sábado, 31 de janeiro de 2009

Comédia À Moda da Marmeleira


...Quando a polícia inglesa nos diz que Sócrates reuniu com quatro desconhecidos e uma hora depois voltou a reunir com eles para lhes apresentar a factura e sacar-lhes o pilim temos que chegar à conclusão que Sócrates não é apenas um corrupto, é um corrupto muito estúpido. Lembra-me aquele ladrão que recentemente tentou assaltar uma ourivesaria e foi apanhado porque deu tempo a que telefonassem para a GNR, dois agentes chegassem e entrassem pelas traseiras para visionarem o vídeo confirmando que era um assalto e ainda tiveram tempo para pender o desgraçado.
Só um ministro muito estúpido é que em vez de arranjar um intermediário pedia ele próprio o dinheiro e ainda por cima à frente de uma reunião que parecia a assembleia geral da Freeport. Se não fosse o facto de os filmes cómicos nunca terem sido o forte de Manuel Oliveira e a justiça portuguesa só completar o enredo deste filme quando o realizador tiver aí uns 12º anos isto daria um filme de nos levar às lágrimas.
E nem é preciso imaginação para conceber outras cenas hilariantes, aquela de uma reunião da Freeport onde se discutia a distribuição da massa é mesmo digna do humor britânico. Quase aposto que os polícias ingleses anda a abusar dos filmes do Benny Hill!

O Jumento (Excerto)

Aos Grandessissimos Pacheco & Valente & Cia.


...Esse administrador, por quem continuo a sentir amizade e admiração, ensinou-me um provérbio chinês: "só um grande homem pode ter em simultâneo a cabeça nas núvens e os pés na terra".
Definitivamente, nenhum de nós era um grande homem: se eu e o administrador tinhamos a cabeça nas núvens, alguém teria que nos completar com os pés na terra.
Sócrates não é um grande homem.
E na falta de um grande homem, prefiro que à frente do governo esteja alguém com os pés na terra, um lutador, um concretizador, do que um intelectual dado à reflexão teórica, com a cabeça nas núvens.
É frequente, embora lamentável, que os intelectuais desprezem os concretizadores (Pacheco Pereira e Vasco Polido Valente odeiam Sócrates).
Julgarão eles, os da cabeça nas núvens, que nós os vamos considerar "grandes homens"?






Óscar Carvalho no Perplexo (excerto)

Populismo Judicialista

André Carrilho


1. Ouvi ontem nas televisões duas afirmações notáveis. Primeiro, que a um primeiro-ministro não se aplica o princípio da presunção de inocência (Joaquim Aguiar); segundo, que o Primeiro-Ministro José Sócrates não tinha ainda conseguido demonstrar claramente a sua inocência no chamado caso Freeport (António José Teixeira). Ouvi também dizer, a propósito de eventuais possíveis diligências futuras, que o Primeiro-Ministro era um cidadão como qualquer outro. Tive alguma dificuldade em compatibilizar as duas primeiras afirmações com a terceira.

2. O populismo daquelas observações é claro. O populismo, recorde-se, tem como um das suas característica a presunção de que todos os actores políticos são corruptos potenciais, sendo particularmente mortífero quando suportado por uma aliança entre sectores da comunicação social e da justiça. Em Itália acabou com a subida ao poder de Berlusconi. Mais mortífero ainda é o progressivo encastramento do populismo num média particular, a televisão. Neste caso, desenvolve-se o que Al Gore descreveu como “o ataque à razão”, facilitado pela profunda assimetria que caracteriza o funcionamento das televisões.

3. Ontem o dia das televisões foi fértil em exemplos não só daquele populismo judicialista como de uma técnica velha de mais de 2000 anos frequentemente usada para incrementar a eficácia das campanhas negras: a construção da verosimilhança da inverdade conseguida através da multiplicação dos pormenores de uma qualquer história que podem ter alguma semelhança com a verdade. E depois querem que não suspeitemos da existência de campanhas...


Rui Pena Pires no Canhoto

Ontem Fui Ao Teatro


Que "texto"!
Que interpretações!
Que singeleza!

VLCD
Teatro Meridional

Os Pombos São Animais Estúpidos


José Sócrates gamou? Um ministro que recebe luvas para tomar uma decisão, o que faz é gamar. Gamou? Se o fez: 1) Ele é um canalha (que é o que é um ministro que gama); 2) ele é parvo (quem gama, não se candidata meses depois a lugar tão exposto como a chefia do Governo); e 3) ele tem uma daquelas deficiências cerebrais, tipo Vale e Azevedo, com cara de não passa nada, quando se passa muito e grave. Sócrates é tudo isso - se gamou. Se!
Ora para a pergunta trivial - culpado ou inocente? - eu só posso responder: não sei.
Sobre os factos não sei nada, só posso ser testemunha abonatória de José Sócrates: ele é o melhor primeiro--ministro que já tive. Mas isso é irrelevante. Por isso, já que a suspeita foi instalada, só posso afirmar a minha dúvida: não sei.
Mas já sei, tenho até absoluta certeza, que há quem queira instrumentalizar essa minha dúvida. Enquanto esteve com a polícia e magistrados ingleses, a investigação foi o que devia ser, silenciosa. Desde que chegou a Portugal, há dez dias, foi um ver se te avias de informações às pinguinhas.
Sou do meio, sei do que falo: investigação jornalística, o tanas. Milho atirado.


Ferreira Fernandes no Diário de Notícias

Uma Semana e um Fim-de-Semana em Beleza




Não comprei jornais nem semanários. Não vi televisão.
Uma semana sem lixo.
E assim vou continuar!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O Aproveitamento Oportunistico da Crise


Despedimentos - cartoon de António Jorge Gonçalves

O Circo Mediático


Para os empresários, neste momento, José Sócrates tem toda a legitimidade e condições para continuar a governar. O pior para o país seria a ingovernabilidade crónica. Portanto, é melhor acabar com o circo. Investigar o que há para investigar. Noticiar o que há para noticiar. E trabalhar para ultrapassar a crise económica e social.



Bruno Proença, "Diário Económico", 30-01-2009

É Da Sua Natureza

Enquanto o PSD espera obter proveitos do caso Freeport e mantém uma postura supostamente responsável, José Pacheco Pereira usa o seu blogue e o programa Quadratura do Círculo para lançar suspeitas recorrendo à manipulação dos factos. Triste papel o reservado a Pacheco Pereira, o papel sujo.

O Direito de Dizer


Deixemo-nos de sofismas:na maioria dos países islâmicos (que são estados confessionais, coisa que nenhum país dito católico hoje é) as mulheres não são abrangidas pelos direitos humanos: têm de obedecer cegamente aos homens, a vida pública é-lhes praticamente interdita e estão legalmente sujeitas a toda a espécie de sevícias, desde a mutilação genital ao apedrejamento até à morte. Não podemos continuar a consentir este martírio, cobrindo-o com a burqa da "diferença cultural"...

... Na nossa cultura, não se percebe com que direito pode alguém exigir a um mentor espiritual que se retracte por dizer o que pensa, ou por aconselhar as pessoas a que pensem no que fazem. Aliás, os conselhos do patriarca da Igreja católica Portuguesa dirigem-se, em princípio, aos seus fiéis. A razão de ser das Igrejas é essa: guiar as almas pelo bom caminho até à vida eterna. Em todas as religiões o bom caminho é estreito, mas há importantes diferenças de grau nessa estreiteza. Acresce que, no Ocidente, só reza e obedece quem quer. E todos têm o direito de recomendar cautelas ou a dizer coisas desacauteladas. A mim, as coisas que ele disse pareceram-me apenas evidências sensatas. Sejam-no ou não, assiste-lhe a laica lei que nos dá, a todos, o direito de dizer.


Inês Pedrosa no Expresso

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Pena Que Terei De Mim


Apetece-me parafrasear António Lobo Antunes, caso as coisas corram mal ao PS e a Sócrates
É que, por estes, nunca tive grande consideração.
O pior é a alternativa que é de meter medo ao susto.
A pena que eu terei de mim!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Como Aumentar As Audiências Sem Fazer Força


A Sábado (Grupo Cofina) e a Visão (Grupo Impresa) saiem amanhã.
Vai daí antecipam notícias bombásticas sobre Sócrates para ver se sempre vendem mais alguns exemplares.
Ao que isto chegou!

Será de Sócrates...ou do Tio...ou do Filho do Tio


(Segundo a TSF)...Dias Loureiro, antigo administrador da SLN, revelou, esta terça-feira, que Oliveira e Costa o chamou à casa dele, há quatro meses, antes da nacionalização do BPN, para lhe dizer que o Banco Insular não pertencia ao grupo SLN.

Politica, Gestão, Cervejas e Humor


Parece que António Pires de Lima disse que, caso o PS vencesse as próximas legislativas sem maioria absoluta, o CDS deveria estar disponível para um entendimento com Sócrates.

Mas para o oportunismo não ficar tão visivél, qual a explicação do gestor/politico?

Pois que o CDS, já sem PP, não pode ( como partido responsável que é, digo eu) deixar que um governo minoritário fique "refém do PCP e do BE".

Pois claro refém por refém antes do CDS.

E o senhor dr. já pensou em deixar a gestão cervejeira e entrar na "industria do humor"?

Supeito que nem nas Produções Ficticias lhe dariam emprego.

Mas talvez seja de tentar!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Vicky Rebecca Hall Barcelona


Num Woody Allen turistico e menor, qual Scarlett Johansen, igual a si própria, qual Penélope Cruz, mulher-Almodovar TipoII, Rebecca Hall, essa sim, é simplesmente maravilhosa!

Mesmo sem hipótese de Óscar.

Cavaco - A Comunicação Que se Impõe


O Jumento soube, graças à prestimosa fonte do Palácio de Belém que tantos serviços tem prestado ao jornalismo português em especial aos jornais ligados a gente do PSD, que Cavaco Silva vai fazer uma comunicação oficial ao caso do Freeport. Lembrando-se da declaração de inocência de Dias Loureiro o Presidente Cavaco Silva quer demonstrar que está disponível para declarar a inocência de todos os inocente, sem distinguir partido ou amigos, e vai declarar a sua convicção na inocência de José Sócrates.
Assim, Cavaco Silva livra-se das bocas maldosas que poderão recordar as declarações a propósito das suspeitas que recairam sobre Dias Loureiro.


A mentira do dia no Jumento

Freeport,Carlyle,Poder Laranja, Prostitutas e Filhos das Ditas


Veja porque a velha garantiu ao soba que ia ganhar as eleições.

Era disto que ela estava à espera.

No Jumento, o tal que não é nada burro.

Alarme Social,Ministério Público e Policias


O bastonário da Ordem dos Advogados considerou, esta segunda-feira, que buscas com mandados em branco constituem um acto de «terrorismo». Em declarações à TSF, Marinho Pinto acusou ainda o Ministério Público e as polícias de alimentarem um clima de promiscuidade com a Comunicação Social.

E Não Se Pode Exterminá-los?


PIN'S - Projectos de Interesse Nacional, assim designados para "agilizar" os processos de licenciamento. Significa isto, na prática, dispensar ou tornar meras figuras de retórica estudos de impacto ambiental e outros rigores relacionados com o ordenamento e urbanização.

Suspensão de PDM's, com os mesmos objectivos referidos acima.

Desanexações em áreas reservadas.

Falsos estudos económicos e de impacto ambiental.

Autarcas que pressionam governos alegadamente para não perderem contarpartidas em "rotundas" e/ou (velha história) criação de postos de trabalho "no concelho".

Para que serve todo o rigoroso ordenamento jurídico senão para ser lançado às urtigas nos processos que verdadeiramente constituem ameaça ao ambiente e ao ordenamento do território?

Há que chamar os bois pelos nomes e tanto o PS como o PSD/CDS e ainda o PCP/CDU, nas suas autarquias (história ainda por contar), deveriam ser responsabilizados e penalizados por todos estes desmandos.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Républica de Magistrados Partidariamente Empenhados?


“Por que motivo o processo esteve parado durante quatro anos? O Procurador já disse que a iniciativa de o reabrir foi independente da investigação inglesa. Estou-me nas tintas para o destino de Sócrates, tal como estive no caso da licenciatura. O que não quero é uma república de magistrados servida por jornalistas ocasionais. Nem por sombras.”


Filipe Nunes Vicente citado pelo Câmara Corporativa

Bloco Central - Teixeira dos Santos Contrata Santana Lopes


Segundo declarações de Teixeira dos Santos a economia actual não é passível de ser gerida "by the book"ou, mais modernamente, através da utilização de GPS.

Voltamos ao tempo da navegação pelas estrelas.

Está pois na hora de contratar Santana Lopes.

Não é ele que anda sempre a dizer que o futuro está "escrito nas estrelas"?

Assim ele não tresleia!

Saraiva, Futuro Prémio Nobel da Literatura Africana

Segundo o Expresso "Dias Loureiro colocou angolanos no "Sol"".
O homem farta-se de trabalhar e...colocar.
O jornal deverá pagar-lhe em géneros.
Que é como quem diz em "manchetes".
Como se tem visto nas últimas semanas!

Pedro Vieira

domingo, 25 de janeiro de 2009

E o Óscar vai para...


António Jorge Gonçalves

A Catástrofe


Como dizem os italianos - é auto-explicativo!

( talvez Manuela Ferreira Leite não perceba, mas isso não interessa nada)

O Chafariz


A política portuguesa está a ser hilariante. Qualquer notícia sobre uma iniciativa ou declaração governamental é seguida de quatro contestações dos partidos da oposição e de mais uma ou duas dos sindicatos ou dos movimentos civícos.

Suponhamos que o governo anuncia a construção de um chafariz para abastecer de água uma população sequiosa, promover o turismo e aumentar o emprego. Vem o CDS e diz que os velhinhos não podem deslocar-se ao chafariz. Vem o PSD indignar-se pelo prejuízo da iniciativa privada. Vem o PC organizar uma manifestação e reclamar um chafariz em cada bairro. Vem o BE demonstrar que as construtoras pressionaram o governo. Há-de haver também um sindicato a denunciar a precaridade do trabalho e uma ONG a condenar o desvio da água.


J.L.Pio Abreu no Destak (excerto)


sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Os Complexados


Vem o assunto à baila a propósito da possível entrada de angolanos no semanário Sol.
Por mais que tal não seja dito directamente, a verdade é que, para os portugueses, a expressão “venda a angolanos” não quer dizer o mesmo que venda a suecos.
Na verdade, está implícito que os angolanos, ao contrário dos suecos, deviam ficar na sua terra, mas por uma desfeita qualquer eles teimam em aparecer aqui.
…Em nenhum outro caso, como nos investimentos de capitais angolanos, se ouvem, em Portugal, tantas histórias sobre corrupção, chantagem e tráfico de influências. Entre a lenda e a verdade existirá certamente uma assinalável diferença. Infelizmente é uma diferença que os portugueses têm dificuldade em avaliar, porque as notícias sobre Angola oscilam entre o paternalismo pós-colonial e o mais subserviente dos silêncios.


Helena Matos no Público

Yes We Canídeo

António Jorge Gonçalves


(O cão português de Barack Obama) será mais um a prestigiar o País no estrangeiro, a levar o nome de Portugal mais longe – e, tenho a certeza, com uma dignidade de que poucos se poderão gabar. É certo que será mais um português a quem o Presidente americano dará ordens e ensinará a rebolar quando quiser. Nisso, o cão não se distinguirá especialmente de Durão Barroso. Mas, por uma vez, será o Presidente americano a andar atrás de um português para lhe limpar o cocó, em vez do contrário. Nisso, o cão distinguir-se-á bastante de Durão Barroso.

Ricardo Araújo Pereira na Visão

Destes,Não Gosto Mesmo Nada!


ABRUPTO
PORTUGAL DOS PEQUENINOS
BOMBA INTELIGENTE

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Diário de Um Sistema Torcido...ou Falido?


Diário de um pé torcido


Dia 12.1.09, urgência do Hospital Curry Cabral:

- Já tenho aqui a sua radiografia. Não tem nada partido, o que quer dizer que fez uma ruptura de ligamentos.

No dia seguinte, ao telefone com o médico:

-Só lhe fizeram um raio x? Mas deviam ter feito uma ecografia. A ecografia é que dá para vermos os tecidos moles. Vai ter que fazer esse exame, está bem? Eu passo-lhe a credencial.

Horas depois, tentando marcar a ecografia, via telefone:

- Hospital da Cruz Vermelha, bom dia...
- Era para marcar uma ecografia a um pé.
- Só estamos a marcar para o mês que vem.
- Isso é muito tarde, obrigada.

(...)

- Hospital Particular de Lisboa, bom dia...
- Desejava marcar uma ecografia a um pé.
- Só estamos a marcar para daqui a um mês...
- Obrigada, então não me interessa.

(...)

- CEDI, muito bom dia...
- Bom dia, queria marcar uma ecografia a um pé.
- Através de que entidade?
- Através da caixa.
- Desculpe, mas de momento não estamos a fazer marcações.
- E se fizer o exame particularmente?
- Aí já podemos marcar para 22 de Janeiro.
- Já agora quanto custa?
- Oitenta euros.
- Obrigada, mas pretendo uma data mais próxima.

(...)

- Hospital da CUF, bom dia...
- Era para marcar uma ecografia a um pé.
- Através de que entidade?
- Da caixa.
- Só temos vaga para dia 28 de Julho.
- E se fizer o exame particularmente?
- Podemos marcar para dia 26 de Janeiro.
- Quanto custa o exame?
- 86 euros.
- Obrigada.

(...)

Em casa, à conversa com familiares:

- E porque não voltas à urgência? Dizes que o pé continua muito inchado e fazes-te à ecografia...
- Boa ideia, vou lá amanhã.

(...)

Dia 14.1.09, urgência do Hospital Curry Cabral:

- Aqui só fazemos raio x para verificar se há fracturas. Se não há fracturas é porque se trata de uma ruptura de ligamentos. Não precisamos da ecografia para fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento.

Horas depois, em casa:

- Está? Luísa? Detesto incomodar-te com estas coisas mas fiz uma ruptura de ligamentos num pé e o meu médico assistente pediu-me uma ecografia. Consegues fazer-ma por estes dias?
- Claro, não há problema. Amanhã estou de banco no hospital. Vai lá ter comigo por volta das dez...


Teresa Ribeiro no Delito de Opinião

Mas Que Grande Par de Botas...


Que o Público arranjou. Agora ignora os desígnios insondáveis de Mendes Bota ao querer indigitar Gonçalo Amaral para candidato do PSD à Câmara de Olhão.
Na realidade deve ser muito difícil perceber essa atitude.
Provavelmente, nem o intelectual Fernandes, saberá.
Espero que, lá no jornal, façam um pequeno esforço - perguntem á S.José!
Talvez ela saiba alguma coisa sobre o "coleccionador de Correios da Manhã".
Mas isso já se passou há muito - agora deve coleccionar Públicos.
Aviso já que se não tiver resposta em 48 horas, farei queixinhas ao Provedor.
Pode ser que ele nos dê mais uma "magistral" lição, como aqui há dias, a ensinar como se fazem editorias honestos!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Os Empreendedores Selvagens


Segundo o insuspeito Público, o presidente do Tribunal de Contas, Guilherme D'Oliveira Martins, defende que existe "uma onda de aproveitamento da crise", que leva as empresas a não assumir as suas responsabilidades sociais e a gerar mais desemprego.
Realmente estes nossos "empresários" não dormem em serviço.
Já não bastavam os buracos das leis e os grupos de pressão.
Agora até a crise vem mesmo a jeito para fazerem aquilo a que, até aqui, não se atreviam.
È preciso aproveitar todas as oportunidades.
Até porque depois a culpa vai para o governo.
A estes senhores o general Ramalho Eanes chamou, em tempos, de empreendedores.
Provavelmente com razão!

Pobre Pacheco Pereira


Caro Pacheco Pereira

Desde o primeiro minuto que este governo se funda numa mentira: a completa diferença entre o programa de promessas eleitorais com que José Sócrtaes foi eleito e o que ele fez mal ganhou as eleições. - JPP in Abrupto

Caro Pacheco Pereira, não votei neste Governo por causa das promessas eleitorais. Como você compreenderá, as promessas eleitorias só servem para iludir ingénuos. Foi o meu amigo que escreveu num pequeno livro, a seguinte frase "a demagogia é o maior perigo da democracia" Eu li, meditei, e decidi, que não devo acreditar em tudo aquilo que um político a necessitar de ganhar eleições me vai querer dizer. Oiço e avalio por mim, porque promessas leva-as o vento! (Fiquemos por aqui, senão teria que lhe lembrar o prometido choque fiscal do Dr Durão Barroso). Se votei neste Governo, foi porque o Governo anterior balançava entre o trágico e o cómico. Para ser franco, as minhas expectativas relativamente a este governo eram à partida muito baixas. (Mas a alternativa era trágica!...)

Ah! Lembrei-me de outra coisa para que servem as promessas eleitorias: para os críticos sectários e mal intencionados brandirem como arma na ausência de outros argumentos.


Óscar Carvalho no Perplexo

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A Tomada de Posse

Forges no El País

O Gerês e o Jornalismo do Público


Aqui há dias um jornalista do Público escreveu uma página inteira do jornal dedicada ao Parque Nacional Peneda- Gerês facto de salientar já que, em geral, a nossa imprensa não dedica tanto espaço a estes temas.
Registo também o esforço do jornalista que, para chamar a atenção dos ignorantes, foi arranjar um titulo no mais puro estilo 24horas: “Director das áreas protegidas do Norte sai e deixa Gerês em polvorosa”.
Maravilhoso, o director do jornal não faria melhor.
E continua referindo que “Henrique Pereira regressa à universidade num momento em que as populações do parque protestam contra a intenção de aumentar a área de interdição ao pastoreio”.
E porquê? Para poder ser o único parque português a integrar uma rede internacional com os benefícios que daí poderiam advir.
Mais adianta que Henrique Pereira vai regressar à Faculdade de Ciências de Lisboa mas “não vai deixar saudades junto das populações e das autarquias da principal área protegida do país”.
Pois claro, é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, que um bom director de área protegida cair nas boas graças dos autarcas e consequentemente, das populações.
Será sempre de desconfiar quando um destes técnicos se “dê bem” com os autarcas da respectiva área - é sinal de que nada está a fazer.
E é pena que Henrique Pereira saia do PN-PG.
Era fundamental que pessoas como ele estivessem à frente das áreas protegidas - interessado, conhecedor, empreendedor.
Apesar de se ver metido no Ministério do Ambiente, teia administrativa e burocrática, produtora de “reestruturações” que mantém ou pioram a ineficiência reinante.
Como é que um parque, onde escasseiam os técnicos e os guardas, alguns a recibo verde há longos anos, se pode dar ao luxo de comprar viaturas de ataque a incêndios, como queria o jornalista?
Parece-me que a haver reforço de meios de combate a incêndios, esses deveriam ir para os bombeiros locais, até por uma questão de eficiência de recursos.
Mas nem vale a pena alongarmo-nos pois, entretanto, viemos a saber, embora sem confirmação, que o escrevente é familiar chegado de uma funcionária do Parque do Alvão que não terá gostado da apreciação que dela terá feito o director cessante.
É isto o Público, jornalismo de referência!

Yes We Canil


Barack Obama pode estar a horas de escolher um cão-de-água lusitano para as filhas.

Rui Zink no seu blogue Rui Zink versos livro

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Uma Valente Dose!



CRISIS ECONÓMICA INTERNACIONAL
Bruselas prevé para la eurozona una contracción del 1,8% en 2009
En España, el dato sube al 2%, con una tasa de paro del 16,1%, cifras más negativas que las previstas


No El País


TAXA DE DESEMPREGO PREVISTA POR BRUXELAS PARA ESPANHA : 16,1%

Vasco Valente e a Questão das Doses


Vasco Pulido Valente inquieta-se com a possibilidade de José Sócrates bisar a maioria, eventualmente absoluta, nas próximas legislativas.
E enche a sua arenga com o “catastrofismo” económico habitual inculpando o governo e apoiando-se em elementos do Economist e numa agência internacional de “rating”, organismos merecedores de confiança cega.
Basta atentar em todas aquelas “intocáveis” empresas que faliram e mentiram nos últimos meses de crise internacional.
E remata dizendo que se “uma dose ( de Sócrates) levou ao que levou. Quem sabe ao que levaria a segunda?”.
Seguramente levaria a melhores resultados do que uma dose, pequena que fosse, de Ferreira Leite.
Mas com Vasco Pulido Valente, nem vale a pena ligar.
Para ele, e com ele , é sempre uma questão de doses!

domingo, 18 de janeiro de 2009

Tereza Coelho (1959-2009)


No que diz respeito à pessoa, é uma perda muito grande, porque é uma grande amiga que se vai embora. Uma grande amiga com quem eu pensava que ainda ia ter muitos anos para estar, para estar com o Rui e para continuarmos um trabalho que começámos e que tem sido apaixonante para os dois.Tenho muita pena. A vida é muito injusta. Tenho muita pena também dos meninos e também tenho muita pena de mim.


António Lobo Antunes em declarações ao Público

Nem Pintada!


Laurie Anderson - Only An Expert (Live)

Aos nossos,muitos, especialistas.
Ainda agora deixei cinco, ali na SIC-N, maravilhosos!

sábado, 17 de janeiro de 2009

Com Tudo no Caldas e... nas Caldas


Com o rabo em Lisboa mas a cabeça nas Caldas III
Em cada nova vida Portas reinventa-se. Fez do CDS, CDS-PP. Fez do CDS-PP, PP. Fez do PP, CDS-PP. E do CDS-PP está a fazer CDS. Trocou os pobres pelos ex-combatentes, os ex-combatentes pela classe média, o eurocepticismo pelo europeísmo o conservadorismo pelo liberalismo, o liberalismo pelo conservadorismo, a economia pela segurança, a segurança pela defesa, a defesa pelas políticas sociais. E em cada reincarnação faz novos amores e novos ódios. E ali está ele.

Rodrigo Moita de Deus no 31 da Armada

A Ferro e Fogo


Todos nós temos a força suficiente para suportar os males alheios


A calma dos sábios nada mais é do que a arte de guardar a agitação que vai nos seus corações


A filosofia triunfa sobre os males do passado e os do futuro, mas os males do presente triunfam sobre ela


Se não tivéssemos defeitos, não teríamos o prazer que temos em reparar nos dos outros


François de La Rochefoucauld em Máximas e Reflexões Morais, livro recomendado numa aula do Prof.Nuno Ferro da UNL


( Post inspirado pelo Nuno Costa Santos no Melancómico)

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Dois Desastres


O primeiro estava anunciado e aconteceu em Portugal. O outro, imprevisto, deu-se em Nova Iorque.
Em Portugal, a triste líder da Oposição que nos criaram mumificou-se no estado de negação: agora Santana Lopes é “louvável”, Passos Coelho um aliado, afinal já não sabe se baixa os impostos, só sabe que “não fará aquilo que este Governo está a fazer”,insistiu em ir a votos, garantiu que o seu partido estava unido e que há condições para (ela) vencer Sócrates.
Na América, dizem, a culpa foi dos pássaros mas não deve ter sido de propósito.
Por cá, volitivamente, deu-se mais um passo na direcção do abismo.
Em Nova Iorque salvaram-se todos graças às medidas acertadas de quem estava aos comandos.
Entre nós, por desgraça de que se não vê o fim, o irrealismo político liquida irremediavelmente tudo o que resta da alternativa a Sócrates.



O Cozinhado de Ferreira Leite ou As Vãs Glórias do PSD


Ela bem que fez um esforço (inglório) de "produção"
Até porque, ao contrário do que a senhora e o PSD pensam, não interessa a forma.
Requere-se um minímo perceptivel que a distinga do PS.
E nem isso se vislumbrou.
O TGV e uma vaga redução do IRS, tirados a ferros, não chegam.
O cozinhado saíu pífio!

Cadilhe & Friends - Coitadinhos!


quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Eu é que sou o verdadeiro contemporâneo


Cavaco Silva, ontem, em declarações aos jornalistas:

"Não tenho vocação para a intriga político-partidária"

Ninguém se riu, os jornalistas foram uns estóicos!




Emídio Fernando no Correio Preto

Religiões ou Civilizações?



Grande alarido levantou um conselho do cardeal D. José Policarpo às mulheres europeias e cristãs que queiram casar com um muçulmano . Aconselhou-as a pensar duas vezes. Genericamente não me parece demais. Mesmo entre pessoas da mesma rua , do mesmo credo, mesmo para uma união de facto, não faz mal um período de reflexão.O cardeal pecou apenas por defeito. Ah, e por ter ido ao casino...

José Medeiros Ferreira no Bicho Carpinteiro

Se os comentadores politicamente correctos tivessem alguma familiar nessas condições saberiam do que estavam a falar e não diriam tantas asneiras!

A Mercearia do Sr.Alegre


Tenho lido por aí que Manuel Alegre anunciou ir negociar com o PS questões de PRINCIPIOS e não questões de MERCEARIA.

Admiro-me a referência a NEGOCIAR COM O PS.

O deputado do PS nada tem a negociar.Ele e os seus seguidores fazem parte do PS. Embora pertecendo a uma "ala" que foi derrotada nas eleições internas ,esta "ala" faz parte do partido e tem, por direito próprio, uma palavra a dizer, influenciando as politicas globais do partido. Ana Jorge não foi a ministra por lhe ser afecta? É incrível mas segundo a comunicação social é a única ministra que Alegre aplaude!

Ao falar em negociar com o PS o poeta está já a excluir-se do partido, numa tentativa bacoca de provocação para ver se é expulso - para se armar em vítima!

Quanto à discussão de princípios "versus" mercearia , Alegre tem sido de uma linearidade e transparência brutais, no discurso tonitruante e gongórico - os princípios.
No dia a dia, calma e sorrateiramente - a mercearia.

Neste particular a "carreira" política de Alegre e seguidores tem sido absolutamente exemplar!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Onde Está Hamas?


António Jorge Gonçalves