenção e regozijo das hostes da direita - um auto-gozo!
Mais uma candidata a engenheira de almas no jogo duplo.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Os Engenheiros de Almas


De serviço no Público com textos do mais fino recorte neorealista Pacheco Pereira fez chorar as pedras da calçada no passado sábado e ontem, fazendo lembrar os tempos em que, de um dia para o outro, os rapazes "empinavam" a cartilha leninista/maoista, José Manuel Fernandes consegue ser ainda mais papista que o papa,como é apanágio dos subalternos.

Mas ambos podem ficar sossegados pois é seguro que os leitores dos seus textos irão, a correr e a saltar,votar no PSD.

Está pois alcançado o objectivo.

Continuem, que o pessoal não topa!



Uns Casam-se, Outros Divorciam-se...

mas é sempre a mesma luta!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A Ilha Insustentável e o País Ingovernável


Ontem, no Público, Pedro Rosa Mendes, há dois anos em Timor Leste, traça "...o retrato implacável de uma realidade que não podemos continuar a fingir que não existe. Estas são algumas das verdades, duras como punhos, sobre um país que sonhou ser diferente - e nos fez também sonhar."
Este artigo-choque e a responsabilidade ou irresponsabilidade dos portugueses neste caso fez-me lembrar que Chico Buarque, logo a seguir ao 25 de Abril e esperando que o seu país saísse rapidamente da ditadura, disse que o Brasil ainda viria a transformar-se num imenso Portugal.
Timor Leste deveria pois ter-se transformado num pequenissimo Portugal.
Mas, pelo que li ,parece-me que é Portugal que se está transformando num grande Timor.

A Ronda da Noite


Os pés de barro do cavaquismo não resistem à brisa da actualidade
Valupi no Aspirina-B

Relatividade é quando a habilidade de Ferreira Leite nos faz sentir saudades da de Menezes
Pedro Vieira no Arrastão

Agora percebo a pressa do BE em aprovar a nova lei do divórcio: quer separar-se de Sá Fernandes com facilidade. Só tem um inconveniente : as declarações de amor foram públicas.
Tomás Vasques no Hoje Há Conquilhas

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Antropologia


Ficámos (vejam bem) encantados com o pessimismo um do outro. E depois confirmámos o pessimismo um ao outro. Tudo está bem quando acaba mal.


Pedro Mexia no seu Estado Civil

O Priorado do Cifrão


Não, não vou falar do BPN nem do BPP.

Não vou falar dos ex-politicos virados, num passe de mágica, grandes gestores.

Não vou falar das grandes colecções de arte acumuladas por esses magnificos administradores.

Não vou falar dos ex-governantes que andaram a ajudar Cavaco enquanto primeiro-ministro.

Não, quero somente anunciar que João Aguiar lançou um novo e divertido livro intitulado "O Priorado do Cifrão".
Nem por acaso!

Raramente Me Engano e Agora Já Não Tenho Dúvidas


Tu Leite

Pedro Santana Lopes continuará sem saber se Manuela votou PSD quando ele era primeiro-ministro. Mas já sabemos em quem votou no ano passado para Os Grandes Portugueses.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A Desvalorização da Moeda


Medeiros Ferreira no Bicho Carpinteiro afirmou que "Basta olhar para Cavaco Silva para se perceber «qu`il ne touche pas» como dizem eufemisticamente os franceses.
Mas que muita má moeda foi cunhada à sua volta, lá isso foi!"

Acrecento que durante o consulado de Cavaco o actual Conselheiro de Estado Dias Loureiro foi Ministro da Adminstração Interna.
Oliveira e Costa, responsável do BPN e agora arguido, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, conhecido por ínumeros perdões fiscais a empresas da "sua" região".
E quem era o Ministro das Finanças que o devia tutelar?
Pois,esse mesmo, Miguel Cadilhe o homem que andou a fazer subir e descer os limites do antigo imposto de sisa, vá-se lá saber porquê!
Se isto é boa moeda...Santana Lopes é o Santo Condestável!

Solid as a Rock

Há por aí um banco a fazer publicidade com esta canção.
Solid as a rock?
Vamos a ver se não é como alguns outros...

Prós & Contras


Sob a designação "A Guerra da Avaliação" começou mais um programa com um embate entre Ministério e Fenprof coadjuvados por professores.

Só não se desligou a televisão porque cá em casa há uma professora.

È a única a resistir!

O Naufrágio do Cavaquismo


Quem são os primeiros a saltar do navio?

domingo, 23 de novembro de 2008

Um Triste e Lamentável Comunicado Presidencial


Cavaco e o Direito à Indignação
Mas a que alma maldosa pode ter passado pela cabeça associar o nome de Cavaco Silva ao que se passa no BPN?Será só por Dias Loureiro ter sido secretário-geral do partido quando Cavaco Silva presidia ao PSD e ministro dos assuntos parlamentares e da administração interna em dois dos seus governos?Ou por Duarte Lima ter chefiado a bancada parlamentar do PSD durante os tempos áureos da maioria absoluta cavaquista e Arlindo de Carvalho ter sido um dos ministros da saúde do professor?Ou será porque o próprio Oliveira e Costa foi secretário de estado dos assuntos fiscais quando Miguel Cadilhe era ministro das finanças num governo do actual presidente?Tal como o governo espanhol fez saber há uns anos através das suas embaixadas espalhadas pelo mundo que cada referência à ETA pelos meios de comunicação social deveria ser obrigatoriamente acompanhada da expressão “grupo terrorista”, também a Presidência da República devia solicitar aos jornalistas portugueses para que omitissem o nome do mais alto magistrado da nação cada vez que refiram o currículo dos actuais e futuros envolvidos no caso BPN.Que, além das ligações ao BPN, apenas parecem ter em comum o facto de terem sido ilustres desconhecidos até ao advento do cavaquismo em meados dos anos 80.

Daniel Rosário no Correio Preto

Cavaco Mal e Sempre Mal Aconselhado...

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Parlamento ou Balneário?


Muito embora as insinuações dos partidos de oposição designadamente da grande democrata Ferreira Leite, fez o PS muito bem em chumbar a pretensão de Dias Loureiro de ir ao Parlamento "explicar-se".

Se o senhor tiver de ser investigado e constituído arguido sê-lo-á como qualquer outra pessoa.

Provavelmente como Oliveira Costa, o ex-Presidente do BPN e ex-Secretário dos assuntos Fiscais de Cadilhe em governo de Cavaco.

O Parlamento não pode servir para lavar VIPs, chico-espertos!

As Intermitências da Democracia

( Sigla do PSD retirada do Jumento)

As "gaffes" democráticas, ou anti-democráticas, de Manuela Ferreira Leite vêm pôr à luz do dia uma inversão táctica na acção dos dois partidos da direita.

O CDS, cheirando sempre a possibilidade de ir para o governo, desta vez com o PS, aparece suave e construtivo, apresentando até propostas alternativas concretas como se viu no caso da avaliação dos professores.

Quanto ao PSD, fruto do acaso e inépcia da sua "líder" ou fruto do pensamento filsófico-estalinista de Pacheco Pereira, mostra-se através de meia dúzia de "soundbytes" emitidos pela amiga de Cavaco, um partido de direita populista e reacionário.

Pensando obter muitos votos pretende "piscar o olho" ao que pensa ser "o povo" aproxima-se brilhantemente do pensamento politico do lumpen-taxismo citadino e do provincianismo beato do Portugal profundo.

Lindo serviço!

A Vingança de Mário Lino


Alguns comentadores, muito benevolentes e bipolares, andam por aí a dizer que os dislates de Manuela Ferreira Leite sobre a suspensão da democracia foram retirados do "contexto" e alvo de especulação.
Quer no discurso, quer no tom de voz, quer no gesto, nada confirma o pensamento desses defensores da Presidente do PSD.
Pelo contrário, no caso Mário Lino, que tanto ridicularizaram, não há gravação em que o ministro afirme que aeroporto em Alcochete, jamais.
Aquilo que o ministro referiu foi que os técnicos, provavelmente franceses, lhe tinham dito que aeroporto em Alcochete, jamais!
Mas como a iluminada Leite refere, como se descobrisse a pólvora e apontasse grave crime ao PS, tudo isto se insere na luta partidária.
Pois é Mme.La Palisse!
Entretanto Lino deve considerar-se plenamente vingado.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

De Nogueira a Eucalipto


Nicolau Santos, A Fenprof manipula e Mário Nogueira não é sério:
“O líder da Federação de Professores (FENPROF), Mário Nogueira, abandonou a reunião que hoje mantinha com a ministra. Motivo: a ministra não suspendeu a avaliação como era exigência da Fenprop para continuar a negociar.Mas a Fenprof e Mário Nogueira querem negociar o quê, se exigem a suspensão da avaliação? Resposta: não querem negociar nada. Querem somente deitar abaixo a ministra porque ela insiste que não desiste da avaliação.Insiste e muito bem. Eu, como pai de dois alunos, quero que os professores deles sejam avaliados pelos seus pares e pelos pais, se possível. Quero saber se são bons, se são pedadogos, se não faltam, meses a fio com atestados médicos que todos sabemos serem falsos, se não metem sucessivos artigos quartos com uma enorme descontracção e sem nenhum problema de consciência, deixando turmas inteiras sem aulas durante horas, dias, meses.Em todo o sector privado, a avaliação é uma regra há muitos anos. Aqui, nesta empresa, não só avaliamos os nossos subordinados, como eles nos avaliam e nós avaliamos os nossos superiores, inclusive o director-geral da empresa. Porque carga de água é que os professores, que passam o ano a avaliar milhares de alunos, não podem ser avaliados?”

• Paulo Baldaia, Nogueira com sabor a eucalipto:
“É lamentável, indigno até, a forma como Mário Nogueira - líder da Fenprof - aproveita este movimento para fazer o seu caminho dentro do PCP, rumo à liderança da CGTP. Como custa aceitar, embora se perceba melhor, que a Oposição se 'cole' ao movimento, tentando capitalizar o descontentamento, sem cuidar de saber como pode o país sair a ganhar.Mário Nogueira foi o dirigente sindical que assinou um acordo com o Governo, tentando aparecer como o vencedor da manifestação de Março. Rapidamente percebeu que tinha dado um tiro no pé e fez uma pirueta, dando o dito por não dito.O senhor que me desculpe, mas parece um nogueira com características de eucalipto. Seca tudo à sua volta. Só ele existe, há muito que deixou de ser professor para ser, em exclusivo, sindicalista. Um sindicalista que pede para ele o que sabe não ser direito dos outros.Convém que a memória não seja curta. Há sete anos, a Fenprof convocou uma paralisação em que os professores que aderiram ficaram sem o salário nesse dia, mas Nogueira foi até à última instância - onde perdeu - para receber o dia de salário que sabia não poder ser pago aos camaradas de profissão que paralisaram por sua proposta.”


Citados pelo Câmara Corporativa

Fantasmas à Lapa


Reencarnação

Um aumento de 26 euros para quem ganha um ordenado mínimo de 424 é algo que considera inaceitável para a nossa economia. As obras públicas só baixam o desemprego de Cabo-verdianos e Ucranianos, não pode ser a comunicação social a seleccionar aquilo que transmite e agora quer interromper a Democracia por seis meses para fazer reformas. Faz lembrar o outro, o que também só lá ia ficar uns tempos para endireitar as coisas e só saiu de lá passado 48 anos. Será que o espírito do "maior português de sempre reencarnou neste feio ser?

Kaos no WehavekaosintheGarden

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Admitem-se Politólogos ( seja lá o que isso for)


Partidos de Oposição, ACE ,pretendem recrutar politólogos que defendam haver espaço para mais um partido de esquerda.
Remuneração acima da média.
Grandes possibilidade de carreira em Universidades e Meios de Comunicação Social.
A médio prazo poderão estar garantidos lugares no governo, no caso do PSD e CDS.
O PCP oferece carreira em autarquias e sindicatos.
O BE em comissões autónomas de cidadãos.

Diário de Notícias: Espantado ou Espantalho


Ontem o DN titulava na primeira página que o "Norte é a 2ª região da Europa em despedimentos colectivos".

Esqueceu-se de tentar perceber porquê, só lhe interessou o escândalo de primeira página.

Porque não titulou: Norte região do país com mais carros topo de gama, designadamente Ferraris?

Porque não disse que esses despedimentos têm origem em empresas de mão de obra intensiva e pouco qualificada, empresas essas condenadas há muito, pelo menos desde que aderimos à Comunidade.

Porque não disse que esses "empresários" não souberam ou não quiseram adaptar-se e reestruturar-se?

Porque não disse o DN que esses "empreendedores" preferiam "esticar a corda" sempre à espera de uns "cobres" da teta do Estado?

E para quê? Precisamente para as moradias de luxo, férias no Brasil e os ditos cujos Ferraris.

Tudo de LUXO, como a comunicação social gosta de sublinhar!

Fina Ironia com Cara de Pau

Pedro Vieira


Mas ela sabe lá ironizar!
Não Professor Marcelo, a senhora não estava a ironizar.
Acredito que, com sacrificio pessoal, estivesse a lançar uma cortina de fumo para proteger os militantes do PSD envolvidos nas negociatas e trapalhadas do BPN.
Mas isto é só um cenário!
A realidade é bem pior!

Cem Anos de Suspensão


se um dia a democracia for mesmo suspensa podemos sempre culpar os cabo-verdianos. ou os ucranianos.

Pedro Vieira no Irmão-Lucia

E já agora suspendia-se também a avaliação dos professores!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

E Vão Três!


Mais uma vítima do síndroma pós-prandial.
Depois de Mário Lino, poucos dias depois de Vasco Lourenço.
Agora calhou a Manuela Ferreira Leite.
Azar.
No melhor pano...perdão, na melhor moeda cai a nódoa!

Conselho Brechtiano


Se o povo não serve... extinga-se o povo!

PS: 1) Agora já percebi o tema da reunião de Manuela Ferreria Leite com Alberto João Jardim.
2) Quer-me parecer que Cavaco Silva também não fica nada bem nesta foto de família.

Nova Alcântara


Concluindo: quero um porto em Lisboa e quero que ele seja competitivo. Alcântara parece-me ser o lugar adequado para o alargamento do terminal. Não tenho nada contra a existência dos contentores que fazem parte do cenário de qualquer cidade portuária. Tenho tudo contra a forma como este negócio foi feito. Não tenho certezas sobre os efeitos das obras necessárias na zona para o desnivelamento da linha. E vou continuar a acompanhar.

Daniel Oliveira no Arrastão

Uma Ideia Que Se Vai Difundindo...


"Talvez seja altura de também nós repensarmos para que precisamos hoje de Forças Armadas"
Manuel António Pina

"...o Exército e a Força Aérea seriam dispensáveis, mantendo-se apenas uma guarda costeira, uma força de intervenção rápida, forças militarizadas e de segurança e meia dúzia de oficiais generais"
José Muiguel Júdice

Os Malabarismos do Público


Taxa de Desemprego cai 0,2 pontos para 7,7% no 3º trimestre.
TSF

Desemprego interrompe tendência de queda iniciada em 2007 e sobe para 7,7 por cento.
Público on line

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O Porto das Vaidades


Começaram para ali a arengar no Prós&Contras sobre Lisboa e o seu porto.
Vips, vaidosos e defensores de diversos tachos.
Desliguei.

O Público Não Errou


Aliás o jornal de Belmiro nunca tem dúvidas e raramente se engana.
O mesmo sucede com a justiça em geral e com a investigação criminal em particular.
Aproxima-se o ano de todas as eleições e não é que, por acaso, vão começar a saír notícias sobre o caso Freeport Alcochete.
E ainda dizem que não há coincidências!

Isto Não é uma Traição


Cada seis meses Manuel Alegre ameaça com a criação de novo movimento ou partido.
Estas novas associações, sempre muito interessantes nos seus princípios e bases teóricas, perdem toda a credibilidade quando, na sua génese, aparecem politicos, normalmente velhas raposas, descontentes com o partido em que estão, onde a sua influência está reduzida.
Em suma ,trata-se geralmente de questões pessoais e/ou de poleiro e não uma verdadeira vontade de mudança e melhoria da vida dos portugueses.
Que, dentro do seu partido, lidere um conjunto de vozes discordantes acho até salutar.
Agora ameaças intermitentes de cisão considero absolutamente intolerável .
Já há muito digo que o canto do cisne deste senhor vai custar-nos muito caro.
Que parta de vez!

A Santa da Asneira


• "Não pode ser a comunicação social a seleccionar aquilo que transmite"

• "Se eu já tivesse políticas, não as anunciava até às eleições. Eram todas aproveitadas pelo PS"

• "Enquanto o sistema jurídico não for eficaz, o polícia está transformado num palhaço, porque prende um indivíduo e meia hora mais tarde ele está na rua"

• "Todos gostaríamos de ter melhores sondagens. Vamos ver se correspondem àquilo que é a realidade"

a) Ficamos a saber que a senhora queria selecionar aquilo que a comunicação social transmite
tal e qual como fazia Marques Mendes nos velhos tempos de Cavaco.

b) Ficamos a saber que a senhora ainda não tem politicas para coisissima nenhuma.

c) Ficamos a saber que é ignorante no que toca ao ordenamento juridico

d) Ficamos a saber que só gosta de sondagens que lhe sejam favoráveis.

Tudo isto num só dia e em Fátima dá que pensar.

Para quem se andou a arvorar,ou foi arvorada, durante anos, em salvadora do PSD e da Pátria, convenhamos que tanta asneira só mesmo por grande milagre!

(citações da senhora retiradas ao Câmara Corporativa)

A Substituta - Comentário Pouco Político


Eu, se fosse a Sócrates,demitiria a Ministra da Educação.
E apressar-me-ia a convidar a doutora Ana Benavente, com carta branca.
Sempre queria ver o que resultado!

domingo, 16 de novembro de 2008

Lord Alegre na Câmara dos Comuns


Manuel Alegre continua a sua corrida presidencial para 2011 e a postura que tem adoptado desde 2006 é a de marcar o terreno, ou seja, ter de dizer algo de tempos a tempos, mesmo que vazio de conteúdo, de modo a despertar a atenção e recolher o alvo mediático.
Sem quaisquer propostas alternativas, apenas se refastela no cadeirão e diz: "está mal, porque está", Alegre considera que a sua voz é a suficiente para fazer algo.

Carlos Manuel Castro no Câmara dos Comuns

Alegre ao Microscópio do Macroscópio


...Então o que fará correr Alegre? Neste contexto, creio que será o seu empenhamento e responsabilidade cívica, e isso é de louvar. Mas essa responsabilidade cívica - regra geral - é ou deveria ser acompanhada de ideias e de projectos coadjuvantes da governação (até pela sua filiação política de valor histórico), nas mais diversas áreas, até ao nível da Educação - que hoje o afasta do PS e do Governo.
Ora, a nosso ver, é aqui, dado o vazio de ideias, que Alegre falha rotundamente na sua intervenção política e cívica, posto que ele representa bem - no plano simbólico - a utopia, o sonho e o romantismo na política, como acima referimos, mas depois falha estrondosamente na racionalização de um conjunto de medidas que essa utopia deveria comportar.
Alegre, ao ficar-se apenas pela representação simbólica duma certa forma de fazer política, acaba por falhar naquilo que é essencial em política: apresentar ideias e projectos que a sociedade possa implementar em benefício do bem comum, como diria Aristóteles.
No fundo, Alegre revela aquilo que sempre foi: um poeta e um escritor. E só muito raramente estas pessoas (sabem) fazer política com êxito.

Macro no Macroscópio

Modas & Enjoos


Não há festas nem regabofes onde não esteja o Pedro Marques Lopes
( Radio clube, Eixo do Mal, Expresso da Meia-Noite...)

Anestesias


sábado, 15 de novembro de 2008

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Provérbio A La Pedro Vieira




Prefiro o Bruno Paixão ao major Vasco Lourenço

Os Últimos Redutos


A Cintura Industrial já lá vai.
Na Amadora já não há Sorefame.
Em Almada já não há Lisnave.
No Barreiro já não há Quimigal.

Ainda restam os professores.

Quem não tem cão, caça com gato!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Os Amigos de Paulo


Segundo a Visão, a propósito da saúde de Paulo Teixeira Pinto, um seu "amigo" terá dito:
"Não sei se o Altissimo quer castigá-lo por ter saído da Opus Dei"

Se o Altissimo o castiga deixa de ser Altissimo, passa a Baixissimo pois quanto mais Altissimo maior é a queda no "Abismissimo"

De qualquer modo não acredito que PTP tenha "amigos" que digam tais enormidades.
Até o público Fernandes, o expresso Espada e o "urbi et orbi" César das Neves nunca seriam capazes de tamanho dislate.

Envergonho-me de ver coisas destas escritas numa imprensa dita séria!


Morbus, Abruptamente Neste Outono

morbus, versão ghótica


Alimentada a bactéria infíma, de origem desconhecida, Morbus veio fazer perder o pio a Pacheco Pereira.
Com origem provável no gabinete de intoxicação politico/cultural de Sócrates,foi enviada para a Marmeleira através de um missil teleguiado por PSP, não a polícia mas o ministro.
Tendo em atenção o estado actual de Ferreira Leite e Cavaco Silva e considerando os graves acontecimentos da Madeira teme-se que, também estas altas personalidades, tenham sido atacadas pela Morbus.

É caso para, parafraseando Vinicius, dizermos todos em conjunto :

Morbus, Morbida, zelai por nós!
Morbus, Morbida, dai-nos a paz!

Provincianos&Convencidos


Começou ,com larga antecipação, a grande caça ao voto para a Presidência da Républica
Cavaco quer a direita mais a direita do PS.
Alegre quer a esquerda mais a esquerda do PS.
Afinal quem se farta de levar é o PS.
O oportunismo mais abjecto como prática politica.
Abaixo de tudo!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Eu Também




prefiro o octávio machado ao general loureiro dos santos

Pedro Vieira no Irmão-Lucia

Que Não Saia do Armário


Que o céu não lhe caia em cima da cabeça
Paulo Portas esteve ontem a inquirir insistentemente Vítor Constâncio sobre o relatório da Deloitte que, em 2003, já alertava para a existência de irregularidades no BPN. O Banco de Portugal conhecia o relatório e nada fez, diz Paulo Portas. Tem razão. Mas não contou a história toda. Em rigor deveria ter dito que, cumprindo a lei, a Deloite entregou uma cópia ao Banco de Portugal e outra seguiu para o ministério das Finanças. Em 2003, a responsável pela pasta dava pelo nome de Manuela Ferreira Leite. O número dois do Governo dava pelo nome de Paulo Portas. Há momentos em que mais vale a pena estar calado, não vá notar-se que tanta insistência na inoperância do polícia esconde uma notória condescendência pela forma criminosa como os gestores e accionistas do BPN levaram este banco à falência.

Pedro Sales no Arrastão

O Regresso dos Professores - Obama e a Avaliação de Desempenho


"Há só uma coisa. Em troca de melhores salários os professores têm de ser mais responsabilizados pelo seu desempenho - e os distritos escolares devem dispor dos meios para se livrarem dos professores incompetentes. Até agora os sindicatos de professores têm resistido à ideia de indexar os salários ao desempenho..."

Barack Obama, A Audácia da Esperança [via Carlos Santos , via Câmara Corporativa)]

Ficção Politica - As Grandes Diferenças


Se, por qualquer motivo, Sócrates renunciasse ao cargo de primeiro-ministro e fosse substituído por Manuel Alegre acima encontrareis as notáveis diferenças de politicas e de praxis entre ambos!