quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Diário de Um Sistema Torcido...ou Falido?


Diário de um pé torcido


Dia 12.1.09, urgência do Hospital Curry Cabral:

- Já tenho aqui a sua radiografia. Não tem nada partido, o que quer dizer que fez uma ruptura de ligamentos.

No dia seguinte, ao telefone com o médico:

-Só lhe fizeram um raio x? Mas deviam ter feito uma ecografia. A ecografia é que dá para vermos os tecidos moles. Vai ter que fazer esse exame, está bem? Eu passo-lhe a credencial.

Horas depois, tentando marcar a ecografia, via telefone:

- Hospital da Cruz Vermelha, bom dia...
- Era para marcar uma ecografia a um pé.
- Só estamos a marcar para o mês que vem.
- Isso é muito tarde, obrigada.

(...)

- Hospital Particular de Lisboa, bom dia...
- Desejava marcar uma ecografia a um pé.
- Só estamos a marcar para daqui a um mês...
- Obrigada, então não me interessa.

(...)

- CEDI, muito bom dia...
- Bom dia, queria marcar uma ecografia a um pé.
- Através de que entidade?
- Através da caixa.
- Desculpe, mas de momento não estamos a fazer marcações.
- E se fizer o exame particularmente?
- Aí já podemos marcar para 22 de Janeiro.
- Já agora quanto custa?
- Oitenta euros.
- Obrigada, mas pretendo uma data mais próxima.

(...)

- Hospital da CUF, bom dia...
- Era para marcar uma ecografia a um pé.
- Através de que entidade?
- Da caixa.
- Só temos vaga para dia 28 de Julho.
- E se fizer o exame particularmente?
- Podemos marcar para dia 26 de Janeiro.
- Quanto custa o exame?
- 86 euros.
- Obrigada.

(...)

Em casa, à conversa com familiares:

- E porque não voltas à urgência? Dizes que o pé continua muito inchado e fazes-te à ecografia...
- Boa ideia, vou lá amanhã.

(...)

Dia 14.1.09, urgência do Hospital Curry Cabral:

- Aqui só fazemos raio x para verificar se há fracturas. Se não há fracturas é porque se trata de uma ruptura de ligamentos. Não precisamos da ecografia para fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento.

Horas depois, em casa:

- Está? Luísa? Detesto incomodar-te com estas coisas mas fiz uma ruptura de ligamentos num pé e o meu médico assistente pediu-me uma ecografia. Consegues fazer-ma por estes dias?
- Claro, não há problema. Amanhã estou de banco no hospital. Vai lá ter comigo por volta das dez...


Teresa Ribeiro no Delito de Opinião

Sem comentários: