terça-feira, 17 de março de 2009

O Complexo do Ex-Colonizador (Saloio)

André Carrilho


A visita de José Eduardo dos Santos ao nosso país deu ocasião, à direita e à esquerda, para se evidenciarem complexos racistas e até xenófobos absolutamente chocantes.
Brincalhões a dizerem que JES vinham visitar a província, outros a mostrarem receio pelos investimentos angolanos em Portugal
Sim, esses mesmo que toda a vida têm sido serventuários de interesses estrangeiros, mas “ocidentais”, logo, como temos comprovado nos últimos tempos, absolutamente “limpos”.
Outros ainda há trinta anos que criticam a opção europeia mas quando o governo decide diversificar para o Magrebe, o Brasil e os países africanos lusófonos logo vêm com um chorrilho de objecções.
Não saberão eles que Portugal é um pequeno e pobre país que tem de aproveitar, SEM COMPLEXOS, todas as oportunidades para consolidar a sua economia, designadamente aquelas que vêm dum país com a riqueza potencial de Angola?
É que se Portugal não quer, dezenas de outros aproveitarão – saberão os puristas o que já se faz em Espanha e Brasil para “apoiar” Angola?

Sem comentários: