domingo, 28 de dezembro de 2008

Dúvidas ou Enganos? Desejos ou Realidades?


Escaramuças e Batalhas
Quem leia os jornais, nos últimos dias, fica com a sensação que estamos perante uma situação de retaliação iminente. Ficamos igualmente com a impressão que para o efeito qualquer tema serve. Tanto pode ser o veto presencial dos emigrantes, como o Orçamento do Estado, ou qualquer outro assunto.
Não teria nada contra esta leitura emotiva e passional se ela, de facto, correspondesse à realidade. Acontece que Cavaco Silva, tal como José Sócrates, é um político pragmático, que raras vezes deixa que a emoção lhe tolde o raciocínio.
A boa vontade que presidia à cooperação estratégica evaporou-se com o processo à volta do Estatuto Político-Administrativo dos Açores. Totalmente de acordo. No entanto, o Presidente da República sabe que o momento político ainda não permite outros voos e que neste momento pouco tem a ganhar em aumentar a parada.
Cavaco Silva e José Sócrates preferem seguramente regressar aos terrenos que conhecem e que são mais favoráveis ao controlo de danos e de riscos. Haverá novas escaramuças, mas escaramuças não são batalhas.

Paulo Gorjão no Gorjão.eu

Sem comentários: