segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Anti-Cavaco

...A minha opinião organiza-se a partir de três aspectos: a personalidade do candidato, as suas ideias políticas e a garantia de fidelidade a um programa.
A personalidade surge, mais do que nunca, como um factor decisivo na ponderação.
Precisamos de alguém com firmeza, mas com capacidade de ouvir, que não soletre as palavras e que tenha um discurso forte, dito sem hesitaçõe e em voz clara. De uma pessoa que não receie os meios de comunicação social, mas que comunique com o país com o tom justo: com alguma solenidade, se o assunto for importante, deixando de tratar esses temas relevantes à saída de uma inauguração ou no intervalo de um encontro social; com sentido de humor e linguagem simples, se tal for adequado à maior ligeireza do momento. para fazer assim, é necessário muita leitura e um passado de cultura, que permite a linguagem educada que deve caracterizar um PR: doutro modo, ficamos suspensos de um comentário em Belém que sai frouxo, ou surpreendemo-nos com um dito que se pretende espirituoso mas que sai desajustado.
.................................................................................................................................................................
Em resumo: para ser PR agora é preciso ter coragem, um designio para o país e um gosto pelo conhecimento e pela cultura.

Excerto de "O que eu quero de um PR" por Daniel Sampaio no Público

Sem comentários: